quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CAOS NA SAÚDE PÚBLICA

Crise faz prefeita de Buriti dos Lopes devolver hospital ao Governo do Estado
A reforma que foi iniciada depois do meio do ano passado está paralisada há mais de um mês e não tem previsão para o reinicio.

Em meio a uma crise sem precedentes a prefeita de Buriti dos Lopes Ivana Fortes (PMDB) realizou uma reunião na noite da última terça-feira (03) no Hospital Mariano Lucas de Sousa com funcionários lotados naquele hospital para informar aos mesmos que estará devolvendo aquela instituição para o Governo do Estado do Piauí.

A prefeita argumenta que o Governo Estadual não cumpriu com suas obrigações e por isso está sendo obrigada a devolver o hospital.
A verdade é que desde que o hospital foi municipalizado que não funciona nada. As reclamações das pessoas que necessitam dos serviços acumulam-se dia a dia e todos aqueles que dão entrada no mesmo são imediatamente transferidos para Parnaíba, porque nem mesmo o básico tem.
O atendimento precário no Mariano Lucas de Sousa sempre foi um dos principais problemas enfrentados pela atual prefeita, que tem passado por outras dificuldades na gestão.


Uma informação que o Portal Boca do Povo recebeu de uma fonte próxima a prefeita, é que ela acredita que não tem mais o apoio necessário da população para adotar algumas decisões. A prefeita, também não estaria disposta a enfrentar mais um desgaste diante da opinião pública, uma vez que nos próximos meses ela deverá apresentar o nome que irá apoiar para lhe suceder.
O Boca do Povo recebeu a informação da reunião e nossa reportagem se deslocou até o hospital logo cedo e ao chegarmos, presenciamos um local em total abandono e numa bagunça generalizada (Veja fotos abaixo). A reforma que foi iniciada depois do meio do ano passado está paralisada há mais de um mês e não tem previsão para o reinicio das obras.
Vereadores de oposição têm criticado constantemente o abandono do Hospital Mariano Lucas de Sousa, enquanto a base governista parece viver em outro mundo e finge que está tudo normal. Alguns dizem que ninguém fala nada, porque se criticar a ‘caneta rola solta’.

Vale lembrar ainda que no passado o 'básico' não faltava e alguns atendimentos eram feitos naquele hospital, e depois que a atual administração assumiu o comando daquela instituição o caos parece não ter fim...









Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

39 comentários:

Anônimo disse...

interessante que esta semana em uma TV do estado um,um secretario do governo estadual disse que "nenhuma" prefeitura estaria querendo mais devolver hospitais municipalizados. o que está acontecendo? quem esta mentindo? Artur( nativo de B. Lopes)

Anônimo disse...

Essa é mais uma prova da ganancia por poder, ela aceitou a municipalização para ter o controle de tudo em buriti dos lopes mas não se abraça o mundo só, como ela fez agora na epoca desempregou pais e maes que ali prestava serviço... mas como sempre ela acha um CULPADO pelos seus erros, agora deve ser o coelho da pascoa pois o papai noel já passou.... Acorda Buriti o que mais falta acontecer? TSUNAMI, FURACÃO KATRINA, NEVASCA.... Pelo caos que aqui se instalou não é dificil!

Anônimo disse...

GOSTARIA SÓ DE LEMBRAR AS PESSOAS QUE ACESSAM ESTE BLOG QUE A DONA IVANA PEGOU ESSE HOSPITAL PORQUE QUERIA PERSEGUIR AS PESSOAS E ERA ANO DE REELEIÇÃO E FICOU COM MEDO DA DRA. GILDETE.
ISSO SÓ MOSTRA QUE SEU GOVERNO É FORMADO POR INCOMPETENTES QUE NÃO SÃO CAPAZ DE ADMINISTRAR NADA.
VERGONHA VIU SENHORA PREFEITA. QUE BAGUNÇA É ESSA AÍ HEIN?
MUDANÇA URGENTE EM BURITI DOS LOPES.

Anônimo disse...

quem quer encarar a sudessão da prefeita.adredito so mesmo um louco.vai sai como a pior adminitraçaõ de buriti.

ELEITOR INCONFORMADO disse...

O QUE EU ACHO DE TUDO ISSO,É UMA FALTA DE VERGONHA OS QUE ESTÃO FAZENDO COM O POVO DE NOSSA CIDADE,QUERER ABRAÇAR TUDO SEM PODER,SÓ A GANANCIA DO PODER, E AGORA A SRa.PREFEITA ESTÁ DESGASTADA, FOI COM MUITA SEDE AO POTE, AGORA SÓ É TACA, TENHO PENA, JÁ VI ISSO ANTES,AGUENTA BURITI, POVO MAIS FORTE,!!!RSRSRSRSR....

Anônimo disse...

caro redator, to achando voce muito imparcial.

Anônimo disse...

essa administração é igual Cupim, aonde chega sai fazendo estrago e destruindo tudo.

Anônimo disse...

Quer dizer que INCOMPETÊNCIA agora tão chamando de CRISE é?
Ainda bem que só falta pouco mais de 11 meses pra essa turma sumir pra sempre da nossa cidade.
Espero que eles sumam e não volte nunca mais.

Anônimo disse...

PARA O ANÔNIMO DAS 9:18(VC DEVE LEMBRA Q TOINHO TAVARES TAMBÉM FEZ A MESMA COISA, LUTOU ATÉ TER O CONTROLE DO HOPITAL SEM NENHUMA EXPERIÊNCIA, PRINCIPALENNTE O SECRETÁRIO DE SAÚDE COLOCADO POR ELE(ANTÔNI ELISMAR IBIAPINA),Q HOJE NÃO PÓDE ASSUMIR CARGO PÚBLICO- TODO POLÍTICO DE CIDADE PEQUENA DESEJA ESTAR ADMINSTRANDO TUDO Q TEM NA CIDADE E COM ELA NÃO SERIA DIFEREN, SÓ Q VC NÃO SABE Q ESSE HOSPITAL É UM TREMENDO MEIO DE SE FAZER PROPAGANDA POLÍTICA COMO A LAGOA GRANDE DE BURITI.PARA O ANÔNIMO DAS 9:20 EU NÃO DIRIA Q É INCOMPETÊNCIA, PIS VC NÃO TRABALHOU LÁ ENÃO SABE PORQ REALMENTE ESTE HOSPITAL NÃO FUNCIONA COMO DEVERIA SE VC SOUBESSE, VC PASSARIA A ODIA TODOS OS POLÍTICOS PRINCIPALMENTE O ATIAL VICE-GOVERNADOR Q É PARNAÍBANO- SÓ VOU LHE DIZER UMA PISTA, QUNADO FOI A ÚLTIMA VEZ Q O CENTRO CIRÚGICO FUNCIONOU MESMO SENDO PRECÁRIO, SE VC FOR ATRÁS DA REALIDADE VC SE DEPARARÁ REALMENTE COM A VERDADEIRA FACE DOS POLÍCIOS NÃO DE BURITI QUE SÃO TODOS AMARRADOS ATÉ O PREFEITO(A), AÍ VC ENTENDERÁ, PIS VC IRÁ É FICAR COM COMPAIXÃO DOS QUE ALÍ TENTARAM ADINISTRAR CORRETAMENTE ESSE HOSPITAL, PROCUREM CONVERSAR COM QUEM PASOU POR LÁ E É UMA PESSOA RESPONSÁVEL

Anônimo disse...

Santa ignorância! este hospital nunca foi municipalizado e quem o quebrou foi o seu Wellington Dias com seu Assís carvalho, políticos votados e venereados pela oposição de Buiriti dos Lopes. Aliás, quem não se lembra daquele puxão de orelha que a Prefeita deu nos dois depois daquela carreata do Wilson martins? Depois disso a oposição que tanto fala em vez de também cobrar ações, montou foi um, palanque em frente a casa de um Vereaqdor para criticar a Prefeita por ter defendido o Hospital de Buriti dos Lopes. Assim não dá querer colocar carapuça em que não deve

Tuta disse...

Acho que tem gente que não sabe o que está escrevendo aqui nesse post do blog.
Olha o que disse esse anônimo:

“Anônimo disse...
caro redator, to achando voce muito imparcial.
5 de janeiro de 2012 10:00”

Meu colega aí vai os dois significados das palavras. Pra você o que é melhor?

IMPARCIAL

adj. 2 g.
1. Que não favorece um em detrimento de terceiro.
2. Que revela imparcialidade.
3. Que não tem partido.
4. Reto, justo.
5. Que julga como deve julgar entre interesses que se opõem.

PARCIAL

adj. 2 g.
1. Relativo à parte de um todo ou que faz parte de um todo.
2. Que não entra ou não figura em sua totalidade.
3. Que segue o partido de outro ou está sempre da sua parte.
4. Partidário; faccioso.

Quero sua resposta viu...

Anônimo disse...

A IVANA vai entrar pra história como a maior TRAIDORA de Buriti dos Lopes.
Ela só é boazinha quando está precisando de votos, nesse momento até farinha com azeite ela come.
Ela já traiu o Batista da Loja e a Jaqueline que ajudaram a lhe eleger e não querem mais nem saber dela.
Vive maltratando o pessoal do PT que sempre estiveram com ela e parece que já vão cair fora.
E agora está humilhando o Pieca e a prórpia companheira de chapa a vice-prefeita.
Só que ela tá esquecendo que DEUS NÃO DORME e o que ela tem pra pagar será aqui nessa cidade sendo humilhada e expulsa da cidade debaixo de muitos fogos e gritos de porca.
IVANA tu vai pagar pelo que o tá fazendo e pelas traições que vem realizando ao longo desse seu mandato.
DEUS NÃO DORME

MARCOS disse...

SE NÃO FOSSE ESSE BOCA DO POVO ESSA PREFEITA AÍ É QUE TAVA DEITANDO E ROLANDO NESSA CIDADE E NINGUÉM ESTARIA SABENDO.
PARABÉNS POR VOCÊS NÃO SE CALAREM DIANTE DOS FATOS E ESTAREM SEMPRE MOSTRANDO PRA POPULAÇÃO O QUE ACONTECE NESSE MUNICIPIO.
PELO JEITO O DESASTRE É TOTAL.

Anônimo disse...

O que mais revolta neste momento é duas pessoas querendo defender esta Prefeita meus amigos o hospital vivia funcionando mais o menos e agora esta fechado esta prefeita reçebeu do estado so para perseguir as pessoas , esta vai pra este anonimo o Toinho quando era prefeito ele nunca asumiu este hospital deixe de ser mentiroso va procurar ganhar seu salario da prefeitura e fique calado porque vc calado ainda esta errado digo isso porque sei quem postou este comentario.

Anônimo disse...

Ô COISA BOA! É ISSO AÍ, NESTE ANO TEM DINHEIRO, NÃO É DISSO QUE O POVO GOSTA, SAÚDE "ZERO", EDUCAÇÃO "ZERO", EMPREGO "ZERO", CORRUPÇÃO "DEZ", MAS DINHEIRO PRA COMPRAR VOTO TEM.
APANHA BURITI VEI!

Anônimo disse...

MEUS AMIGOS QUEM GANHA A ELEIÇÃO É O POVO, NÃO SÃO VOCES QUE COMENTAM, SO QUE TEM UM POREM, O POVO GOSTA É DE DINHEIRO, E ISSO A MINHA QUERIDA IVANA TEM, VAMOS COMPRAR TUDO DE NOVO! TÁ DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO!

FUNCIONARIO E ELEITOR ATENTO disse...

BOM PESSOAL,SEU TOINHO, É UMA PESSOA BOA, TÃO BOA, QUE A MAIORIA DOS COMENTARIOS SE REPORTAM A ELE, OU DE BOM OU DE RUIM, O CERTO É QUE NINGUEM ESQUECEU DELE, GOVERNOU POR 3 VEZES, MESMO COM DIFICULDADES, FEZ MUITAS OBRAS, O IMPORTANTE É QUE O HOMEM INCOMODA MUITAS GENTE,TANTO FAZ DENTRO OU FORA DA PREFEITURA, INCOMODA MUITO!!!

DO GABINETE disse...

Gente aqui dentro da PMBL ta um silêncio total num tem ninguém que queira falar nos corredores sobre o assunto que vem tirando o sono da prefeita e de todos nos, eu só sei que ainda tem gente que tem a coragem de ficar puxando o saco dela. O certo é que o buriti esta é quebrado por conta desta gestora que se diz sempre ser formada em administração de empresas e ainda traz um sujeito que se diz auditor para acabar de vez com agente. Olho eu só sei que este tal cearense Pedro projeto num tem compromisso nem um com o povo do buriti e só esta aqui pra cobrir as desviadas da administradora isso sim eu tenho mais que certeza, e tenho mais; eu fiquei sabendo que este tal de ‘Pedro projeto’ assim que chegou foi visitar o hospital e La ele já foi bem taxativo ou dizer: vamos fechar, pois o município não tem condições nem uma de sustentar este hospital. Hora, se teve este tempo todo, por que não agüentar mais até o fim de dezembro de 2012. ”me de licença meu amigo” a quem ela quer enganar com todas estas despencas comissionadas eu acho que está na hora de nos buritienses honrarmos nossas raízes e irmos pras ruas pedir justiça, justiça. Fora fortes.fora fortes.

Anônimo disse...

Eita q/ o rom bo do hospital é grande imaginem da prefeitura este ningem consigerá tampar , e os agentes de saúde 5 anos contribuindo p/ kem mesmo hein? se ñ abrimoos o olho Nosso qerido Buriti corre o risco de desaparecer do mapa,pois todas cidades são fiscalizada a nossa sempre está tudo bem .Só kero vê estes politicos defendendo esta prefeita pois todos sâo da mesma paneliae e vâo tentar nos enrolar fikem atentos povo mas forte nunca mas.kkkkkk.

Anônimo disse...

o candisato da prefeita se tem algum louco que queira vai tomar no [-O]quem vai encarar junior perci,bernildo.tem loico pra tudo.

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO DAS 11:03 DO DIA 5 DE JANEIRO DE 2012
VC DIZ QUE O HOSPITAL FUNCIONAVA MAIS OU MENOS, E OS QUEBRA-QUEBRA QUE ACONTECERAM, POR FALTA DE COMPREEENSÃO QUE SE DIZ RESPEITO, MUNICÍPIO E ESTADO: O MUNICÍPIO CUMPRINDO A PARTE DELA E O ESTADO NUNCA CUMPRIU SUA PARTE, VOCÊS, ALIÁS, A POPULAÇÃO SÓ JOGAVAM A CULPA NA PREFEITA IVANA FORTES.

Anônimo disse...

RUIM COM ELE, MUITO,MUITO MUITO PIOR SEM ELE. NÃO FUNCIONAVA COMO GOSTARÍAMOS, MAS SERVIA. É UMA PENA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

e uma falta de vergonha mesmo

Anônimo disse...

Incompetência, corrupção, arrogância, desdenha, enganação, bagunça, perseguição resulta numa péssima administração. Quem precisa trazer pessoas de fora para administrar em seu lugar dar-se um título de incompetente, incapaz. Gastar o dinheiro do povo é fácil, agora administrar um município ficou para poucos.

Anônimo disse...

quem tem o pior desmpenho em buriti,a prefeita ou a policia,a policia não resolve nada,a prefeita ta deixando o patrimonio municipal se acabar,e agora persegue até os dela.

Anônimo disse...

o hospital fechou,e o diretor perdeu o celular.

Anônimo disse...

quero ver se a prefeita tem coragem de pedir voto,quero ver o coitado que vai dicascar esse abacaxi querendo ser prefeito.coitado do junir perci ou bernildo.

Anônimo disse...

O HOSPITAL E O CEU,ESPAÇO CIDADÃO,A CASA DA FAMILIA,E A AÇÃO SOCIAL.VAI SE TORNAR CRACOLANDIA DA MESMA FORMA QUE ESTA A RODOVIARIA.
QUEM VAI SE DAR BEM E ALGUEM FAMOSO EM TRASER EXTASE E MERLA PARA BURITI.

Ex-Funcionário do Hospital disse...

Para o babão da prefeita dona Engana do ex – Povo mais Forte anônimo das 10:21, você e sua Família já comeram da Panela do Pavão, mais isso foi no Passado. Respondendo a sua pergunta. Quando foi a última vez q o centro cirúgico funcionou mesmo sendo precário?. Como você Cospe no Prato que já comeu, no governo do sem nenhuma experiência Toinho Tavares (Pavão), do ex-secretário de Saúde Elismar, Dr. Manoel – Diretor geral (residindo em Buriti dos Lopes), Dr. Nivardo – Cirurgião Geral, Dr. Antonio – Anestesista, e Das Chagas – Diretor Administrativo. Procura os relatórios das AIHs desses anos que a tua pergunta estará respondida.
Agora Babão lembra como foi que vocês receberam a Educação e a Saúde do nosso município, procura saber a onde tua prefeita adotou como gabinete na época: tinha professores capacitados trabalhando nas salas de aulas, merenda escolar, livros, água, carteiras, escolas de fazer inveja aos outros municípios. Saúde com médicos, dentistas, bioquímica, assistente social e enfermeiros residindo na nossa cidade, ambulância na Coroa, Estreita e Barra do Longá, medicamentos para a população. E hoje vocês conseguiram acabar com tudo isso. A verdade é que a administração do povo mais forte é igual cupim, aonde chega sai fazendo estrago e destruindo tudo que é patrimônio do município. Isso só mostra que este governo é formado por incompetentes para administrar o bem público, mas competentes para aparecer com invejável patrimônio pessoal.
Aproveita Babão que só falta 11 meses e poucos dias pra vocês sumirem do mapa da nossa cidade para sempre.!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Este é só uma amostra dos descaso de uma administração péssima, de uma pessoa que não tem um pequeno didal de humildade, simplidade, quando faz suas reuniões é para humilhar os presentes e mandar recados para os ausentes, só fala que não precisa de prefeitura para viver, então por que não entrega para o vice, por que nãso entrega os D A S, de sua família, fica dizendo que tem propostas de empregos, só se for em gabinete de políticos, pois concurso nunca fez, e se fez não passou. Ela tá pensando que o eleitor é COMO PIQUI, TEM A ÉPOCA DE CAIR, não caia nessa dê o troco na hora certa, vote contra todos os seus interesses, VOTE NA OPOSIÇÃO.

Anônimo disse...

foi otimo no começo depois ela mostrou as unhas, por que ela nao deichou pelomenos o hospital do jeito que ela achou, ela nao achou ele com as parredes quebradas,ela se queimou toda com isso, fora as outras coisas que ela aprotou comn a população, o cadidato que ela apoia vai perde por causa dela, que mulher burra e pra vcs que defente ela é babão dela bando de abestado, quando ela sai nem lenbra mas de vcs burros

um pobre disse...

Eita prefeitinha boa de respeitar o povo de nossa terra ela não é de nossa cidade e nem tem parentes aqui por isso faz isso com o povo mais simples de nossa terra.

eleitor disse...

Com tudo iso que esta prefeita está fazendo ainda tem gente do tipo dela querendo ser candidato apoiado por esta prefeita por que será?

Anônimo disse...

Junior Percy e Bernildo são igual a esta prefeita.

Anônimo disse...

Se o povo desta cidade de Buriti dos Lopes votarem em candidato desta prefeita vai ser o fim dos tempos porque nós aqui em Parnaiba já conhecemos de longas datas e avisamos a este povo que não deixasse se inludir com essa pessoa porque nos já conheciamos antes dela se instalar em Buriti já sabiamos qual era a intenção da quela semhora a mesma da...

Anônimo disse...

A prefeita so deixou o hospital nesta condição por que os filhos dela nao precisa do Hospital tem plano de saude, e não são filhos de Buriti dos lopes,por isso q ela esta fechando o Hospital mais uma prova que ela nao tem compromisso e nem respeito pelo povo de minha terran é uma tristeza só meu povo buriti esta de luto com o fechamento de Hospital.

Anônimo disse...

Esta prefeita estar perdida, em janeiro de 2011, demitiu, sem motivos, a esposa do Júnior Val, pessoa bem querida no meio da sociedade buritiense, principalmente entre os mais pobres, dedicada ao seu trabalho, cortez, humilde e simples, adorava o que fazia, trabalhar com gente humilde. Inventando uma história de que o seu esposo estava falando mal dela(mentiras) isto era só para agradar alguns desejos de chefe políticos, ainda bem que o Júnior, não precisa deste emprego da sua esposa para viver, (este sim não precisa mesmo). Tem muito gente que na época em que ela saiu ficou sorrindo, hoje estão passando pelo mesmo, mas confiem em Deus, quem aqui faz, aqui mesmo paga, isto é so questão de tempo, as coisas acontece e as vezes não se tocam. Diga não e não vote nem nela e em seus capachos, o que ela só sabe é humilhar as pessoas e tirar proveitos dos mais fracos, é por isto que ela se diz ser forte. NÃO VOTE NOS CANDIDATOS DELA. VOTE SIM NA OPOSIÇÃO. OKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Anônimo disse...

Perdida é pouco p/esta prefeitinha arrogante e persseguidora q/ só enricou seus secretarios e humilhou seus babõese e funcionários e assim mesmo se ela bater na cuia vaõ todos abanando o rabinho pois ñ tem vergonha saõ humilhados maltratados mas ñ largam o osso eita povinho sem amor proprio estudem e façam valer os seus direitos.

Anônimo disse...

Uma senhora que se auto-intitula a melhor prefeita do mundo e contrata uma assessoria para administrar em seu lugar é uma incompetente, demonstra que não tem capacidade alguma de administrar situações críticas, ocasionadas por conta da sua total falta de preparo administrativo, incapacidade, incompetência, pois esta situação de caos em todos os setores porque passa nosso município é culpa única e exclusiva desta senhora, que tem muita é arrogância. No mínimo se foi com muita ganância aos cofres, e as operações tapa buracos nas contas não estão surtindo efeito. E o pior que essa assessoria 171 só está administrando folha de ponto. Enxugar a folha de pagamento trata-se apenas de um espetáculo circense, para desviar a atenção do povo, o problema é muito mais sério. A farra com o dinheiro público nessa administração vai ficar para história, onde os fartos recursos nunca foram suficientes para ganância deste povo. Essa administração não fez nada, maquiou tudo o que pode, enganou, e o dinheiro que entrou que fim levou? Aonde foi parar? Isso é um ministério intrigante. Talvez o dinheiro do povo de Buriti dos Lopes se esvaziou por algum ralo e foi parar em algum esgoto fedido da corrupção. Meus irmãos buritienses observem os fatos: passou-se, durante essa péssima administração, vários meses sem prestar contas com o TCE, prestação de contas foram reprovadas, foram bloqueadas as contas do município por mais de uma ocasião, falou-se até em intervenção. O que podemos concluir? Meus irmãos a coisa é séria, muito grave, gravíssima. E o povo sofrido dessa terra sucateada é quem vai pagar a conta. Agora meus amigos não fechem os olhos para estas atrocidades cometidas contra o povo de nosso município, e nestas campanhas eleitorais vender o seu voto. Porque vai ser muita taca, põe taca nisso.