sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FALSO PESCADOR NA MIRA

Investigação: O milagre da multiplicação de pescadores no Piauí
No litoral do Estado, estão 15.190 pescadores (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes), o que corresponde a 45% dos registros.

Ocorreu uma multiplicação milagrosa de pescadores no Piauí entre 2006 e 2011. O registro de profissionais simplesmente deu um salto de pouco mais de seis mil inscritos para 33.540. O Governo Federal investiga a possibilidade de fraude na concessão do seguro-desemprego.

O benefício pode estar sendo concedido a quem nunca viu uma tarrafa ou mesmo um anzol, mas embolsa quatro salários mínimos todo ano como se vivesse exclusivamente da pesca.

O seguro-desemprego é garantido durante o defeso (proibição da caça ou pesca, geralmente no período de reprodução) fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Deve durar 180 dias. Entre os principais requisitos para requerer o benefício estão à comprovação do exercício profissional ininterrupto (fora durante o defeso) e não ter outro vínculo de emprego ou outra relação de trabalho, "tampouco outra renda diversa da decorrente da atividade pesqueira".

LITORAL DO PIAUÍ.

Dos 224 municípios piauienses, 67% (151) têm homens e mulheres que devem estar vivendo apenas da pesca. No litoral do Estado, estão 15.190 pescadores (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes), o que corresponde a 45% dos registros. O Ceará, com o seu imenso litoral, há 27.768 registros, 11% a menos do que no Piauí. Na comparação entre as duas capitais, Teresina tem 2.221 pescadores, mais do que em Fortaleza, com 1.427.

A investigação é realizada em todo o País. O Ministério da Pesca e Aquicultura já cancelou o registro de pescadores em Sergipe, Paraná, Maranhão, Pará, Ceará e Bahia. A situação do Piauí está sob análise e conta com a colaboração do Ministério do Trabalho e Emprego. Por enquanto, está suspensa até o dia 31 de março de 2012 a "recepção de pedido de inscrição no RGP (Registro Geral de Pescadores) e de emissão de Licença Inicial para Pescadores Profissionais na Pesca Artesanal".

Fonte: Mauro Sampaio/Acesse Piauí / Edição: Portal Boca do Povo

6 comentários:

Anônimo disse...

com certeza conheço varias pessoas que mora em Brasília e já foi receber seu dinheiro ai em Buriti.isso é uma alerta.

Anônimo disse...

Pra nós Buritienses, não é novidade, irmãos, sobrinhos, cunhados, marido, amigos, todos parentes da presidente da Colônia Z-4 de Buriti dos Lopes, nenhum sabe pegar nem em uma rede de pesca, começar pelo marido da presidente que é plantador de arros, pedimos ao ministério do trabalho que procure tomar novas providências fazendo assim então novos cadastramentos, assim vão conseguir ver a fralde que está dentro da colônia.

Anônimo disse...

A CASA VAI CAI PARA QUEM TIVER RECEBENDO O DINHEIRO DA COLONIA QUEM NUNCA PEGOU NUM REMO RECEBE.O MINISTERIO PUBLICO JA ABRIU UMA INVESTIGAÇAO CONTRA A COLONIA DOS PESCADORES, VAI TER MUITA GENTE PRESA EM BURITI DOS LOPES , PODE ESPERAR.

Anônimo disse...

gostaria de informar que o sindicato de murici dos portelas tambem tem muitas inrregularidades, com associados comerciantes e moradores de comunidades distantes do rio e das lagoas.

Anônimo disse...

o sindicato de murici dos portelas está em pior situação que o de buriti, espero que as investigações cheguem até a coisa la é pesada.

Anônimo disse...

Que bom!!Espero que essa vergonha acabe,em Barra do Longá msm tem várias pessoas que recebem o marido e a mulher,sem nunca terem pescado,isso é uma vergonha,tem dá o beneficio para quem é pescador.
Conheço um verdadeiro pescador que fo cortado,enquanto os que nem pescador são estão aí na lista de pescadores!
De olho neles boca do povo.