segunda-feira, 30 de maio de 2011

CRIANÇAS EM MINI PAU-DE-ARARA

Crianças vão à escola em mini pau-de-arara em Buriti dos Lopes
Em pleno século 21, sob uma temperatura de mais de 34º, dezenas de alunos da zona rural do município de Buriti dos Lopes, se deslocam todos os dias para a escola em cima de uma camionete, ou seja: um mini pau-de-arara. A maioria das crianças residem a cerca de 8 quilômetros da cidade e como as estradas são de terra, a viagem se torna um martírio.

O calor é insuportável, já que a camionete é coberta por uma lona o que faz com que a sensação de calor seja ainda maior, mas o principal problema é o risco de acidentes. Não é raro ver estudantes pendurados nas grades dos mini pau-de-arara e alguns até com o corpo para fora do veículo. 

“A gente vem conversando e cantando para chegar mais rápido. O pior é entrar na escola todo suado. O sol deixa a gente tonta e com sono”, comentou uma criança de 12 anos.  

O que poderia ser feito, já que não existem vans e nem ônibus para essas localidades, é que pelo menos cada veículo deveria circular com a presença de um adulto para tomar conta das crianças durante a viagem.  Outro fato irregular é que esses transportes escolares não poderiam trafegar pela BR, e assim mesmo eles andam livremente sem nenhuma fiscalização por parte da PRF. 

Um leitor fez dois flagrantes do mesmo veículo transportando crianças sem a presença de um adulto e nos enviou as fotos.  Nós falamos com outra criança que estuda da Escola Nasila Pires. “A gente sempre vem sozinho e essa capota quando estamos vindos para a escola ela esquenta muito. Não é bom viajar com o sol na cara, levando poeira, mas a gente também não quer deixar de estudar”, disse um menino que estuda à tarde. Ele mora no povoado Olho D’água. 

O argumento de pessoas ligado a PMBL é que a estrada da região é de terra e, por isso, o transporte só pode ser feito em camionete porque ônibus não passa de jeito nenhum. E como os alunos não podem deixar de freqüentar a escola, tem que mandar este tipo de transportes, mesmo sabendo do risco.

Uma pergunta que intriga ao Portal e as pessoas que procuraram nossa reportagem, é se não seria possível mudar esses mini pau-de-arara por Vans?

Por: Frank Cardoso / Fotos: J.M.C. (Leitor)

12 comentários:

Anônimo disse...

SABE QUANDO É QUE ELES VÃO DEIXAR DE CARREGAR CRIANÇAS DESSE JEITO? NO DIA QUE UMA CAIR!!!!!!!
ESPERO QUE NUNCA ACONTEÇA, MAIS NESSE PAÍS SÓ SE FAZ ALGUMA COISA DEPOIS QUE ACONTECE UMA M&*$@.

Vasconcelos disse...

Cadê o dinheiro do transporte escolar? Essas crianças passam um verdadeiro perigo por que essa estrada é toda acabada. Aqui em Buriti ninguém ta nem aí pra nada!!!
Cadê o MP que não ver isso?

Marcos disse...

Vai chegar o SÉCULO 31 e vai continuar assim...
Num vai mudar nunca...
É uma pena...

Anônimo disse...

Agora pergutem quanto é gasto com o transporte escolar em nosso município? Rios de dinheiro... e por que será que isto acontece? Que são os beneficiados nessa história? Os alunos ou os donos de transporte? Expliquem-se agora meus caros sanguessugas do dinheiro do povo.

Anônimo disse...

pois é meus amigos é triste ver a situação desses alunos da maneira que são transportados,como animais. eu lembro como se fosse hoje ouvindo um pronunciamento do atual secretário de educação na fm do povo criticando a forma como era transportados os alunos a dez anos atras, e ate hoje continua amesma coisa,é como disse o comentário anterior vai chegar o SECULO 31 E nada vai mudar, poia que mais criticava hoje estar afrente da educação a 7 anos e nada fez, ele não ver ,não ouvi e nem fala.

Anônimo disse...

QUERO Q ALGUEM FAÇA COMENTARIOS ASSUMIDO E DIGA EM Q CIDADE DO PAIS NÃO TENHA CARRO ABERTO TRANSPORTANDO ESTUDANTES.VCS PRECISAVA TER ASSISTIDP O JN NO AR P/FASER TAMANHO A CRITICA,E LEMBRE-SE AINDA TA EMPREGANDO PAI DE FAMILIA.

Anônimo disse...

Se fosse por isto na Amazonia os alunos não iam de embacarção e sim de helicoptero.NÃO IMPORTA O MEU USADO PRA IR ATE A ESCOLA O IMPORTANTE É CHEGAR LÁ.O que não pode é as crianças ficarem sem estudar.

FREITAS disse...

QUER DIZER ENTÃO QUE PORQUE O FANTASTICO MOSTROU OUTRAS CIDADES USANDO DA MESMA PRÁTICA, EM NOSSA CIDADE TAMBÉM TEMOS QUE SEGUIR?
O QUE O FANTÁSTICO VEM FAZENDO É DENUNCIAR PRA VER SE AS COISAS MELHORAM.
VEM MUITOS RECURSOS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR. E MAIS: QUEM TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR UMA CAMIONETE DESSA TAMBÉM TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR UMA VAN.
CAD~EO MINISTÉRIO PÚBLICO DESSA CIDADE?

Beleza? disse...

rapaz + eh kda comentario maluco aki...
...oh JEGUE, se na Amazônia existe poucas estradas, vc keria q os alunos fosse d q?
na sua kbça?
lógico q tem q ir d barco j q eh o meio d transporte q existe por lá...
...o q os kra kizeram dizer eh q aki o muleke estão indo d pau-de-arara...
...tudo bem q as crianças tem q ta na escola...
...+ ñ d kualker jeito neh JEGUE...
..acima d tudo o PODER PÚBLICO tem q t responsabilidade com essas crianças seu JEGUE...
..Oh quando for comentar pensa um poko pra num screver asneira...
FUI...

Anônimo disse...

é meus amigos a coisa está mais triste do q/imaginei,pois enquanto existir gente com mentalidade de JEGUE,como este garoto diz ,q/transportar alunos de qualquer jeito estar correto é muito idiotice mesmo.O JN E O FANTASTICO fizeram foi denuciar estes municipios q/ praticam estas irregularidades meu caro JEGUE,não copiá o errado. cader o ministério Público/???

Justiceiro disse...

Cadê a boquirrota, a falastrona da prefeita e do secretário de educação? Sempre se esconderam por trás de uma máscara. Viviam apontando o dedo para outros, dando solução para tudo. E agora? Onde estão esses indivíduos? Só se usufruem do dinheiro do povo. Estupraram o nosso município e extorquiram os recursos públicos.

JUSTICEIRO disse...

Esta advertência do Portal cheira-me a sensura. Será? Será que estão querendo calar a voz que grita por justiça, amordaçar o povo?
Será que o Portal está sendo pressionando em relação a publicação das opniões sobre as matérias editadas? Será que houve alguma advertência formal, ou ameaça de quem quer que seja? Estão querendo inibir a opinião do povo?
Senhores(as), desabafos de quem está cansado de vê situações indignantes, fraudes, maracutaias, corrupção, desvio de dinheiro público, sempre são mais incisivos, sem rodeios, a verdade nua e crua, doa a quem doer. Principalmente quando há impunidade.
Espero que não se faça como na época da ditadura, onde se tinha delatores de platão, tratando de subversivos quem lutava (por ideologias políticas ou não) contra os horrores de um regime autoritário.
Será que os anônimos representantes da voz que grita (que nunca se cala, que clama) por justiça estão sendo grampeados?
Como sempre o povo é o culpado, o punido, o castigado, não pode chorar, nem dizer ai, pois os seus algozes (políticos e poderosos)são intocáveis, e podem cometer livremente todo o tipo de atrocidades contra o povo.
Meu povo não fale a verdade, não comente nada, não sejas duro com as palavras (seja comedido), seja cego, surdo e mudo, pois senão poderás ser punido.
José,
E agora,José?
Ei moço está nos ouvindo?
Tá vendo ai moço?
Quem poderá nos salvar?