sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

RAPIDINHAS

 

Voltamos

Estamos de volta nesta sexta-feira (03) com nossas RAPIDINHAS para os leitores que acessam o Boca do Povo, e querem se inteirar das últimas da política, policial e outros fatos. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Só um faz de conta

Ao que parece, a tão esperada reconstrução da escola estadual Leônidas Melo em Buriti dos Lopes não passou de uma retirada de goteiras no teto e umas mãozinhas de cal nas paredes. Quanto custou? Só Deus sabe, já que a obra não tem placa.

Policial

Nos últimos dias, a Polícia Civil tem apertado o cerco contra as facções criminosas em Buriti dos Lopes. Vários mandados foram cumpridos e abordagens vem sendo realizadas quase que diariamente.

Saúde

Alvo de bastante críticas na gestão do ex-prefeito Bernildo Val, a saúde pública do município de Buriti dos Lopes vem sendo bem avaliada pela população, segundo pesquisa do Instituto Amostragem realizada no mês de janeiro deste ano.

Avaliação

De acordo com dados da pesquisa do Amostragem que obtivemos, a avaliação dos serviços de saúde do município ficou assim: está ótimo para 27,67% dos entrevistados, é bom para 46,67%, regular para 17,33%, ruim para 6%, para 2% é péssimo e 0,33% não sabe/não opina.

Alvoroço

Após divulgação de alguns dados da pesquisa nesta coluna na semana passado, um alvoroço foi causado nos dois lados da política buritiense, ambos querendo ter acesso aos números. Muitos conseguiram os dados, outros continuam correndo para conseguir.

Viu a pesquisa

Assim que divulgamos algumas informações da pesquisa, um secretário de estado do governo Rafael Fonteles, nos enviou uma mensagem via WhatsApp, com o seguinte comentário: “Vi a pesquisa, bate as informações”.

Insatisfeitos

Alguns setores da ala de oposição ligados ao ex-prefeito Bernildo Val, estão insatisfeitos com o governador Rafael Fonteles. O motivo da insatisfação é a demora na distribuição de cargos do governo do estado no município de Buriti dos Lopes.

Ciumeiras

Para a ala B. Val na cidade, alguns políticos que apoiaram o petista estão sendo privilegiados, enquanto eles estão ficando de lado, pois acham que deveriam ser prioridade. O assunto já vem causando ciumeiras no meio da “jacarézada”.

Quer ficar no friozinho

Uma vereadora de Buriti dos Lopes usou as redes socias nesta semana para cobrar a instalação de ar-condicionado em sua sala para atender o público. O problema é que a mesma dita cuja, foi presidente da Casa e não foi capaz de construir gabinetes para os parlamentares, como fez a atual gestão.

Obra mal feita

Na verdade, a parlamentar conseguiu a proeza de construir um plenário que meses depois apresentou e apresenta diversos problemas, dentre eles, várias infiltrações no teto. Já aconteceu momentos, que quando chove forte o local fica alagado. Por sorte, o forro de gesso ainda não desabou na cabeça dos vereadores e servidores.

Modernização

Já a atual presidência que tem a frente o vereador Jefferson Chaves, conseguiu mesmo com poucos recursos, modernizar o prédio da Câmara e construir 11 gabinetes para os vereadores da Casa, tornando o prédio moderno e digno de bastante elogios por parte da população. Tal feito, deve estar causando ciumeiras na parlamentar que quer atender no friozinho.

Com moral

Fortalecido com o governador Rafael Fonteles, Rubens Vieira tomou posse e refez compromisso de campanha. O deputado estadual do PT é uma estrela em ascensão dentro da sigla no Estado.

Compromisso

“Chegamos aqui para representar os servidores, os agricultores familiares, os estudantes, jovens e idosos, temos um plano para defender os direitos da população e contribuir com o governador Rafael Fonteles no desenvolvimento do nosso Estado”, disse Rubens.

Cocal dos Alves

Chegou à informação em nossa redação que o Professor Edmilson Alves, confirmou que é pré-candidato a prefeito pela cidade de Cocal dos Alves. Ele foi derrotado nas últimas eleições municipais pelo atual prefeito Osmar Vieira. Naquela ocasião, Edmilson obteve 1.765 votos, um pouco mais de 41%.

Em Caxingó

As notícias que chegam da cidade de Caxingó dão conta que a oposição deverá em breve, perder algumas lideranças para o grupo do prefeito Magnum Cardoso. O gestor vem articulando nos bastidores vários apoios já visando a sua reeleição.

Na Ilha Grande

Na coluna passado, divulgamos que observadores equilibrados da cena política de Ilha Grande, cidade da planície litorânea do estado, analisam que a prefeita Marina Brito "enfrentará muitas dificuldades para se reeleger". Imediatamente um secretário da gestão nos enviou mensagem dizendo as informações não batiam e que tem pesquisa que prova o contrário. Mas, o secretário não nos enviou os dados dessa tal pesquisa. Estamos aguardando.

Bom Princípio do Piauí

Segundo as “más línguas”, se o prefeito de Bom Princípio do Piauí, Lucas Moraes, gostasse de trabalhar o quanto gosta de uma balada, a cidade seria uma das mais desenvolvidas do estado.

Contragolpe

Enquanto o deputado Dr. Hélio se aproxima de Mão Santa para ser seu candidato na Parnaíba, o ex-governador Moraes Souza Filho, sobrinho de Mão Santa, está praticamente decidido a apoiar a mulher do deputado federal Florentino Neto (PT), que será a candidata de oposição.

Apoiou Florentino

Filho do falecido Antônio José de Moraes Souza, irmão de Mão Santa, Zé Filho apoiou a prima legítima Gracinha Mão Santa para deputada estadual, mas, também apoiou Florentino Neto para Federal na última eleição.

Filiação

O deputado federal Florentino Neto participou da reunião do Diretório Municipal do PT de Parnaíba, no final de semana, na qual se fez uma análise da conjuntura política atual. Na reunião, foi definida a programação de aniversário do PT da cidade, que terá como ponto importante a filiação da pedagoga e assistente social Flaviana Veras, dia 10 de fevereiro. Mulher de Florentino, ela é forte pré-candidata à Prefeitura de Parnaíba.

Prisão

O ex-chefe de gabinete de Mão Santa, identificado como Francisco Fabrício Conceição, foi preso na tarde desta quinta-feira (02) pelo crime de apropriação indébita. Conforme consta no boletim de ocorrência da Polícia Civil, Fabrício teria alugado um veículo, mas não devolveu ao responsável. A prisão ocorreu em posto de combustíveis da região. Ainda não há informações sobre a ação. 

Auxílio Brasil supera trabalho

Em muitos estados brasileiros temos mais pessoas vivendo de auxílio do governo do que trabalhando. No Piauí, empregos com carteira assinada representa 302.392 pessoas, já os beneficiários do Auxílio Brasil ultrapassam os 540 mil. Assistência social é importante sim, mas sem um programa de recolocação ou capacitação para o mercado de trabalho isso será trágico para a economia.

Um caso surreal em Brasília

Um homem ateou fogo ao próprio corpo em "protesto contra o STF" e acabou morrendo na madrugada de quinta (02). Ele tinha 58 anos e chegou a gritar “morte ao Xandão”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes.

Copa Coroense

Acontece neste sábado (04) e domingo (05), mais dois jogos pela competição de futebol mais disputada da região. A Copa Coroense, realizada no povoado Coroa de São Remígio, zona rural de Buriti dos Lopes tem a maior premiação da planície litorânea. O evento é realizado pela Prefeitura com organização da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. 

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: