terça-feira, 20 de setembro de 2011

A TRAJETÓRIA DE ARY FERNANDES

A curta trajetória do jovem professor Ary, sepultado ontem após grave acidente
Ary Fernandes filho e neto de buritienses se envolveu num acidente de trânsito no último domingo.

O jovem professor de matemática Ary Fernandes Pereira de Sousa, de 24 anos, que teve a vida interrompida na fatídica manhã de domingo (18), no entroncamento da Avenida Miguel Rosa com a BR - 343, no bairro Redenção em Teresina, vítima de um trágico acidente de trânsito, envolvendo o seu carro e um ônibus da empresa Itapemirim, é exemplo de um vencedor que sempre se destacou diante dos desafios que a vida impõe a quem quer crescer e atingir objetivos. 
Ary Fernandes, além do esforço pessoal e da boa vontade, foi um dos frutos do trabalho social do padre italiano Pedro Balzi que dedicou boa parte do final da sua vida à comunidade pobre da Vila da Paz, na zona Sudeste de Teresina.
Ali, padre Pedro, como era chamado carinhosamente, ficou comovido com a situação precária de centenas de famílias que viviam em moradias de taipa sobre um bairro de terreno acidentado, cheio de morros e grotões.
Daí então, com o aval do bispo de então, Dom Miguel Câmara, padre Pedro passou a morar na vila e a realizar um trabalho social nunca visto em Teresina.
Ele buscou recursos e investiu na construção de creches, escolas do ensino fundamental e médio, construção de igrejas e um intenso trabalho de evangelização. Ele faleceu aos 82 anos em 05 de outubro de 2009 causando grande comoção entre os moradores da comunidade da Vila da Paz e em toda capital do Piauí.

Ary Fernandes começou em um destes projetos idealizados pelo pároco da vila. Era filho de uma família humilde da Vila da Paz, a dona de casa Maria da Conceição e do eletricista montador (desempregado) Gentil Pereira da Silva, de 49 anos.
Neto dos buritienses: Nilo Cardoso dos Santos e Raimunda Santos, muito conhecidos em Buriti dos Lopes. Segundo sua mãe, Ary nunca freqüentou escola particular. Começou sua jornada ainda muito cedo, aos 2 anos e meio de idade, na creche comunitária fundada por padre Pedro (Creche Nossa Senhora da Paz), que fica a menos de um quarteirão de sua casa.

Dona Conceição nos contou que Ary sempre foi uma criança exemplar e muito dedicada aos estudos. “Desde pequeno ele nunca reclamou para não ir para escola, estava sempre pronto”, contou.
Após os primeiros anos na creche, Ary teve de sair para outra escola porque lá não tinha da 1ª à 4ª série e matriculou-se na escola municipal Alcides Neves, também na Vila da Paz, aos 7 anos de idade. Após concluir as quatro primeiras séries ele retorna à escola de Padre Pedro aos 11 anos para fazer o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) onde é selecionado entre os cinco melhores alunos do Escolão do padre Pedro. 
O IFPI, antigo CEFET, ofertava 10 vagas (cinco para meninos e cinco para as meninas) às melhores notas da escola do padre Pedro para estudar o Ensino Médio por lá. Ary teve o orgulho de ser o primeiro do grupo dele.

O estudante ganhou notoriedade, sendo, inclusive, destaque na mídia local como sendo o ‘supra sumo’ do trabalho social do padre Pedro. Sem nunca repetir de série em toda a trajetória, Ary Fernandes concluiu o ensino médio técnico no CEFET em Informática. Em seguida, Ary presta Vestibular para curso de Matemática, também do CEFET, sendo aprovado entre os melhores. No decorrer do curso, Ary fez todo o seu estágio na escola do padre Pedro onde também estudou, dando aulas de matemática para estudantes carentes da Vila da Paz.

“Sentia muito orgulho do meu filho pelo fato dele nunca ter freqüentado uma escola particular e chegar aonde chegou”, contou dona Conceição ainda muito emocionada.
Muito dedicado aos seus objetivos, Ary, com apenas 21 anos presta concurso para professor do Estado sendo aprovado na sua área para professor do Ensino Médio. Um ano depois assume o cargo e começa a colher os primeiros frutos da sua dedicação.
Logo em seguida presta concurso para professor de Matemática do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Estado do Maranhão (IFMA), sendo aprovado para a cidade de Barra do Corda. Segunda a mãe dele, neste concurso ele foi bem colocado e foi chamada mais rápido. “Em menos de um mês ele foi nomeado e chamado para trabalhar. 

A partir daí foi à redenção da vida dele porque o dinheiro melhorou e passou a realizar os sonhos. Comprou o seu primeiro carro, um Fiat Uno Way 2011, o do acidente, e começou a construir a sua casa. Ary pretendia se casar, no mais tardar, em janeiro do próximo ano com a jovem Nayara, estudante de enfermagem. “Ele já tinha feito até o ‘chá de panela’ para o casamento”, contou o pai.
Segundo dona Conceição, Ary dividia a semana ministrando aulas no colégio estadual Arthur Medeiros, no Jardim Europa, no começo da semana, e nas quintas e sextas-feiras trabalhava no CEFET do Maranhão. Aos sábados trabalhava em um pré-vestibular da Prefeitura de Teresina.
Saía para o Maranhão às 00:00 horas, da Rodoviária Lucídio Portela em Teresina para chegar em Barra Corda (MA) no começo do dia para se recompor e dar aulas onde ficava 5ª e 6ª feira. Às vezes ia de carona ou levado pelos irmãos, no próprio carro, até a vizinha cidade de Timon (MA) para pegar outro ônibus até Barra do Corda.
A trajetória de vida do professor de Matemática Ary Fernandes dos Santos, de 24 anos, que começou no escolão comunitário do padre Pedro, na Vila da Paz, foi tragicamente interrompida às 5h30, de domingo, 18 de setembro de 2011, segundo os patrulheiros da PRF. 

Ele vinha sozinho no seu Fiat Uno que teve a frente totalmente destruída. Na se sabe ainda o motivo do acidente, mas, pelas as circunstâncias do acidente, segundo os patrulheiros, o carro da vítima teria saído da sua mão e entrou na pista contrária da BR-343, colidindo de frente com um ônibus da empresa Itapemirim. 
Tivemos a informação de que Ary retornava de uma festa de formatura de amigos. O Acidente foi próximo ao seu bairro, a Vila da Paz.
O corpo do professor Ary Fernandes foi velado na paróquia da Fundação da Paz  onde estudou e depois sepultado no final da manhã de segunda-feira (19) sob o clamor de parentes e amigos.
Por: Edgar Rocha / Edição: Frank Cardoso

7 comentários:

MARCOS SILVA disse...

É DE EMOCIONAR E CORTAR CORAÇÃO!
QUE A FAMÍLIA TENHA FORÇA PARA SUPERAR ESSA PERDA TÃO REPENTINA.

Anônimo disse...

VITHA SOUSA - Portal da Alegria
Uma parte de mim acabou o Ary era meu ex-professor de pre-vestibular e meu amigo e só fiquei sabendo ontem á noite, eu estudo na ufpi e trabalho por isso fiquei sem saber dessa trajédia. Uma pessoa como ele nao merecia isso tao novo e com tantas conquista. ARY QUE DEUS TE CONSERVE NUM LUGAR LINDO E QUE VOCE ESTAJA TÃO FELIZ COMO A ULTIMA VEZ QUE NOS VIMOS.Para sempre sua amiga Vitha - portal da alegria.

MAGNUM CARDOSO disse...

O Ary mostrou ontem em seu enterro provou que ainda é possível fazer amizades verdadeiras,nós da família estamos triste,mas ao mesmo tempo felizes,pois vimos no rosto de cada pessoa que estava ali,jovem,crianças,velhos,senhoras,senhores que aquelas lágrimas que derramavam eram lágrimas verdadeiras e de dor,dor por está perdendo uma pessoa tão especial,alegre,divertida,extrovertido e prestativa.Ary vc se foi mas ficará em nosso mente e coração a imagem de uma pessoa sem defeitos,aliás vc ficará para sempre em nosso coração.Descanse em paz e olhe por todos nós que ficaram aqui para levar a sua imagem para o Brasil e para o mundo.Vc vai fazer muita falta meu primo e compadre.

James Clark disse...

Olá, meu nome é James Clark, sou sobrinho de uma pessoa bastante conhecida em Buriti dos Lopes, Hidelbrando Souza, tive a honra de ser aluno do Ary Fernandes e a partir dai iniciar uma grande amizade, amizade essa cercada de grandes brincadeiras, conselhos, aprendizagens, minhas férias todas passo em Buriti dos Lopes, não fazia a mínima idéia que Aty tinha parentes lá, o encontrei lá quando estava na porta da casa do meu tio, então ele pediu que eu fosse até onde ele tava, na casa de seus avós, fui primeiro na casa de seu primo, recém casado, o conheço de vista, conversamos e ele me convidou para que eu fosse a um lugar com ele no outro dia, nem deu pra mim ter ido, isso tudo foi em julho do ano passado se não estou enganado, Ary cara, ainda não caiu a ficha, você sempre vai ser lembrado, pode ter certeza, a toda vez que eu pisar nesse "Buritizão" como agente chamava vou lembrar de ti, grande abraço e descanse em paz !

"A todo momento em meu dia vem lembranças de momentos que passamos, Ary Fernandes Fernandes, pode ter certeza que você sempre vai ser lembrado, dia após dia, tá sendo bastante difícil, mais tenho fé que um dia iremos nos encontrar e bater aquele papo, agora você está do lado de Deus, é uma estrela que brilhou na terra e agora brilha no céu com seu sorriso contagiante, grande abraço de seu amigo e ex-aluno, James Clark !"

Anônimo disse...

Ary era meu vizinho,uma pessoa maravilhosa,ele foi professor do meu filho.vamos sentir muito a perda dessa pessoa.vá com Deus Ary!!!!!!

Anônimo disse...

EU E MEU ESPOSO ESTAMOS MUITO TRISTE COM ESTE ACONTECIDO MAS, ACREDITAMOS EM DEUS E SEI QUE QUANDO O NOSSO DEUS VOLTAR O JOVEM MATEMATICO ARY CONOSCO IRÁ ESTÁ.

Anônimo disse...

nossa senhora.. Deus nos proteja.