quinta-feira, 26 de maio de 2011

ALUNOS ANDAM MAIS DE 6 QUILÔMETROS A PÉ

Buriti dos Lopes - Más condições de estradas obrigam estudantes a andarem até 6 quilômetros a pé
Alunos procuraram o Portal Boca do Povo para relatar o que está acontecendo

Alguns estudantes da região do Salgadinho e Espírito Santo, Buriti dos Lopes, fizeram queixas das condições das estradas vicinais do município naquela região, vias que são utilizadas, como único caminho, pela população que mora nos povoados, e em assentamentos, pequenos produtores, que precisam transportar produtos, além de alunos que utilizam ônibus escolares para assistir aula na sede do município estão sendo prejudicados pelas más condições dessa estrada.
Iracélia Rodrigues Sousa, 19 anos, moradora da localidade Espírito Santo, e que cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Dep. Francisca Trindade em Buriti dos Lopes, afirma que pelo menos 12 alunos que residem nos povoados daquela região são diretamente prejudicados com a precariedade das estradas. “Com as chuvas, os povoados ficam praticamente isolados”, comenta.

Ela explica que a rota passa próximo de sua residência, só que com a buraqueira o ônibus fica impossibilitado de passar por lá. “Temos que andar mais de 6 quilômetros todos os dias para pegar o ônibus, já faz mais de mês que estamos nessa situação, pedimos ajuda das autoridades do município, pois se torna muito cansativo”, disse a estudante.

 “Não tem jeito de ônibus passar pela estrada. Alguns estudantes percorrem o trecho a pé por quase uma hora”, fala Maria de Lourdes Rodrigues Rocha, 16 anos, aluna do 1º ano do ensino médio da Francisca Trindade.
A estudante Sandra dos Santos Costa, 19 anos, aluna do 2º ano do ensino médio vai além e faz um desabafo. “Tem dia que temos que sair de casa sem almoçar, por que às vezes saímos antes das 11hs, e como vamos a pé temos que sair cedo, quem tem bicicleta tudo bem, e quem não tem?” desabafa a estudante.

Ela vai além: “Como é que um aluno com fome dentro de uma sala de aula pode ter um bom desempenho?” volta a desabafar a estudante do 2º ano.
O que os estudantes querem com essa reportagem é que a prefeita municipal se sensibilize com a situação que eles estão vivendo e possa mandar arrumar a estrada para que o ônibus volte a fazer a sua rota normal.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

12 comentários:

Anônimo disse...

Quero nesta oportunidade falar um pouco do transporte dos universitários de Buriti e pedir para a prefeita que não fizesse acordo com esse transporte pois afinal de contas o transporte não é gratuito nos pagamos, e pra calar a boca de quem ate pouco tempo não sedia seus onibus nem pro velório da prefeita ta muito bom agora só que se nos não tivermos R$ 3,00 não vamos pra faculdade.O ÔNIBUS QUE ESTA INDO AGORA É UM LIXO, O MOTORISTA TA PRA MATAR TODO MUNDO DE TANTA CARREIRA.TOMEM PROVIDENCIA

PAULA disse...

realmente a estudante está certa, como é que ela vai ter um bom desempenho dentro de sala de aula se ela já chega morta de cansada e com fome?
prefeita vamos trabalhar...

LIGADO disse...

PREFEITA IVANA MANDE ARRUMAR ESSA ESTRADA, OS ALUNOS ESTÃO INDO PRA AULA COM FOME. ISSO É UMA VERGONHA.
EITA BANDO DE POLITICOS SEM COMPROMISSO.

Anônimo disse...

todo dia esse portal tem uma novidade sobre essa administração desastrosa..ivana ta na hora de renunciar...ainda é tempo faça esse bem pra sociedade buritiense..ou então eu vou chamar a rose pra te expulsar da cidade.

Anônimo disse...

onde está o ministerio puplico(promotora) que naõ faz nada? ou tinnha esquecido que em nossa cidade a promotoria puplica é SEGA.SURDA E MUDA.

Anônimo disse...

ISSO É BRASIL!!!!!!
...Brasil mostra a sua cara...
o Buriti ta acabado!!!!!!!!

Ligado disse...

É mesmo concordo com o primeiro comentário a prefeita acha que pode fazer e acontecer com o transporte de nós universitários, certo que ela ajuda mais poderia consultar agente primeiro pra depois então tomar alguma decisão ao beneficiar alguém.Tomara que o dono desse ônibus num faça o que ele fez com os alunos do Salgadinho, deixou os alunos na estrada e mandou seu motorista vim embora.

Esperto disse...

EI PESSOAL VEM AI MAIS UMA LAVAGEM DE DINHEIRO PÚBLICO, UM SECRETARIO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO VAI COLOCAR UM POSTO DE GASOLINA, SÓ RESTA SABER O NOME:POSTO DA VOVÓZINHA PMBL OU POSTO SÃO JUDAS.kkkkkkkkk

Anônimo disse...

eita povo dificil de agradar , ha alguns mêses atrás as maquinas que estavam no municipio recuperando as estradas foram praticamente tomadas a força , dizem que até por mando de um deputado bem votado aqui na cidade, agora ficam criticando a adm. SERA DE QUEM É A CULPA DO DEP. OU DA PREFEITA?

Anônimo disse...

O Buriti desde os tempos da Zezita Sampaio foi mandato por mulheres. Hoje mais do que nunca.
Saudade dos imperio dos Homens

A prefeita, a Juiza, a promotora e agora a delegada.
É o imperio das amazonas. Pergunta-se será que melhorou?
a segurança, a educação, a justiça, a saude.
tem gente com saudades dos prefeitos, delegados e juizes cachacheiros e raparigueiros!
Eramos felizes e não sabíamos!

Anônimo disse...

a nossa cidade era pra ser um mar de rosas,bem cuidada afinal de contas são quatro mulheres a frente administraçaõ,as MULHERES QUE ME PERDOEM,mas estas 4 é um atraso p/ nossa cidade,EITA MULHERES DESCOMPROMISSADAS!!!!!!

Anônimo disse...

BOM CONSELHO PRA DELEGADINHA
E, a delegada que embora seja Ceará, adorou a cidade de Parnaíba e já passou a morar lá. A exemplo de todas aquelas pessoas que ganham mais de R$ 5 mil reais, ninguem quer morar aqui. Com 5 mil pode-se morar numa casa boa, alugada por mil reais próximo à Praia. Colocar os meninos para estudar no Colégio das Irmãs.Curtir uma boa vida. Enquanto isso! Os buritienses que se explodam!
Doutora, a senhora mal começou já não está cumprindo os horários.
Daqui uns dias vai ficar igual aos outros. Em Buriti já teve delegado que se vendia na "boca de fumo" até por um real, já dizia um usuário de Drogas muito conhecido na cidade.
Um outro saia de Buriti todos dias a partir das 13 horas, na a única viatura da delegacia e só retornava de Parnaiba, no dia seguinte.
Outro só prendia pobrezinho. Traficante, filho de comerciante e de políticos, podiam fazer merdas à vontade.
Conselho é conselho! Não se ofenda doutora!