sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Pesquisa Eleitoral

Recentemente foi realizada na cidade de Buriti dos Lopes uma pesquisa de intenções de votos visando às eleições municipais deste ano. O instituto responsável pelo levantamento foi o BrVox ligado ao portal 180graus de Teresina. Mas, não se sabe o motivo do portal não ter divulgado o resultado em sua página, uma vez que o mesmo vinha fazendo isso com frequência. Comenta-se na cidade que os principais políticos buritienses já estariam com o resultado na bendita pesquisa em mãos. Tem pré-candidato tão nervoso com o resultado que quase quebra as mesas de sua casa de pancadas. 

Resolução do TSE

Partidos com comissões provisórias não podem lançar candidatos. A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, destacou na última segunda-feira (08) uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, de dezembro, que pode embaralhar as eleições deste ano nos mais diversos municípios. A resolução proíbe os partidos políticos de lançarem candidatos a prefeito e a participarem de alianças onde não haja diretório municipal registrado. Isso inclui locais onde os partidos estejam funcionando com as chamadas comissões provisórias, ou seja, o Tribunal decidiu pela obrigatoriedade da existência de diretório para que os partidos possam lançar candidatos.

Ana Lúcia Tavares candidata

Pelo menos é que o afirma o seu esposo Rinaldo Narciso, filho do ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Dr. Joaquim Narciso. A informação foi repassada a este blogueiro pelo próprio Rinaldo na última segunda-feira, dia 08. Ana Lúcia é filha do ex-prefeito Toinho Tavares e chega à eleição como forte candidata a uma cadeira no legislativo buritiense. Rinaldo Narciso informou ainda que sua esposa será candidata pelo grupo do prefeito Bernildo Val (PSD) e fez questão da divulgação desta nota para conhecimento da população.

Eveline Araújo vai para a reeleição

A vereadora Eveline Araújo (DEM) nunca esteve tão confiante numa eleição, como está agora. O sorriso no rosto deixa transparecer a alegria de mais uma vitória em 2016. Eveline está atuando no seu primeiro mandato e satisfeita em atender diversas reivindicações do seu eleitorado. A parlamentar vai para a reeleição e apoiará a também reeleição do prefeito Bernildo Val em Buriti dos Lopes. A vereadora é esposa do ex-vereador Juscelino Val, homem com bastante experiência em eleições.

Povoado Estreito terá três candidatos

As especulações em torno de candidaturas a vereador já tomam conta de todo o município de Buriti dos Lopes. No povoado Estreito, a comunidade deverá ter três opções nas eleições deste ano. Os governistas devem lançar os nomes de Antonio Renato e Chico da Lina para a disputa de uma vaga no legislativo municipal, já a oposição trabalha com apenas um nome, trata-se do jovem Zé Filho que estaria filiado ao PTB.

Em Murici dos Portelas

O grupo político do prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales, ensaia ‘jogar pesado’ a partir de agora para tentar um acordo com o PT de Zé do Carrapo visando à reeleição do prefeito. A informação repassada a este blogueiro é não deixar que aconteça uma aproximação entre os petistas e o grupo da ex-prefeita Auridea Santos. Segundo a fonte, políticos da capital estariam por trás de um possível acordo entre os governistas e os petistas.

Em Caxingó

A política no município de Caxingó já toma conta das esquinas há vários meses, agora a rede social também virou ponto de debate sobre o possível cenário político caxingoense. Essa semana, o ex-prefeito Nato Sobrinho, esposo da prefeita Rita Sobrinho (PT), usou sua página no Facebook para falar de boatos políticos. Veja o que disse Nato: Não sei por que aqui em Caxingó as pessoas comentam o que nunca aconteceu, andam espalhando por aí, não sei quem, mas andam especulando mentiras esfarrapadas, deixando o povo confuso. Criando uma aliança política da prefeita Rita, com a ex-prefeita Mené. Isto não tem nem um amparo legal, o que acontece é que meus opositores estão tentando impedir um 3º grupo. Eles mesmos andam fazendo a divisão, falam assim: eu fico com João e o Nato com a ex-prefeita. Como se eu dependesse deles pra fazer minhas estratégias políticas. Estão preocupados, e eu nem aí!”.

Ainda em Caxingó

A advogada Jackline Lima também usou sua página no Facebook para anunciar que uma terceira via será formada para enfrentar os nomes de Rita Sobrinho (PT) que busca a reeleição e de Washington Luiz (PMDB) que representa o grupo do ex-prefeito Deoclides Neris. Veja o que disse Jackline: Venho manifestar a todos que nosso grupo continua unido e firme! Temos o apoio da ex-prefeita MENÉ (uma liderança popular que foi a melhor prefeita de Caxingó. Fez grandes obras, estradas para todas as localidades da zona rural, trouxe a balsa do Entrecaatinga, conseguiu as residências populares para os desabrigados das enchentes e, com a parceria do Governo do Estado, deixou a cidade toda asfaltada e bonita). Temos, principalmente, o apoio e até mesmo o chamamento do POVO! Deixo claro a todos que querem, apoiam e que confiam na mudança e tem esperança por dias melhores, que somos um grupo firme, forte, concreto, pois nossa luta é a luta de todos os caxingoenses que acreditam que nosso município pode ser melhor, luta por uma gestão com compromisso com o povo. Nosso grupo continua unido, onde cabe todos que querem o bem de Caxingó. Nosso compromisso é de trazer a renovação, a alternância de poder, um governo de todos e não deixar que dois senhores (um autoritário e perseguidor e outro descompromissado e ficha suja) mandem em nossos destinos e na nossa cidade a vida toda. Vamos construir um Caxingó melhor, sem donos, com novas idéias e desenvolvimento!”

Em Caraúbas do Piauí

O médico Dr. Manoel Alves esteve ano passado no cartório eleitoral de Buriti dos Lopes, onde realizou a transferência de seu domicílio eleitoral para a cidade de Caraúbas do Piauí, local onde trabalha há vários anos. Como eleitor daquele município, Dr. Manoel está apto a ser candidato a qualquer cargo nas eleições municipais deste ano. Desde o ano passado que é ventilado em vários seguimentos da sociedade caraubense, a possibilidade do médico ser candidato a prefeito. Segundo fontes, o médico tem fortes ligações com o atual prefeito Manoel Pacheco (PSDB), o faz levantar ainda mais especulações no Município.  Enquanto isso, o prefeito só observa os boatos e não dá pistas de quem será seu candidato.

Política em Cocal

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB) deverá formar o maior grupo político já visto naquele município para buscar sua reeleição. Com uma administração elogiada pelos cocalenses e altos índices de aprovação, o prefeito conta hoje com o apoio de 9 dos 11 vereadores, algo que lhe garante muita força para disputa eleitoral. Outro cenário que chama a atenção, é o fato do grupo de Rubens Vieira já contar com cerca de 70 pré-candidatos a vereador, fato inédito nas eleições de Cocal. Enquanto o prefeito trabalha com um grupo consolidado, a oposição busca um candidato ficha limpa para enfrentar o atual prefeito, uma vez que os dois últimos ex-prefeitos do município estão impedidos pela Justiça.

Cocal do Alves

Na cidade de Cocal dos Alves, o ex-prefeito Caboclo Sinhá, que é considerado por muitos como a maior liderança política daquele município, já decidiu que apoiará a eleição de Osmar Vieira (PT). O nome de Caboclo é cotado para ser o vice na chapa petista que terá o apoio e empenho do governador Wellington Dias (PT). Osmar Vieira, tem atualmente forças políticas expressivas ao seu lado. Nomes como: Chaga Môco, vereadores Maia, João do Caboclo, Dennys Brandão, além de Zé Nego, devem fazer parte de uma grande coligação que está sendo montado. Já a oposição, deverá lançar o nome de Ivan (PDT) que mesmo com o apoio de vários vereadores, não tem conseguido emplacar seu nome frente à população.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo do Blog e Internet

2 comentários:

Jorge sousa disse...

essa pesquisa deve ter uma vereadora no meio pq nos ultimos dias ela foi quem mais apareceu no 180 graus. peça pra divulgar a pesquisa vereadora kkkkkkkkk É TACA É TACA...

MARIA LUIZA disse...

SENHORA JAQUELINE BRITO, NOBRE VEREADORA DE BURITI DOS LOPES. JÁ QUE VOCÊ É TÃO 'INTIMA' DO PORTAL 180GRAUS POR QUE A SENHORA NÃO PEDE QUE ELES DIVULGUEM ESSA PESQUISA? SABEMOS QUE A SENHORA TEM O RESULTADO EM MÃOS, ASSIM COMO PREFEITO, VEREADORES E O SEU CANDIDATO. ENTÃO PRA QUE ESCONDER O RESULTADO DA POPULAÇÃO? LIGUE NO 180 E MANDE DIVULGAR VEREADORA. OU A SENHORA ESTÁ COM MEDO?