sexta-feira, 20 de maio de 2011

BURACOS PODEM ENGOLIR CASAS

BURITI DOS LOPES – Erosão avança e ameaça ‘engolir’ casas no bairro Acampamento
A coisa ta ficando feia! Em decorrência das últimas chuvas, a força das águas de um pequeno riacho nas ruas Bernardino Rego e Santa Luzia, no bairro Acampamento, agravou a erosão já existente no local e praticamente cortou a rua.

Boa parte do terreno cedeu, dando espaço a uma cratera gigantesca, que agora ameaça a segurança das residências situadas em seu entorno.

De acordo com a moradora Georgina Maria do Nascimento, residente na Rua Santa Luzia há muitos anos, o problema já é antigo.
Ela relatou que antes o local era passagem de um riacho, mas devido às construções desordenadas de casas e empreendimentos comerciais foi necessário compactar o terreno, o que pode não ter sido feito da forma correta. E hoje os moradores estão sentido o drama da desorganização.
“As chuvas do inicio desde mês foi a que mais causaram todo esse estrago. Minha casa quase foi derrubada por uma avalanche de areia e água que desceu rua abaixo. Já na rua fiquei surpresa por que o terreno cedeu muito rápido”, disse dona Georgina.

A dona de casa Maria Dalva da Silva, moradora da Rua Bernardino Rego, explicou que o terreno começou a romper no início de janeiro, mas só veio abaixo após as recentes chuvas, do mês de abril e maio.

Maria explicou que o problema já era visível, mas nunca foi dada a ele a atenção necessária. Agora, a erosão ameaça engolir não só a rua, como também as casas e terrenos situados nas proximidades. “E o pior de tudo isso é que este buraco serve também para as pessoas jogarem bichos mortos e causa um fedor horrível. Aqui são oito casas que estão ameaçadas de cair a qualquer momento”, explica à moradora.

 “O que nós pedimos é que a Prefeitura possa mandar tapar estas crateras pra tentar conseguir pelo menos amenizar esta situação aqui desta área do bairro, até já reclamamos, mas não vimos ninguém por aqui”, declarou Francisco da Silva.

O avanço da erosão prejudica, ainda, por que canos de água da Agespisa estão descobertos podendo ser quebrado há qualquer momento o que poderia deixar os moradores da região por um bom tempo sem água.
No início da manhã de ontem, alguns moradores se reuniram no local para jogar pedras e entulhos para tentar entupir um pouco da cratera, só que sem um auxilio de uma caçamba e uma enchedeira o serviço será em vão, uma vez que se for fazer o trabalho numa carroça levará dias para ser solucionado.

Os moradores esperam que com essa reportagem a Prefeitura se sensibilize com o caso e mande alguém ao local para verificar de perto a situação, e que possa arrumar alguma solução para o problema, pois dezenas de casas estão ameaçadas.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

11 comentários:

Anônimo disse...

ISSO AÍ TUDO É RUA?
COMO DIABO É QUE FAZ PRA ENTRAR CARRO PRA ESSES LADOS?
EITA PIULA.

Anônimo disse...

é rua sim meu amigo!
e vc ta vendo aí ta desse jeito neh..rsrs
e a prefeitura não vai fazer nada pode ter certeza disso.

Unknown disse...

Todo ser humano passa por turbulências em sua vida.A alguns falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma.Uns lutam para sobreviver.Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranqüilidade e da felicidade.
Que pão falta em sua vida?
Por:buritiprafrente@hotmail.com /de: Augusto Cury

Anônimo disse...

ATÉ QUANDO ESSES MORADORES VIVERÃO COM NESSA SITUAÇÃO?
NINGUÉM VAI FAZER NADA PRA AJUDAR ESSE POVO?
ALGUM EMPRESÁRIO DA CIDADE QUE SEJA PROPRIETÁRIO DE UMA CAÇAMBA PODERIA DISPONIBILIZAR UM DIA DE SERVIÇO PRA ESSA GENTE.

Anônimo disse...

é perece que é preciso o Batista Brito começar a trabalhar nesta area tambem já que eu só vejo os carros dele indo deixar gente nos hospitais,fazendo mudança que seria um trabalho da prefeitura

Anônimo disse...

minha gente, olha o jeito que são as ruas desse bairro, pelo amor de Deus alguém faça alguma coisa.

Anônimo disse...

Até parece que nas duas últimas eleições o Batista Brito não apoiou, emprestou dinheiro e pediu votos para a atual prefeita, tudo por interesse. Agora faz de conta que, também, não é responsével por todo esse abandono. É TAMBÉM RESPONSÁVEL SIM.
Atentai bem, povo do meu BUUUUUUUUUURITI!!!!!

Anônimo disse...

É triste ver isso. Pelo jeito é uma comunidade pobre e pobre só tem vez em tempo de eleição.
2012 é uma grande oportunidade de dar um basta nessa calamidade. 0 bairro acampamento tem muito
eleitores e em 2012 vcs vão ter o troco. Acorda
acampamento e acorda Buriti.

Anônimo disse...

O triste é vê uns e outros aproveitadores de plantão querendo mais uma vez enganar esta população carente. Todo o cuidado é pouco com estes malas.
Foram enganados, e se não ficarem espertos vão ser enganados novamente.
A situação é muito dificil, e a tendência é piorar ainda mais.
Cuidado com estes pseudos salvadores de plantão. Eles fizeram e fazem parte desta terrível administração, são culpados também por este caos, pois colaboraram direnteamente para esta triste situação.
Lotearam o voto dos eleitores, e o povo mais uma vez paga a conta.

Jornal da Parnaíba disse...

Desmatar margens de rios, riachos, igarapés, lagoas e outros pontos de água dá nissso. Sei que são moradores de baixa renda e muito possivelmente desconhecem as leis ambientais, mas infelizmente a verdade que que essas pessoas estão cometendo crime ambiental.

O correto seria retirar todos dali e repovoar com plantas nativas as margens do riacho. Com muito trabalho de conscientização e um pouco de sorte talvez um dia o riacho voltasse a correr nomalmente.

Isto é a natureza pedindo socorro e o homem sem entender a linguagem continua matando de sede e fome seus futuros netos e bisnetos.

Anônimo disse...

Tudo isso é consequência das mãos do homem, pois antes de ser abitado carroceiros de nossa cidade acostumava a tirar barro e areia desse local e ficou o rastro da destruição por isso encontra-se deste jeito, mas alguma providência tem que ser tomada.