segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

COMBATE AO MOSQUITO

Buriti dos Lopes sai às ruas contra o mosquito Aedes aegypti em dia de mobilização
A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya.


A Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 15, o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya.


A concentração iniciou logo cedo na praça Antonio Romão e em seguida, centenas de pessoas, incluindo funcionários da Secretaria de Saúde e outros órgãos do governo municipal, além de estudantes e populares saíram pelas ruas e avenidas da cidade, realizando panfletagem, recolhendo objetos e levando mensagens dos cuidados que a população deve ter.


Várias residências e terrenos baldios também foram visitados. O prefeito Bernildo Val, vice-prefeito Bruno Pieca, promotora de Justiça Dra. Francineide Silva, secretários municipais e vereadores participaram do ato.


Alerta
Transmitido pelo Aedes aegypiti, o mesmo transmissor da dengue e da chikungunya, o Zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. A grande preocupação, no entanto, é a relação entre o  Zika e a ocorrência de microcefalia.



Fonte: ASCOM / PMBL

Nenhum comentário: