sexta-feira, 31 de maio de 2019

RAPIDINHAS


Dor de cabeça I
Obras deixadas pelo ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, tem gerado dor de cabeça para atual gestão. O ex-gestor, atual pré-candidato a prefeito da cidade, em suas entrevistas e declarações públicas tem dado ênfase ao legado deixado para o município. Não são raras as vezes que alfineta o atual gestor, Junior Percy, a quem acusa de lucrar politicamente com as obras deixadas por ele.

Dor de cabeça II
Porém, nem tudo são flores. Pessoas ligadas a atual gestão discordam dessas declarações do ex-prefeito e dizem que muitas das obras deixadas por Bernildo Val dão prejuízos imensos a prefeitura por terem sido mal executadas. Três delas estão prejudicando o município no momento. São elas: creche modelo tipo B, quadra esportiva da escola normal e quadra esportiva do Salgadinho. Todas apresentam diversas falhas.

Dor de cabeça III
De acordo com as informações colhidas pelo Boca do Povo, algumas dessas obras foram feitas de forma apressada, e por consequência apresentam várias falhas. Embora sejam obras consideradas recente, elas nunca funcionaram, já que apresentam irregularidades.

Dor de cabeça IV
Apesar das obras terem consumido quase todos os recursos dos convênios firmados entre o Governo Federal e a Prefeitura, a atual gestão afirma que elas não foram concluídas e que por isso a população ainda sofre sem ter como utilizá-las. Devido a indícios de irregularidades, as obra são alvos, inclusive, de auditorias por parte do TCE-PI, FNDE, dentre outros órgãos.  

Ex-prefeita I
Uma fonte nos procurou durante a semana e nos repassou que a ex-prefeita de Buriti dos Lopes, Ivana Fortes, já sinalizou que não voltará a disputar o comando do município nas eleições de 2020. A ex-gestora deverá seguir ao lado do atual prefeito Junior Percy que conta com o apoio do senador Ciro Nogueira e da deputada Iracema Portela, também aliados de Ivana. 

Ex-prefeita II
Ainda segundo nos foi repassado, os filhos teriam pesado na decisão da ex-prefeita em desistir de disputar uma vaga no executivo buritiense ano que vem. O atual secretário de Esportes do município, Jarbas Filho, seria um dos que mais teria pressionado a mãe a desistir da ideia e apoiar a reeleição de Junior Percy. Vale lembrar, que Ivana Fortes é muito ligada aos filhos e pode ser que as informações tenham fundamentos. Vamos aguardar...

Nome novo
Quem estará disputando uma vaga no legislativo de Buriti dos Lopes nas eleições do próximo ano é a professora Maria Wilma. A professora que tem um vasto serviço prestado na comunidade buritiense será candidata pela coligação do atual prefeito Junior Percy, que deverá buscar sua reeleição. Para muitos, Wilma é um bom nome para a Câmara Municipal.

Baixa repercussão
Não repercutiu como esperado a entrevista do ex-prefeito Bernildo Val a rádio Buriti FM na última sexta-feira (24). A repercussão se resumiu apenas ao grupo aliado do ex-gestor. As redes sociais se mantiveram normal, sem alardes durante todo o dia.

Análise I
Para alguns que assistiram pelo Facebook, a entrevista não teve uma pauta. O entrevistador não sabia perguntar. Ficava o tempo mexendo no celular, o tempo inteiro e nem ligava para o que o Bernildo estava falando. Às vezes, até perguntava de novo o que Bernildo já havia respondido por que não estava atento, estava mexendo no celular.

Análise II
E sem falar que o entrevistado não convencia nas respostas. Não é um bom orador e não estava sabendo aproveitar o espaço que estava tendo para dar as explicações necessárias. Repetia demais as coisas e não saía do lugar... O assunto por diversas vezes ficou estagnado. Enfim, a análise é de que não foi uma boa entrevista. Muitos não tiveram paciência e desistiram antes da metade da entrevista, ficando resumida apenas a ala do ex-prefeito.

Reviravolta
Um nome novo surge para a disputa das eleições de 2020 no município de Murici dos Portelas. A fonte nos informou que se trata de um nome ‘técnico’ que nunca disputou uma eleição e quando anunciado deverá cair no gosto popular. O nome está sendo guardado a sete chaves e só será anunciado no início do ano que vem.

O homem acordou
Quem achava que estava parada, se enganou. A política em Caraúbas do Piauí a cada dia ganha um novo episódio. A decisão do ex-prefeito Manoel Pacheco em deixar seu nome à disposição da oposição para disputar as eleições do ano que vem gerou uma série de reações, e a política no município que tinha tudo para ser calma, poderá se tornar uma das mais agitadas da região norte do Piauí. Manelão que estava quieto até então, resolveu sair da ‘toca’ e começou suas andanças e articulações pelo município. O homem está vivo!

Oposição em Cocal
A oposição ao prefeito Rubens Vieira (PSDB), em Cocal, pretende encabeçar um único nome para disputar com o candidato do atual gestor. Segundo apurou o Boca do Povo, todos os setores oposicionistas já estão em conversas para buscar um entendimento. De acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, às articulações para o início da pré-campanha das eleições 2020 serão iniciadas ainda este ano. A expectativa é de que o grupo de oposição comece a trabalhar um único nome e que seja de consenso, uma vez que essa seria a única chance de tentar vencer o candidato do prefeito Rubens que tem uma ótima avaliação no município.

Crise no governo
Pelo menos seis empresas que locam carros para as Polícias Civil e Militar do Piauí estão ameaçando tomar os veículos nas próximas 24hs, caso o Governo do Estado não cumpra o pagamento dos R$ 6 milhões, referente aos 5 meses de atraso nos repasses. Os empresários, que não quiseram se identificar, afirmaram para a coluna do Silas Freire (encarando.com) através de um interlocutor que, desde as eleições os pagamentos ficaram irregulares, sendo efetuados de forma paliativa, apenas para evitar que os veículos fossem recolhidos. A que ponto chegou a situação do estado do Piauí.



Voltamos!
Estamos de volta com nossas RAPIDINHAS. Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: