segunda-feira, 19 de setembro de 2022

MURICI DOS PORTELAS

Vereadores reprovam as contas de ex-prefeito Ricardo Sales e o deixam inelegível

A votação da pauta a favor da reprovação das contas do ex-gestor teve o placar de 6x3 entre os vereadores de Murici dos Portelas. 

Em sessão plenária realizada na última segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Murici dos Portelas, reprovou as contas do ex-prefeito do município, Ricardo Sales, referente à gestão de 2016. A votação da pauta a favor da reprovação das contas do ex-gestor teve o placar de 6x3 entre os vereadores. Com esse resultado, o ex-prefeito se torna inelegível e não poderá disputar as próximas eleições.

Com a votação o ex-prefeito Ricardo Sales fica sem condições de disputar as eleições municipais de 2024. Os parlamentares acataram um parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí que pedia a reprovação das contas.

O resultado da votação torna o ex-prefeito Ricardo Sales inelegível no caso de futuras disputas eleitorais. Desde o ano de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, para ficar inelegível, um prefeito precisa ter suas contas de governo rejeitadas pela Câmara de Vereadores, desta feita, a Justiça Eleitoral impede de ser eleito, com base na Lei da Ficha Limpa, o prefeito que tiver a contabilidade reprovada pelo legislativo municipal, mesmo que já tenha a reprovação prévia da corte de contas.  

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: