segunda-feira, 2 de maio de 2011

BARRAGEM DOS ALGODÕES

Vítimas de Algodões I participaram de protesto por melhores condições de vida
Quase dois anos após a tragédia que matou nove pessoas e deixou quase duas mil desabrigadas, os trabalhadores afetados pela barragem de Algodões I ainda protestam por seus direitos. Um grupo de vítimas participou na manhã da última quinta-feira (28) do Dia Nacional de Mobilizações, realizado em Teresina. A manifestação é uma reunião de vários movimentos sociais que lutam por melhores condições de trabalho e salários mais justos.

As vítimas de Algodões I reivindicam as ajudas de custo e indenizações prometidas pelo Governo do Estado e por infraestrutura básica em suas residências. “Ao todo somos 1.033 famílias, mas o governo só oferece ajuda a 219 famílias. As outras vivem basicamente do Bolsa Família e do Bolsa Escola”, afirmou Corcino Medeiros dos Santos, presidente da Associação das Vítimas do Rompimento da Barragem de Algodões I.


 Além da falta de apoio financeiro do governo, as casas construídas para as vítimas não contam com serviços básicos. “Sem água e luz as famílias recorrem aos cacimbões [poços artesanais] dos vizinhos ou então vão até o rio para poder banhar ou lavar seus pertences. Com relação à energia não tem o que se fazer. Todas as instalações foram feitas, mas a água e a luz nunca chegaram”, informou o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Buriti dos Lopes, Elias Sousa de Carvalho.

Outra reclamação dos moradores é com relação à falta de terras para a subsistência das famílias. “Nos tiraram do local de onde morávamos e nos mandaram para um local onde não tem espaço para plantar. Muitas famílias nem foram para as vilas, por não ter como se manterem lá”, denunciou Maria Verinalria, moradora da Agrovila Boa Esperança, no município de Buriti dos Lopes.



Em mais uma tentativa de chamar a atenção do governo, as vítimas de Algodões realizarão uma nova manifestação no dia 27 de maio. A data marca os dois anos em que a barragem rompeu.
 
Fonte: Cinnara Sales e Gisele Alves / Fotos: Dantércio Cardoso

5 comentários:

JOÃO JOSÉ disse...

SÓ GOSTARIA DE SABER PORQUE QUE ATÉ HOJE NINGUÉM FOI PRESO POR TER MATADO ESSAS PESSOAS?
IMPUNIDADE ROLA SOLTA NESTE PAÍS.
SÓ TEM JUSTIÇA PRA POBRE!!!!!!!!!!!

PAULA disse...

uma coisa eu sei: tem político aqui na cidade que quer ser prefeito e ganhou muito foi dinheiro as custas desse povo..todo mundo saber e todo mundo fecha os olhos pra isso. VERGONHA.

Anônimo disse...

essa e quente dia 28 04 vitimas dos algodões foran a teresina,eles descobriran q foram roubado.o governo federal liberou para cada familias vinte e cinco mil reais,eles receberam apenas cinco mil.agora entraram com uma ação na justiça,e logo vai ser descoberto quem desviou os vinte mil,governo do estado ou municipal.

Anônimo disse...

Eu também sei de uma história de que teve um politico local e um secretário que receberam muito dinheiro as custas da miséria desse povo.

Anônimo disse...

talvez se estivesse morrido ao menos um cacho dessas tais pessoas, eles nunca teriam esquecido dessas pobres pessoas.ou então ja teriam feito suas casas iguais a um palácio.E ñ uma porcaria como foi feita algumas casas.