sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESPERANÇA DE DIAS MELHORES!

Eletrobrás construirá novas subestações de energia elétrica na região
O sistema compreende a construção de novas subestações e linhas de transmissão nas cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes e Piripiri.

A Eletrobrás Distribuição Piauí anunciou que vai executar na região norte do Estado, um extenso e arrojado programa de obras de sub-transmissão. O sistema compreende a construção de novas subestações e linhas de transmissão nas cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes e Piripiri, para possibilitar a melhoria dos níveis de tensão e da qualidade da energia distribuída à população daquela região. A estatal estima que serão necessários R$ 57 milhões em investimento.

O Sistema Parnaíba é composto de obras de reforço de sub-transmissão, com a construção de duas subestações - a SE Parnaíba II e SE Buriti dos Lopes -, uma linha de transmissão de 138 KV e duas linhas de transmissão de 69 KV, além da ampliação das subestações Parnaíba I e Tabuleiros. As obras permitirão o aumento de novas cargas a serem instaladas na região, aumentando a confiabilidade no nível de fornecimento de energia e melhorando a qualidade nos níveis de tensão para dez municípios da região norte do Piauí, com reflexo em municípios do Maranhão que, atualmente, são atendidos pela subestação de São Bernardo-MA, a exemplo de Araioses.

Em Parnaíba, a 345 quilômetros ao norte da capital, a Eletrobrás Distribuição Piauí construirá a subestação Parnaíba II - na tensão de 69/13, 8 kV e potência de 50 MVA - e, em Buriti dos Lopes, a 309 km de Teresina, será construída a subestação na tensão de 69/13, 8 kV e potência de 12,5 MVA.


O Sistema Parnaíba representa significativas mudanças no fornecimento de energia elétrica para a região norte. Com a construção dessas obras, haverá a elevação e melhoria da qualidade e confiabilidade do sistema, fomentando o desenvolvimento do potencial turístico do litoral piauiense, aumentando a oferta de emprego e a geração de renda no norte do Estado. Com a conclusão dessas obras, cerca de 258.139 pessoas, somente no Piauí, receberão energia elétrica com mais qualidade e confiabilidade. A previsão é que as obras sejam concluídas em 18 meses.

Obras do Sistema Parnaíba:

Subestação Parnaíba II 69/13, 8 KV - 50,0 MVA;
Subestação Buriti dos Lopes 69/13, 8 KV - 12,5 MVA;
Linha de transmissão de 138 kV da SE Piripiri - Chesf para a SE Tabuleiros, em Parnaíba, 141 km;
Linha de transmissão de 69 kV da SE Tabuleiros para SE Parnaíba I, 15 km;
Linha de transmissão 69 kV da SE Parnaíba I para SE Parnaíba II, 12 km;
Entradas de linhas em 69 kV e 138 kV na subestação Tabuleiros e em 69 kV na subestação Parnaíba I.

Por: Gil Rodrigues (Folha do Longá) para o Portal Boca do Povo

Um comentário:

Cândido Laurindo do Val Filho disse...

Todo o Piauí está necessitando energia de qualidade. Quanto a Eletrobrás, aqui refiro-me sobre o desmatamento que fizeram em nossa propriedade para a instalação dessa LD 138 Kv, que foi desmatado aproximadamente 1.400 metros quadrados (dizem eles terras em regime de servidão, 360 carnaubeiras, 30 tuncunzeiros, 05 cajueiros, 04 jenipapeiros e mais madeiras brancas diversas. Isto está com mais ou menos 6 meses, passados alguns meses me procuraram para que fosse assinado uma carta permissionária para ser feito um levantamento para indenizações, da parte que eles iriam ocupar. Com 06 meses me procuaram com uma proposta insignificante, não aceitei, de lá para cá, não fui mais procurado, estão dando o calado com resposta. Segundo vizinhos suas indenizações foram satisfatória levando em conta que suas áreas continha poucas carnaubas, cajueiros, tuncunzeiros e madeiras brancas etc, levando em conta referente as nossas. Digo que há mais de 10 anos a Empresa ESPIC, passou uma dita LD paralelo a esta mesma linha e a indenização foi o equivalente a 2,5 a ofertada agora pelas a ELetrobrás, aqui deixo este comentário, pedindo que esta tão conceituada Empresa, nos procure para fim de resolvermos esta pendencia, até por que os serviços nunca pararam. Obrigado pela paciência desta leitura.