segunda-feira, 20 de junho de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM VÍTIMAS DE TRAGÉDIA


O dia era 27 de maio de 2009, dia em que ocorreu uma das maiores catástrofes no estado Piauí. Rompia nesta data a Barragem Algodões atingindo os municípios de Cocal da Estação e Buriti dos Lopes. Hoje, mais de dois anos depois as famílias choram sem alimento, sem casa, sem trabalho e sem auxilio necessário do Governo.
Pensando nisso, a Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, realizou na última sexta-feira, (17), uma Audiência Pública neste município, solicitada pelo vereador Juscelino Duarte (PDT). Autoridades do Governo do Estado, Prefeitura, Ministério Público, dezenas de vítimas e representante das vítimas da Barragem Algodões, marcaram presença para discutir e apontar soluções e problemas para a situação de abandono em que se encontram os vitimados da tragédia.
As famílias ainda vivem em estado de abandono sem ter onde morar espera um mínimo de sensibilidades por parte das autoridades deste estado. Uma solução urgente é necessária para resolver a situação de miserabilidade da maioria das vítimas da tragédia.
Confira alguns pontos do debate...



AVABA
A representante da Associação das Vítimas e Amigos das Vítimas da Barragem Algodões se mostrou indignada pelo fato do governo não ter solucionado a situação das famílias. Os moradores reclamam que não tem abastecimento d’água e nem energia e por isso a situação é triste. A representante aproveitou para cutucar o secretário da SASC Dr. Francisco Guedes que representava o Governo do Estado. “Não adianta vir aqui falar bonito e não trazer uma solução”, disse à presidente que continuou: “Já esperamos mais de dois anos, teremos que esperar por quantos anos mais?” perguntou.



PREFEITA IVANA FORTES
A Prefeita Ivana Fortes que também esteve presente na Audiência Pública falou da situação das vítimas da Barragem Algodões e denunciou o que chamamos de descaso, o fato da Defesa Civil do Estado não ter nenhum registro sobre a situação das famílias e das casas construídas.  A prefeita aproveitou também a presença do secretário da SASC para dar um puxão de orelha no Governo. “O que interessa realmente no momento é uma solução: água e luz para as famílias. Essas famílias não precisam só de Bolsa Família não, elas precisam de muito mais e o Governo Estadual está demorando em solucionar tudo isso”, reclamou Ivana Fortes.



VEREADOR JUSCELINO DUARTE
O vereador Juscelino Duarte que foi quem apresentou o requerimento na Câmara Municipal solicitando a Audiência Pública aproveitou o momento para fazer uma denúncia contra a Defesa Civil. “Para se ter uma idéia, a Defesa Civil não sabe até hoje quantas pessoas foram atingidas. E olha que ela é responsável por esta coleta de dados. O Estado não está sendo presente para resolver os problemas dessas famílias”, denunciou o vereador.



ASSISTENTE SOCIAL DO ESTADO
Depois de muito ouvir uma Assistente Social do Estado usou da fala para se defender e atacar os políticos de Buriti dos Lopes. “Queria dizer aos senhores (as) presentes que o poder de decisão as chefes da SASC não tem”, disse e continuou: “cadê os políticos de Buriti que não fizeram uma manifestação sobre a pensão das vítimas”, questionou a Assistente Social.



SECRETÁRIO DA SASC
O Secretário da Ação Social e Cidadania do Governo do Estado, Dr. Francisco Guedes que foi muito questionado pelas vítimas e autoridades presente ouviu tudo atentamente e ao final reconheceu a situação, disse que embora este seja um problema entregue a Defesa Civil, aguardará o relatório final, para levar ao conhecimento do governador Wilson Martins, pedindo caráter emergencial para a solução do problema da água e energia das famílias. O secretário aprovou o prazo que foi dado para solucionar os problemas existentes. O prazo estipulado será de cinco meses e caso não seja resolvido o Ministério Público promete ajuizar uma ação contra o Estado.


MINISTÉRIO PÚBLICO
Por fim, depois de muitas discussões das autoridades e representante das vítimas e vítimas da tragédia sob a coordenação da Promotora Francineide Sousa e Silva foi aprovado à elaboração de um relatório com os seguintes indicativos: Imediata construção do sistema de abastecimento d’água das vítimas dos povoados Salgadinho, Espírito Santo de Cima e Carrasco; Imediata instalação de energia elétrica e a aprovação de uma Bolsa Alimentação provisória para as famílias que estão em situação de miserabilidade, observadas a renda per capita de cada família. Esta ultima seria disponibilizada as vítimas até que a Justiça se pronunciar com relação aos processos indenizatórios.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

8 comentários:

buriti online disse...

povo marcado
povo feliz

Anônimo disse...

eu quero só aguardar para saber se essa audiência pública vai servir para alguma coisa, o MP tem que está atendo já que se for esperar por governo a coisa demora muito.

Anônimo disse...

QUANTA DEMORA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DESSE POVO MINHA GENTE!

Anônimo disse...

Mais uma Audiência Pública para servir de palanque para os políticos, principalmente para o Vereador Juscelino Val. Que foi que foi feito após a tantas outras realizadas? Nada.

Anônimo disse...

Esta prefeita tem que dar esplicações é das redes que estão apodrecendo no deposito de um orgão alugado pelo municipio, isso é uma verginha.

JUSCELINO DUARTE disse...

Quanto ao comentário de 20/06/11 às 10:57, observa-se que a pessoa não tem conhecimento do que acontece por aqui, pois somente foram realizadas três audiências públicas em Buriti dos Lopes, até o dia de hoje, todas três foram de minha autoria, más ao contrário do que o "anônimo" comentou, elas surtiram resultado sim, pois antes das duas primeiras que trataram da segurança pública, a situação era a seguinte:
- O carro da polícia encontrava-se a meses quebrado e sem rodar, agora tem um funcionando;
- O efetivo de soldados era pequeno, agora melhorou um pouco;
- Não tinha-mos delegado concursado e formado, agora temos uma competente Delegada;
- A delegacia não tinha computador e impressora, agora tem;
- A delegacia não tinha um telefone, agora tem telefone fixo e internet;
- Antes todos tinham a desculpa de não ter combustível para o carro rodar, agora existe uma cota a ser utilizada;
- Antes a delegacia parecia uma pocilga de tão deteriorada, agora melhorou, etc...
BEM AMIGO(A) CONQUISTAS EXISTIRAM, O QUE NÃO POSSO FAZER É A FUNÇÃO DO SECRETÁRIO, DO DELEGADO, DOS SOLDADOS, MÁS APONTAR OS PROBLEMAS, CONJUNTAMENTE COM A COMUNIDADE, ELABORAR DOCUMENTOS E SOLICITAR PROVIDÊNCIAS É O QUE SE FAZ EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA. SERÁ QUE QUEM LHE CEGA É A INCONCIÊNCIA???? SE TODOS FIZERMOS NOSSO PAPEL AS COISAS VÃO MELHORAR, MESMOS COM OS "CEGOS DE PLANTÃO".
VEREADOR JUSCELINO DUARTE

Anônimo disse...

Caro Vereador, então vamos esperar por mais 5 anos para que as vítimas da barragem sejam atendidas, pois a audiencia publica sobre a segurança publica foi a uns 5 anos atrás e so agora tem as melhorias citadas pelo nobre vereador.

Anônimo disse...

eu não consigo entender o povo!!!!!!!
se faz uma audiencia publica criticam,
se não fazem criticam do mesmo jeito..
eh ruim desse jeito.
parabéns pela iniciativa de todos