terça-feira, 30 de maio de 2023

POLICIAL

PF deflagra operação e cumpre mandados contra fraudes em contas bancárias no Litoral do Piauí

Mandados foram cumpridos na cidade de Parnaíba nesta terça-feira (30). 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30), em 17 estados e no Distrito Federal, a operação "Não Seja um Laranja 2". A operação tem o intuito de desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contaseletrônicasmantidas em diversas instituições bancárias do país. 

No Piauí, equipes da PF cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município de Parnaíba. Durante a ação, foram apreendidos documentos e a investigação segue com a realização de oitivas na Delegacia da PF.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Febraban, vigente desde outubro de 2017, que se consolidou como referência interna e internacional de cooperação Público/Privada no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A operação foi realizada com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados, além do apoio da Interpol por meio do Centro de Crimes Financeiros e Anticorrupção (IFCACC-Interpol).

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Portal A10+

Nenhum comentário: