terça-feira, 27 de julho de 2021

CORONAVÍRUS

Mais de 500 mil de piauienses estão imunizados contra a Covid-19; diz SESAPI

Esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses. 

O estado do Piauí atingiu a marca de mais de meio milhão de pessoas (500.916) imunizadas contra a Covid-19, como mostram os dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na manhã desta segunda-feira (26). Receberam as duas doses 455.878 e 45.038 vacinadas com o imunizante da Janssen que só necessita de apenas uma dose para completar o ciclo vacinal. O total corresponde a 15,22% de cobertura vacinal da população.

Esse número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses, como destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. “Esse é o resultado do planejamento e trabalho, não só da equipe da Sesapi, mas de todas as prefeituras, que não têm medido esforços, trabalhando arduamente, seja de manhã, tarde, noite, fim de semana, feriado. Tudo isso para garantir que a gente possa dar mais celeridade no processo e, sobretudo, comodidade à população para que tenha acesso a essa vacina, que é uma arma fundamental na luta contra essa doença”, avalia o gestor.

Atualmente o Plano Nacional de Imunização disponibiliza quatro vacinas para combate a Covid-19 e delas três (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac ) necessitam de duas doses para completar o ciclo de imunização, apenas o imunizante da Janssen precisa de uma dose para estar totalmente vacinado contra o vírus.

“Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2. Por isso pedimos que aqueles que precisam da segunda dose retornem aos postos de saúde, na data estabelecida em seu cartão de vacina e tome sua dose de reforço”, lembra o secretário Florentino Neto.

Os números do Vacinômetro da Sesapi também mostram que já receberam a primeira dose das vacinas 1.287.282 pessoas, o que possibilita uma cobertura vacinal de 39,23%. “Nossa expectativa é de vacinar, com a primeira dose, 80% da população de 18 a 59 anos até outubro e, até o fim do ano, estar com a nossa população 100% vacinada com, pelo menos, uma dose. Por isso, precisamos da colaboração de todos e da chegada de mais vacinas ao nosso estado”, disse Florentino Neto.

O Piauí também já recebeu 2.176.820 doses de vacinas do Ministério da Saúde e repassou aos municípios 2.120.332 imunizantes. Estão com as secretarias municipais de Saúde, para aplicação de primeira, segunda ou dose única 333.451 vacinas. Também há uma reserva técnica de segurança de 2.000 doses e 54.488 imunizantes reservados para segunda dose.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Ascom/Sesapi / Foto: Arquivo Blog

Nenhum comentário: