quinta-feira, 15 de setembro de 2022

FOME NO PIAUÍ

Piauí é 2º estado em que mais pessoas passam fome no Brasil, diz pesquisa

O estudo realizou entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios. 

Dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil apontaram que o Piauí está em segundo lugar no ranking de estados com maiores proporções de pessoas passando fome no Brasil. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (14) e revela que 34,3% da população piauiense não têm acesso a alimentos em quantidade suficiente.

O estudo realizou entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com as informações, o estado de Alagoas fica em primeiro lugar da lista chegando a um percentual de 36,7%. Amapá (32%), Pará (30%), Sergipe (30%) e Maranhão (29,9%) seguem logo atrás do Piauí no ranking.

Foto: reprodução/Conselho Federal de Nutricionistas

Para a pesquisa, foi usada como base a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), também utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A segurança alimentar é a situação em que há acesso pleno e estável a alimentos em qualidade e quantidade adequados. Já a insegurança é dividida em três categorias: leve (quando o temor de faltar comida leva a família a restringir a qualidade dos alimentos), moderada (sem qualidade, há alimentos em quantidade insuficiente para todos) e grave (quando ninguém acessa alimentos em quantidade suficiente e se passa fome).

Segundo os novos dados divulgados, as populações do Norte e do Nordeste são as que mais passam fome no país, proporcionalmente, enquanto, em números absolutos, a região Sudeste, por ser mais populosa, é aquela que mais concentra pessoas famintas.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Clube News

Nenhum comentário: