sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

PRECAUÇÃO

Rubens Vieira sugere e governador Rafael cria gabinete de crise para atender famílias alagadas

Deputado e o coordenador Douglas Lima se reuniram com a secretária da Defesa Civil na quinta-feira (26). Rubens citou como exemplo a cidade de Parnaíba. 

O deputado estadual Rubens Vieira (PT) sugeriu ao governador Rafael Fonteles a criação de um gabinete de crise para monitorar e tomar ações concretas em relação aos estragos causados pelas chuvas em diversas cidades do Piauí. Ele estava acompanhado de Douglas Lima, que comanda a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios, na visita que fez na quinta-feira (26) à secretária estadual da Defesa Civil, Norma Nogueira.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Rubens Vieira citou o exemplo de Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí. Lá as chuvas provocaram prejuízos em vias públicas, alagamentos e famílias precisam de auxílio. Rubens já acionou a Defesa Civil e pediu auxílio à Sasc.

Rubens Vieira e Douglas Lima com a secretária da Defesa Civil, Norma Nogueira 

E na manhã desta sexta-feira (27), o governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) instituiu um Comitê de Crise para adoção de medidas de emergência em razão das fortes chuvas e enchentes que atingem algumas regiões do estado. O decreto que cria o comitê foi assinado na quinta e publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, data em que passa a vigorar.

A gestão estadual justifica que há risco iminente de acidentes, decorrentes dos alagamentos e inundações ocasionados pelas fortes chuvas e enchentes dos rios que cortam o Piauí. O Comitê será formado pelos seguintes órgãos estaduais: Secretaria de Governo, Secretaria da Defesa Civil, Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Diretos Humanos, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Infraestrutura.

Rafael Fonteles (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

O coordenador do comitê será o secretário de Governo Marcelo Nolleto, que ficará responsável por convocar reuniões com os órgãos envolvidos. Na ausência dele, a coordenação será exercida pelo secretário estadual da Defesa Civil Igor Neri.

“O objetivo do Comitê de Crise é efetivar o conjunto de ações necessárias à prevenção, antecipação e resolução da crise instituída devido aos alagamentos e inundações e a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade”, diz o decreto.

Será criado um canal por meio do WhatsApp para facilitar o compartilhamento de informações relevantes sobre alagamentos e inundações por parte dos cidadãos.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações do Lupa1 e Arimatéa Carvalho

Nenhum comentário: