segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EDITORIAL

O povo e as eleições
O povo tem se mantido alheio não dando a mínima importância para as questões que envolvem a corrupção no Poder Público Municipal.

Estudos sociológicos apontam para algumas características peculiares que envolvem o comportamento do povo em época de eleições. Dentre essas características, podemos citar: o voto permanece sempre nos mesmos grupos políticos há mais de cinco décadas, não se dá importância ao conteúdo dos discursos, das propostas políticas, planos de governo, tampouco para a história de vida e a ficha dos candidatos que se apresentam para administrar os destinos da cidade.

O povo tem se mantido alheio não dando a mínima importância para as questões que envolvem a corrupção no Poder Público Municipal. Analisar esse fato seria de fundamental importância para um direcionamento mais consciente do voto. Pratica-se o voto, como se ainda estivéssemos em épocas do coronelismo, onde prevalecia o assistencialismo e o paternalismo clientelista. Com esse costume, na hora de confirmar o voto na urna, o critério estabelecido pelas consciências adormecidas é a comercialização do voto.

A consciência cidadã, que transforma o voto do Povo em instrumento de transformação social, ainda não deu sinais de esperança por aqui. Cabe a nós, que alcançamos a compreensão desse fenômeno, continuar a busca pela conquista da participação popular em defesa da Ética na Política. Esse processo, por mais lento que seja, é o único caminho para a construção de uma cidade desenvolvida com Justiça Social. Como diz o poeta: Tudo vale à pena quando a alma não é pequena!

Por: Marcelo Ribeiro (proparnaiba.com) / Edição: Portal Boca do Povo

8 comentários:

Anônimo disse...

É NECESSÁRIO QUE AS PESSOAS SAIBAM EM QUEM VÃO VOTAR, PORQUE CASO CONTRÁRIO AS CONSEQUENCIAS PODEM SER TERRÍVEIS. O PROBLEMA TAMBÉM É QUE MUITOS VENDEM O VOTO E A POPULAÇÃO EM GERAL É QUE ACABA PAGANDO O PATO.
O ELEITOR TEM QUE SER MAIS RESPONSÁVEL E PASSAR A PENSAR NO FUTURO E NÃO SÓ NAQUELE MOMENTO DO DINHEIRO NO BOLSO.

Anônimo disse...

EU ACHO QUE ALÉM DE PRENDER O CANDIDATO QUE COMPRA VOTO TINHA QUE PRENDER TAMBÉM O ELEITOR QUE VENDE. OS DOIS TINHA QUE SER PUNIDOS.

Anônimo disse...

Estas coisas acontecem porque o povo não sabe exercer a sua cidadania e não tem a mínima noção do que é ética. E principalmente, falta ética, moral e honestidade nos políticos. O povo mesquinho só pensa em si, o político espertalhão como sabe que o povo é venal, maquiavelicamente monta um grupo de laranjas numa estrutura de assistencialismo e compra a consciência dos inconscientes e inconsequentes. E nessa história o resultado é trágico... o povo se torna refém destes falsos favores, e passa a padecer de tudo, saúde, educação, saneamento, vivendo uma vida miserável, sem perspectiva de futuro. E os políticos espertos toda vida se desfrutando da burrice do povo. O POVO asno como sempre, tem que ser muito FORTE para aguentar todas estas mazelas.

Anônimo disse...

O q/ o povo tem q/ fazer é denunciar todos q/ oferecerem alguma coisa em troca de voto, e a população quando souber de alguma coisa imediatamente comunicar a Promotora e logo tomarem providencias p/ punir também o eleitor.Só assim todos vão votar e escolher com consciencia.Até breve.

Anônimo disse...

Seria muito interessante se a maioria da população tivesse consciência democrática, pois, nenhum dos possíveis ou atuais candidatos merecem um voto se quer.
É despresível à maneira como o parasitismo está presente nesta classe em que, os benefícios são todos seus.

Anônimo disse...

Faz parte da cultura buritiense creditar políticos sem origem,carater e compromisso social. Na verdade todos eles querem é melhorar de vida, garantir para si um futuro que é por direito da sociedade.
Povo de buriti dos lopes esse ano é eleitoral, faça valer seu voto e lembre-se, sem ele os políticos não serão nada além de meros figurantes.

Anônimo disse...

Essa foto aí não é das Santas Missões Populares? O que ela tem a ver com a matéria? Muito infeliz a ilustração!

Frank Cardoso disse...

p/ o anonimo das 22:33

Acho que vc não tá legal da cabeça!
Parece que você mora em outro mundo porque não conhece nem a praça de Buriti dos Lopes.
Esse foto é de um comício do PT numa cidade vizinha no ano de 2010.
Se liga na hora de escrever pra num passar de asno outra vez.
Até mais...