quinta-feira, 4 de maio de 2023

ESCLARECIMENTO AOS PROFESSORES

Prefeitura de Caxingó publica Nota de Esclarecimento e desmente SINTE

De acordo com a Nota, o Sindicato altera a verdade em publicar notícia mentirosa, numa tentativa clara de colocar os profissionais da educação contra a Administração Municipal. 

A Prefeitura Municipal de Caxingó, que tem a frente o prefeito Magnum Cardoso (PP), emitiu na manhã desta quinta-feira (04), uma Nota de Esclarecimento desmentindo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí – SINTE, Regional Parnaíba, sobre a publicação de uma Nota em que afirma que a gestão municipal não cumpriu acordo para efetuar pagamento das verbas do FUNDEF aos profissionais da educação. 

A Nota deixou a Administração Municipal revoltada, uma vez que a gestão do prefeito Magnum Cardoso, desde que assumiu o município em janeiro de 2021, vem honrando acordos com a classe, pagando débitos altíssimos deixado pela gestão passada, inclusive em acordos celebrados por iniciativa da atual gestão e com a presença do SINTE e professores da rede municipal. 

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

O prefeito Magnum e sua equipe garante que continuará a honrar seus compromissos, mas, agirá sempre dentro da legalidade. A administração “Agora é vez do povo” lembra também que tem sido uma gestão que valoriza a classe dos professores e continuará a valorizar.

VEJA A NOTA DE ESCLARECIMENTO ABAIXO!

Em resposta a nota divulgada pelo SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO PIAUÍ-SINTE, Regional Parnaíba, esclarecemos que a mesma falta com a verdade ao afirmar que o município de Caxingó manteve sua posição pela não celebração de acordo para pagamento do rateio das Verbas do FUNDEF.

A verdade é que, o município de Caxingó foi claro em afirmar que tinha sim interesse na realização do aludido acordo, entretanto, por se tratar de verba Federal, depende da autorização dos órgãos de controle. Frisa que tudo isso ficou registrado na audiência realizada no último dia 03 de maio, que fica gravada e poderá ser visualizada no sistema PJE mídia.

Após o município apresentar manifestação de realização de acordo, a UNIÃO apresentou manifestação pela impossibilidade do rateio nos seguintes termos:

“não é possível o rateio entre tais profissionais de 60% do seu valor, considerando o entendimento firmado pelo TCU acerca do tema, chancelado pelo STF na ADPF 528, que possui eficácia erga omnes e ex tunc.”

(manifestação da união)

O Ministério Público Federal seguiu a mesma linha de pensamento da União, pela impossibilidade de realizar tal acordo.

Feitas as considerações acima, o município de Caxingó repudia totalmente a fala do SINTE- Regional Parnaíba, pois o mesmo altera a verdade em uma tentativa clara de colocar os profissionais contra a Administração Municipal de Caxingó.

Como já afirmado, o município manteve o desejo de firmar o acordo, contudo, não obteve autorização pelo TCU e MPF. Tudo isso pode ser constatado quando da desmobilização da ata da audiência do arquivo PJE MIDIAS, processo nº: 1000824-38.2019.4.01.4000

Deste modo, não resta dúvida que o SINTE está agindo de forma desleal, desonesta, leviana, alterando a verdade e agindo claramente de má-fé.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações da ASCOM/PMBL

Nenhum comentário: