quarta-feira, 3 de maio de 2023

CUIDADO

Polícia Civil do Piauí faz alerta sobre novo golpe em aplicativo de mensagem 

Além de aplicativos de mensagens, esses criminosos também utilizam as redes sociais e qualquer outro meio eletrônico para aplicar esses golpes. 

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil do Piauí, identificou um novo tipo de golpe aplicado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Os criminosos, na tentativa de obter informações pessoais ou subtrair quantias em dinheiro, enviam uma mensagem de texto acompanhada de um link, informando que a vítima supostamente fez uma transação bancária.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Através desse link, a pessoa mal intencionada do outro lado da tela, que geralmente se apresenta como se fizesse parte da equipe de um banco, finge dar a opção para que a vítima confirme se foi ela ou não quem fez essa transação. Ao clicar nesse link, automaticamente dados pessoais podem ser roubados e o aparelho celular é clonado, fazendo com que o criminoso passe a ter controle total do que é acessado.

Além de aplicativos de mensagens, esses criminosos também utilizam as redes sociais e qualquer outro meio eletrônico para aplicar esses golpes. O Delegado Odilo Sena, do 6º Distrito Policial, alerta que é preciso agir com cautela e até desconfiança quando se trata de receber mensagens repentinas relacionadas a transições bancárias.

“Interagir com quem não conhecemos sempre é arriscado. A população deve buscar informação antes de se precipitar clicando num link desconhecido ou respondendo uma mensagem. Meu banco realmente faz esse tipo abordagem? É comum que um desconhecido peça a senha de algo tão pessoal? Cautela, desconfiança e a busca por informação são medidas necessárias. Com as redes sociais e o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais expostos. É preciso redobrar os cuidados”, frisou o Delegado.

Quem tiver sido vítima desse golpe, deve procurar imediatamente seu banco e relatar o ocorrido. Em seguida, pode procurar o distrito policial mais próximo de sua região para que os procedimentos cabíveis sejam tomados e encaminhados aos órgãos competentes.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: SSP-PI

Nenhum comentário: