quinta-feira, 30 de maio de 2019

DOR DE CABEÇA PARA ATUAL GESTÃO

Irregularidades em obras da gestão passada prejudicam população de Buriti dos Lopes
Por conta de diversas irregularidades, o município está impedido pelo FNDE de pactuar novas obras e receber novos investimentos através do Plano de Ações Articuladas –PAR. Prefeito Junior Percy e equipe trabalham para sanar pendências deixadas.

Por irregularidade na execução de diversas obras da última gestão, a população buritiense está sendo prejudicada e o município de Buriti dos Lopes-PI está impedido desde 2017 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de pactuar novas obras e receber novos investimentos através do Plano de Ações Articuladas –PAR.


Praticamente todos os municípios do Piauí que aderiram a obras no PAR apresentam algum tipo de irregularidade que podem advir da execução da obra e do acompanhamento no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC).


No caso de Buriti dos Lopes o único impedimento são as obras inacabadas e inauguradas pela gestão passada, em especial a Creche Modelo tipo B- Vovó Florize, inaugurada em 30 de dezembro de 2016, penúltimo dia de mandato da gestão anterior, e que se encontra com 49 inconformidades na execução que vão de falhas quanto a alvenaria especificada, desconformidades com o projeto a ser executado até tubulações de gás, entre outras diversas.


A atual gestão desde que assumiu o governo vem buscando as medidas legais quanto a correção dessas inconformidades que ainda travam o município de receber recursos via PAR e utilização da creche pelas crianças do município. Outro fato que impede a liberação da obra para as crianças é a denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí contra as empresas que executaram obras na cidade e que levou a prisão pelo GAECO do ex-prefeito da cidade Bernildo Duarte Val e de seu irmão, o engenheiro Juscelino Duarte Val por serem acusados de diversos crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraudes em licitações etc. e que agora se tornaram réus no processo.



Depois de idas à Brasília na busca de orientações junto ao FNDE, o atual prefeito Júnior Percy, juntamente com sua equipe está conseguindo aos poucos justificar e sanar as pendências de algumas obras, em especial a da creche, e tão logo sejam concluídas, possa de fato entregá-las à população e assim liberar o Município para novos investimentos através do PAR.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações da ASCOM/SEMED-BL

Nenhum comentário: