sexta-feira, 23 de julho de 2021

CORONAVÍRUS

Sesapi anuncia vacinação para adolescentes de 12 a 18 anos com comorbidades em todo o Piauí

A imunização deverá ser feita com a vacina da Pfizer. 

Adolescentes acima de 12 anos que tenham comorbidades específicas vão se vacinar contra Covid-19 no Piauí. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Florentino Neto. Ele considera que a vacinação dos adolescentes com 12 anos ou mais com comorbidades e deficiências permanentes é um passo à frente na imunização de toda população. Por isso, a Sesapi deve divulgar uma orientação aos municípios nas próximas horas regulamentando a vacinação deste publico no Piauí.

“Esse tema tem sido tratado pelo Governo do Estado há muito tempo. O governador Wellington Dias levantou a pauta da vacinação dos adolescentes no Fórum Nacional de Governadores. A vacinação dos adolescentes sempre foi uma grande preocupação para nós”, declara o gestor. “As comorbidades e deficiências permanentes deixam as crianças mais expostas ao risco de contrair a doença e a vacina é a nossa esperança de protegê-las contra a Covid-19. Continuamos no enfretamento a doença com todo o rigor”, disse.

Segundo Florentino, os adolescentes vão tomar a vacina da Pfizer, a única autorizada a ser aplicada em menores de 18 anos no Brasil, de acordo com a Anvisa. A vacinação dos adolescentes de 12 a 18 anos entrará na cota de 30% das vacinas destinadas no Piauí às pessoas com comorbidades e que estão relacionadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) como prioritárias para a imunização contra a Covid-19. É necessário apresentação do laudo médico no ato da vacinação.

“Estamos voltando às aulas com professores vacinados e esse grupo com deficiência e comorbidade ficaria de fora. São crianças que necessitam da escola como meio educacional, convivência social e estimulação”, afirma Florentino Neto. A imunização destes jovens e crianças vai dar maior segurança às famílias para o retorno às aulas.

De acordo com o Vacinômetro, plataforma do governo estadual que mostra o avanço da vacinação no estado, o Piauí já aplicou 1.195.712 (D1), sendo 413.844 (D2) e 37.362 (D2). Para acompanhar a evolução da vacinação basta acessar www.saude.pi.gov.br/vacinometro.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM/ SESAPI

Nenhum comentário: