sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

RAPIDINHAS

 

Estamos de volta

Estamos voltando nesta sexta (27) com nossas RAPIDINHAS para os leitores que acessam o Portal Boca do Povo, e querem se inteirar das últimas da política, entretenimento e outros fatos. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Vai sacudir

Um fato novo e histórico deverá sacudir Buriti dos Lopes em breve. Principalmente, o mundo político que ficará de boca aberta. O blog já teve acesso ao teor do que irá acontecer e garanto a vocês, vai abalar as estruturas do BL.

Desvendado o mistério

Entre os dias 12 e 15 desde mês, um dos institutos de pesquisa mais conceituado do estado do Piauí, o Amostragem, esteve realizando um levantamento no município de Buriti dos Lopes. Eram dezenas de perguntas das mais diferentes possíveis, e por conta disso, muita gente ficou curiosa para saber quem tinha encomendado.

Tivemos acesso

Pois bem, o blog descobriu e teve acesso as dezenas de páginas dos questionários e conseguimos alguns números que a partir de hoje passaremos a divulgar aqui nesta coluna e em matérias no Boca do Povo. Confira abaixo só um aperitivo que vem por aí...

Alto índice de aprovação

De acordo com os números pesquisados, a administração municipal que tem a frente o prefeito Júnior Percy teve um alto índice de aprovação. Quando perguntado se o entrevistado aprova o governo municipal, 90% disseram que aprovam, 8,33% não aprovam e 1,67% não sabe/não opinaram.

Avaliação em alta também

Já quando perguntado como o entrevistado avalia a administração municipal, as respostas foram as seguintes: para 43,33% a gestão é ótima; é boa para 30,33%; já 18,67% disseram que é regular; é ruim para 1,0%; para 4,33% é péssima e 2,33% não sabe/não opina.

Gestão aprovada

Esses primeiros números que estamos publicando mostra que a gestão do prefeito Júnior Percy caiu no gosto da população. O levantamento também avaliou o cenário político visando as eleições municipais de 2024.

Transferência de votos

Um fato que chama a atenção é a força na transferência de votos do prefeito Júnior Percy para quem ele indicar para a sua sucessão. Eleito com cerca de 55% dos votos em 2020, de acordo com o atual levantamento, o prefeito conseguiria transferir hoje, 50,50% para seu candidato, já cerca de 24% votaria no candidato da oposição e pouco mais de 25% ainda não sabe ou não opinaram.

Rejeição

Já no quesito rejeição, o ex-prefeito Bernildo Val continua sendo o político mais rejeitado do município de Buriti dos Lopes, o que deve atrapalhar seus planos para uma possível candidatura ano que vem.

Quer ser professor

Depois de ter conseguido a liberdade, ainda que provisória, o jovem de Buriti dos Lopes, Willian da Silva, preso injustamente na cidade de Cocal e transferido para penitenciária em Parnaíba, agora pretende prosseguir com sua vida. Aprovado para o curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o jovem segue o sonho de se tornar professor.

Vai iniciar faculdade

“A partir de agora vou iniciar minha faculdade, tentar crescer mais ainda e tentar continuar minha vida como de costume, que foi sempre trabalhando, batalhando pelas minhas coisas. Se Deus quiser, vou me formar em pedagogia, ser professor”, disse ele.

Mesa e Comissões

Os deputados estaduais eleitos Rubens Vieira, Gil Carlos e Dr. Vinícius, todos do PT, vão formar um bloco na Assembleia Legislativa. "Nossas decisões serão conjuntas, em sintonia, com voto unificado", conta Rubens Vieira. Os três são deputados de primeiro mandato.

Forte em Parnaíba e região

Rubens Vieira é ex-prefeito de Cocal e forte liderança nos 13 municípios da Planície Litorânea. Em 2024, ele pode sair candidato a prefeito de Parnaíba, onde foi o estadual mais bem votado da base, com mais de 6 mil votos. O futuro parlamentar já tem cumprido agenda na segunda maior cidade do Piauí, com regularidade.

Caxingó

As obras coordenadas pelo ex-prefeito de Caxingó, Dr. Washington ficaram marcadas como “obras sonrisal”. Desde que deixou a prefeitura em janeiro de 2021, já foi noticiado a queda de teto de UBS, desmanche de praça e agora o afundamento e derretimento de calçamento, todas obras que o ex-gestor estava à frente. Ao que tudo indica, feito com material de péssima qualidade.

Dificuldades em Ilha Grande

Observadores equilibrados da cena política de Ilha Grande, cidade da planície litorânea do estado, analisam que a prefeita Marina Brito "enfrentará muitas dificuldades para se reeleger". Será?

Dr. Hélio de olho

Marina Brito, segundo os mesmos observadores, enfrentará, ao que tudo indica, um adversário muito forte que deverá ser indicado pelo grupo do deputado estadual Dr. Hélio, muito forte naquela região. O parlamentar está de olho nos acontecimentos na cidade.

E em Bom Princípio?

Em Bom Princípio do Piauí comenta-se que, pelo menos por enquanto, ainda não surgiu uma candidatura capaz de derrotar o ex-prefeito Apolinário Costa. O atual prefeito Lucas Moraes, queimado do jeito que anda, seria presa fácil nas eleições vindouras.

Murici dos Portelas

Em Murici dos Portelas o candidato da situação não deverá ser a atual prefeita Chaguinha. Mais perdida do que ‘cego em tiroteio’, a mulher vem fazendo uma administração desastrosa naquele município. Dr. Ricardo (se puder) deverá ser o candidato ou, terá que tirar algum “coelho” da cartola.

Caraúbas do Piauí

Em Caraúbas do Piauí, o ex-prefeito Manoel Pacheco deve ser o candidato da oposição mais uma vez, já que nenhum outro nome tem surgido com força naquele município até o momento. Mas, para tomar da situação, terão que rebolar muito.

O candidato de Mão Santa

Circula na imprensa da capital que o deputado estadual do MDB Dr. Hélio Oliveira, que vai para o seu terceiro mandado a partir de fevereiro próximo, surpreendentemente deve ser o candidato do prefeito Mão Santa, em Parnaíba. Será?

Conversas avançadas

Dizem até que as conversas entre Mão Santa e Hélio Oliveira estão bastante avançadas mesmo com o provável candidato sendo da base do Governo que o prefeito da Parnaíba não apoiou.

Curiosa situação

Comentam ainda que, caso seja confirmada a candidatura de Hélio Oliveira pelo grupo de Mão Santa, Parnaíba terá dois fortes candidatos da base de Rafael Fonteles na disputa. O outro será apoiado pelo deputado federal eleito e ex-prefeito Florentino Neto. E deve ser a esposa de Florentino.

Copa Coroense 2023

Começa neste sábado (28), mais edição da competição de futebol mais aguardada e disputada da região. A Copa Coroense, realizada no povoado Coroa de São Remígio, zona rural de Buriti dos Lopes tem a maior premiação da planície litorânea. O evento é realizado pela Prefeitura com organização da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. Um grande público deverá se fazer presente.

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações do Feitosa Costa e Arimatéa Carvalho

Nenhum comentário: