sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

ROMBO PREVIDENCIÁRIO

Prefeita Chaguinha da Saúde é acusada de não repassar contribuição previdenciária ao MURICI-PREV

Montante deveria ter sido repassado ao Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de Murici dos Portelas por meio de aportes mensais. O rombo que já chega a quase R$ 1 milhão poderá levar ao afastamento da prefeita municipal. 

A Prefeitura de Murici dos Portelas, que tem a frente a prefeita Chaguinha da Saúde (PSD) deixou de repassar quase 1 milhão de reais ao MURICI-PREV (Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de Murici dos Portelas). O montante que já chega na casa dos R$ 978.448,78 (Novecentos e setenta e oito mil, quatrocentos e quarenta e oito reais e setenta e oito centavos), foi divulgado em um balanço o pelo próprio instituto no início desse ano e enviado à Câmara Municipal.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Prefeita Chaguinha da Saúde é acusada de rombo no Fundo Previdenciário (Foto: Arquivo)

De acordo com as planilhas que o Portal Boca do Povo teve acesso, os rapasses tanto dos servidores como patronal estão atrasados nos meses de março, abril, maio, junho, julho, dezembro e 13º, todos do ano de 2022.

Ao tomar conhecimento do rombo previdenciário, a Câmara Municipal enviou ofício a prefeita municipal para que a mesma fosse à Casa Legislativa se explicar pelo atraso nos repasses, mas, além de não assinar o recebimento do ofício, a gestora não compareceu a sessão que aconteceu na noite da última quarta-feira (08).

Câmara Municipal debateu o tema na noite de quarta-feira (08)

O presidente da Câmara, vereador Raimundo Mutuca, nos informou que quando exerceu interinamente o cargo de prefeito do município, deixou os repasses ao MURICI-PREV todos em dias, mas, depois que a prefeita Chaguinha da Saúde assumiu, começou o desmantelo na Prefeitura.

De acordo com informações, a Câmara Municipal irá acionar o Ministério Público Estadual (MPE) do Piauí, para que acione a Justiça e venha a pedir o afastamento de Chaguinha da Saúde do cargo de prefeito Murici dos Portelas. Ela deverá ser acusada de improbidade administrativa por suposta falta de repasses à previdência dos servidores.

Presidente da Câmara, Raimundo Mutuca promete acionar a justiça.

Já que de acordo com a denúncia, a gestora teria descontado dos salários dos servidores as contribuições previdenciárias e patronais sem ter repassado os valores ao Fundo Municipal.

Para o presidente Raimundo Mutuca, o pedido de afastamento pela Justiça servirá para garantir os repasses dos descontos feitos nos salários dos funcionários públicos.

"A nossa preocupação é que existe essa dívida e a situação se agrave e em um período de médio a longo prazo, o que poderá levar o fundo de previdência a quebrar. Quando os servidores começarem a se aposentar, o instituto não vai dar conta de pagar", comentou o presidente.

Planilha divulgada pelo Murici-Prev sobre os repasses atrasados.

OUTRO LADO

A prefeita municipal foi procurada pela nossa reportagem para comentar o caso, mas a mesma não foi localizada.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: