sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


 Liderança adere ao grupo de Bernildo Val

O grupo político do prefeito Bernildo Val (PSD), conseguiu a adesão de uma importante liderança política da zona rural. O jovem líder político Manoel Sousa do povoado Ponte do Jandira abandonou o grupo da oposição e se juntou ao grupo governista e deverá ser candidato a vereador para fortalecer o grupo naquela região. Manoel era ligado ao suplente de vereador “Seu Barriga” e agora está filiado ao PSD. Segundo o prefeito Bernildo, o objetivo é fortalecer a legenda na zona rural e trazer lideranças com potencial para disputar as eleições neste ano.

Bloqueio de contas pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado decidiu, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (25), bloquear as contas bancárias de 11 Prefeituras e 04 Câmaras Municipais. As prefeituras e câmaras tiveram as contas bloqueadas porque apresentaram atraso superior a 30 dias nos documentos SAGRES-CONTÁBIL, SAGRES-FOLHA, Documentação comprobatória das despesas e Documentação Web referente ao mês de outubro de 2015. As Prefeituras Municipais com determinação de bloqueio de contas bancárias foram: Bertolínia, Flores do Piauí, Joaquim Pires, Olho D’Água do Piauí, Prata do Piauí, Queimada Nova, Redenção do Gurguéia, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, Sebastião Barros e Uruçuí. Já as Câmaras foram de: Nazaré do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Sebastião Barros e Socorro do Piauí.

Rumo à Câmara de Caxingó

O secretário municipal de Agricultura de Caxingó, Anselmo Neto declarou apoio a pré-candidatura de Nonato Ovelha à Câmara Municipal daquele Município. A declaração foi dada pelo próprio secretário a este blogueiro no último final de semana. “Nonato tem todo o meu apoio e muito tem orgulhado ao povo caxingoense por sua postura ética e séria com que tem atuado no município, mesmo sem exercer mandato no momento”, disse o secretário. O pré-candidato ficou feliz com as declarações e disse que fará de tudo para honrar a confiança que tanto o secretário como a população tem demonstrado em abraçar sua candidatura rumo ao legislativo caxingoense.

PT na região Norte do PI

A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina já definiu que o partido tem como certa três pré-candidaturas a prefeitos em pequenas cidades da região norte do estado. O PT bateu o martelo, e de modo consensual nos municípios, nas pré-candidaturas de Rita Sobrinho que busca a reeleição em Caxingó, de Caburé como candidato da oposição em Caraúbas do Piauí e de Zé do Carrapo que formará uma terceira via para a disputa das eleições em Murici dos Portelas. Uma reunião já teria acontecido na capital e definido as estratégias do PT nessas cidades. O próximo passo será a preparação de encontro em cada município para o lançamento festivo das pré-candidaturas.

Vereador Bené vai para o PSD de Bernildo Val

O vereador Bené Ibiapina que nas eleições de 2012 foi eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) com 458 votos oficializou sua desfiliação ao partido e confirmou sua filiação ao PSD do prefeito Bernildo Val. Em conversa com nossa reportagem, o parlamentar confirmou e disse que é hora de continuar o trabalho que vem sendo desenvolvimento no município ao lado do prefeito Bernildo. Vale lembrar que nas eleições de 2012 Bené Ibiapina fazia parte do grupo contrário ao atual prefeito e chega para a disputa eleitoral com grandes chances de renovar sua cadeira na Câmara Municipal.

10 pré-candidatos em Barra do Longá

Sem um representante na Câmara Municipal desde 2008, o povoado Barra do Longá, berço de grandes políticos do município de Buriti dos Lopes, vive um momento de indefinição em pré-candidaturas ao legislativo. Num levantamento feito por este blogueiro com ajuda do pré-candidato a vereador Raposa (PSB), foi constatado que existem hoje, cerca de 10 pré-candidatos a vereador trabalhando na divulgação de seus nomes. Resta saber quantos sobreviverão até as convenções. Para Raposa, que mais uma vez vai disputar uma vaga, desses 10, pelo menos uns 5 devem ficar pelo caminho.

Zé Filho pela Coroa

Um novo nome vem surgindo na política no povoado Coroa de São Remígio. A força que surge e começa ganhar adeptos vem do meio evangélico. Casado com a suplente de vereadora Irmã Jânia que nas eleições de 2012 obteve 153 votos, Zé Filho se lançou pré-candidato pelo PSB, partido que compõe a ala governista em Buriti dos Lopes. Zé Filho que vem tendo grande destaque na região, chega para as eleições com força, e poderá ser uma das prováveis surpresa das eleições municipais deste ano.

Murici dos Portelas tem ‘prefeito presidente’

O prefeito de Murici dos Portelas, Ricardo Sales (PSD), além de está presente diuturnamente nas decisões do seu município, também tem tido tempo para se dedicar ao Consórcio da Planície Litorânea. Ricardo é o atual presidente do Consorcio que reúne os 11 municípios da região norte do estado. Na última semana o prefeito presidiu uma reunião que foi realizada nas dependências da sede do Consórcio e contou com a presença da prefeita Ana Célia de Cocal de Telha, vereador de Parnaíba Ricardo Veras, entre outras lideranças regionais. O objetivo da reunião foi avaliar a situação de dificuldade financeira que enfrentam as prefeituras. Ricardo frisou que o momento é de união entre os gestores e população e, controlar os gastos.

Desespero em Caraúbas do PI?

O secretário municipal Vagner Portela, do prefeito Manoel Pacheco (PSDB) de Caraúbas do Piauí entrou em contato com nosso blog para desmentir boatos que a oposição vem plantando nas redes socais de que o município teria recebido dinheiro para executar obras e não estaria fazendo. Para o secretário, a oposição está em total desespero porque não vem conseguindo trazer o povo para o seu lado e já percebeu, que mesmo os municípios atravessando crises, Caraúbas não parou no tempo e tem conseguido tocar projetos importantes. Vagner convidou nossa reportagem para percorrer o município nos próximos dias e registrar as inúmeras obras que estão sendo construídas pela administração do prefeito Pacheco. Vamos lá!

Vereador é destaque em Cocal

Desde que assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de Cocal em substituição ao vereador Osmar Vieira, o atual vereador Douglas Lima (PSDB) vem se destacando a frente do legislativo cocalense. Sempre atento aos anseios da população, Douglas tem sido um elo entre a comunidade e o prefeito Rubens Vieira (PSDB), o que tem facilitado em muito o acesso da população à administração municipal. Com o destaque que vem tendo, o parlamentar já começa a ganhar credenciais para renovar sua cadeira naquela Casa. O que se comenta na cidade, é que pelo andar da carruagem, tanto o vereador Douglas, como o prefeito Rubens, não terão dificuldades em suas reeleições. É o que o povo diz!

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo do Blog e Internet

Nenhum comentário: