quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

MELHORIAS

Deputado Rubens Vieira quer criação de Centro de Saúde da Mulher em Parnaíba

O parlamentar afirma que a criação do Centro de Referência será uma sinalização de compromisso do Governo do estado com as mulheres piauienses. 

Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Rubens Vieira (PT), apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um requerimento solicitando a criação de um Centro Estadual de Referência em Saúde da Mulher em Parnaíba.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

O parlamentar afirma que a promoção da saúde da mulher é um tema de grande relevo e indiscutível, e que a ação objetiva prevenir e extinguir os riscos para mulheres. “A saúde é um tema de grande relevo e de valor indiscutível. Nossa Constituição Estadual assegura em diversos pontos sua importância e necessidade de promovê-la e sabendo do compromisso do nosso Governador Rafael Fonteles com os grandiosos avanços que nosso Estado está seguindo, solicitamos tal pedido para sua apreciação, visando a prevenção e extinção de risco de doenças e outros agravos para as mulheres”, disse.

Deputado Rubens Vieira (PT) / Foto: Bruna Sousa/Viagora

No local será ofertados exames de prevenção a do câncer de colo do útero e da mama, além de colposcopias, biópsias, exames preventivos. Também serão realizadas orientações sobre planejamento familiar, prescrição de métodos contraceptivos, inserção de DIU, programação para laqueadura tubária e serviços de consultas ginecológicas.

O deputado estadual, em justificativa ao apresentar o requerimento que o Centro de Referência em Saúde da Mulher na cidade viabilizará aa realização de ações na área clínico-ginecológica, além de atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada; atenção em situação de violência doméstica e sexual; e planejamento familiar.

O deputado Rubens Vieira afirma que a criação do Centro de Referência será uma sinalização de compromisso do Governo do estado com as mulheres piauienses.

“É importante ampliar, qualificar e humanizar a atenção à saúde da mulher no SUS, e o Centro de Referência em Saúde da Mulher na região norte do Estado do Piauí será uma sinalização do compromisso que o Governo do Estado tem com as mulheres piauienses”, disse.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Viagora

Nenhum comentário: