sexta-feira, 17 de junho de 2011

COLUNA DE OLHO NA POLÍTICA 17-06


Hoje tem audiência pública com vítimas de tragédia

Acontece hoje, (17), a partir das 9 horas da manhã no Centro Paroquial de Buriti dos Lopes uma Audiência Pública sobre a atual situação das vítimas da tragédia da Barragem Algodões.  O requerimento que foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Juscelino Duarte (PDT), irá debater diversos temas relacionados ao caso. Várias autoridades do estado foram convocadas para participar. É importante a participação da população!

João Vicente instala comissão política no PTB

O Grupo 14 é o mais novo projeto político dos petebistas piauienses. Formado por deputados, vereadores, dirigentes da executiva estadual e lideranças políticas que atuam na capital e no interior, o grupo terá a missão de elaborar a estratégia do PTB para as eleições municipais no Piauí. O senador presidirá a comissão política que já teve o primeiro encontro na tarde da última segunda-feira, 13. O presidente municipal do PTB em Buriti dos Lopes vereador Júnior Percy, está animado com a nova idéia do senador.

PTB unido estará na chapa majoritária

O presidente do PTB de Buriti dos Lopes vereador Júnior Percy informou ao editor desta coluna que seu partido está mais do que unido e aberto para novas filiações. Junior disse ainda que os Trabalhistas estarão na chapa majoritária das eleições de 2012. “Entramos num entendimento dentro do partido e esse é o desejo maior de todos. Vamos lutar até o final para poder lançar um candidato a vice-prefeito”, falou o presidente.

PSB de Buriti dos Lopes está aberto para filiações

O ex-vice-prefeito de Buriti dos Lopes e líder maior dos socialistas no município Djalma Percy (Pieca), informou a nossa coluna que o PSB está aberto para novas filiações. Pieca age nos bastidores para conseguir nomes de peso para fortalecer o parido ainda mais em Buriti. O PSB conta hoje com a atual vice-prefeita Elcira Percy e trabalha para chegar ao cargo máximo do executivo municipal e conseguir pelo menos duas cadeiras no legislativo. O partido deverá organizar uma grande festa no mês de setembro para comemorar a chegada dos novos filiados.

Wilson Martins quer PSB maior que PTB no Piauí

Em encontro onde reuniu deputados, suplentes, vereadores, dirigentes do PSB e lideranças políticas da capital e do interior. O governador foi claro no recado político e pediu organização do partido para a disputa eleitoral do próximo ano. A meta do PSB é superar o PTB e eleger o maior número de prefeitos no Estado. Uma liderança que participou do encontro revelou à coluna que a estratégia de aliança levará em conta a realidade política de cada município. Em 2012, o PSB quer melhorar o desempenho eleitoral de 2008. Naquela disputa, Wilson Martins era vice-governador e o PSB saiu de 03 para 40 prefeitos.  Hoje, o presidente dos socialistas piauienses é governador do Estado. Buriti dos Lopes, Caxingó e Murici dos Portelas estão na lista de Wilsão.

Qual o nome da oposição em Buriti dos Lopes?

Rumores na cidade de Buriti dos Lopes dão conta de que Gildete Duarte não pensa mais em ser candidata a prefeita de sua terra. Toinho Tavares (Pavão) parece não mostrar disposição para concorrer mais uma vez ao cargo máximo da cidade. Alguns políticos buritienses experientes dizem que a oposição está demorando muito em começar a trabalhar um nome. Nas ruas comentam que a melhor opção seria do engenheiro e vereador Juscelino Duarte (PDT), resta saber se ele está disposto a enfrentar essa batalha. Caso ele não aceite, qual seria o melhor nome dentro da oposição?

Bernildo Val quer garantias para se filiar ao PMDB

O ex-vice-prefeito de Buriti dos Lopes Bernildo Val tem recebido diversos convites do vice-governador Zé Filho (PMDB) para se filiar ao seu partido. Bernildo pediu um tempo ao homem e analisa tudo com bastante cautela. Uma fonte nos informou que Bernildo Val só vai para o partido se tiver a garantia do vice-governador que será o candidato do PMDB a prefeito da cidade em 2012. Caso contrário, Bernildo deverá continuar filiado ao PR.


PT admite candidatura em Buriti dos Lopes

O Partido dos Trabalhadores tem duas opções para as eleições de 2012. O partido poderá apoiar o candidato da base de Ivana Fortes, ou sair com candidatura própria. A segunda opção está sendo bastante analisada segundo informações repassada para esta coluna por um filiado do partido. O jovem petista empolgado disse: “estamos pronto para o desafio”. É esperar pra ver.

PSB e PMDB unidos em Murici dos Portelas

O confronto eleitoral de Murici dos Portelas será polarizado entre PSB e PTB. Os socialistas trabalham com o lançamento do nome do ex-prefeito Neto Escórcio, adversário ferrenho da prefeita Auridéia Santos. Já os trabalhistas podem lançar o nome do atual vice-prefeito Raimundo Sales. Na cidade, o PSB deverá repetir a aliança que reelegeu o governador Wilson Martins em 2010, com o anunciado apoio do PMDB de Zeca Tote.

Nato Sobrinho, no PT é candidatíssimo em Caxingó

O ex-prefeito anda muito empolgado com a aceitação do projeto de pré-candidatura a prefeito de Caxingó. Ainda no PT, Nato já tem o aval do senador Wellington Dias (PT) para trabalhar sua candidatura. Por enquanto, a candidatura está em fase de entendimentos, ainda sem definição. O próprio Nato tem mantido comportamento tranqüilo em relação ao assunto. Mas uma característica de candidato ele já assimilou: a vontade de encarar uma campanha eleitoral está no corpo todo e na alma do ex-prefeito. Vale lembrar que Sobrinho vem sendo assediado constantemente pelo atual vice-governador do Piauí Moraes Sousa Filho, para ingressar ao PMDB.

Vereador pé frio de Caxingó se esquece do passado

Constantemente em sessões realizadas na Câmara Municipal de Caxingó Josué Machado (PT), terce comentários maldosos contra a pessoa do vereador Renato Filho (PT). Só que Josué se esquece de olhar pro passado e parece não se lembrar que ele foi o vereador que mais mudou de lado na história de Caxingó. É só seu candidato sair derrotado nas urnas que ele pula por outro lado. Em Caxingó dizem que o homem é um verdadeiro pé frio, pois todo prefeito que ele apóia é engolido pela “porca”. Já Renato, ganhou a maioria das eleições em que participou.

Ex-jogador de futebol poderá ser candidato a vereador

O ex-jogador de futebol profissional Valdomiro poderá ser a grande surpresa nas eleições de 2012. Seu cunhado e ex-vereador de Buriti dos Lopes Olavo Machado informou a uma de nossas fontes, que caso não saia candidato a vereador no próximo ano, poderá lançar o nome do ex-jogador na disputa por uma vaga no legislativo buritiense. Quando perguntado por este editor sobre as possibilidades, Valdomiro cuidou de desconversar. “No momento isso não passa pela minha cabeça”, disse Valdomiro. O certo é que a notícia é vista com bons olhos no seu povoado Barra do Longá.

Prefeito Manoel Pacheco está bem aprovado

O prefeito de Caraúbas do Piauí é quase uma unanimidade em seu município. Pela sua administração a sua aceitação popular. Isso ao contrário da maioria dos prefeitos da região norte é reflexo da ótima administração que faz em seu município. Mesmo com as dificuldades que é de todos, Manoel Pacheco não reclama e consegue com ajustes construir muitas obras e fazer a alegria do povo da sua terra. Com um bom dialogo com políticos do estado e uma boa equipe, consegue fazer milagres e deixar todos os seus colegas de boca aberta.

O endereço do descaso: Avenida de Caxingó é tomada por mato

O visitante que passa em Caxingó percebe a metros uma Área Florestal preservada pela Prefeitura. Esta área que mais parece à Floresta Amazônica fica na Avenida Antonio Joaquim no centro da cidade. Portanto, em pleno século XXI a prefeita Mené demonstra preocupação com o bem estar das novas gerações, principalmente no que se refere a meio ambiente e a preservação de nossas árvores. A cidade hoje é conhecida pelo titulo de “Caxingó, Cidade Verde”. Esperamos agora que estas árvores que compõem o canteiro da avenida sejam frutíferas, para além de proporcionar um ar de qualidade alimentar nossas gerações. Pra frente Caxingó!
Fonte: Gil Rodrigues

Oposição saiu fortalecida da sessão de ontem, (16).

Com o resultado final na sessão de ontem sobre a reprovação das contas da prefeita Ivana Fortes (PMDB) relativo ao exercício de 2006, a oposição buritiense saiu fortalecida. O resultado mostrou que apesar de quatro vereadores, eles estão com a força. Alguns vereadores saíram da sessão de alma lavada e ciente de que Ivana ficará inelegível por bastante tempo. Se alguém tinha alguma dúvida de que Jaqueline e Batista Brito faziam parte da oposição, agora terão que engolir tudo que falaram.

 
Ivana Fortes sofreu um duro golpe na Câmara

Seu grupo agiu nos bastidores de todas as formas e até o final da tarde de ontem se mostrava confiante quanto à derrubada do parecer do TCE-PI. Aos poucos foram caindo na real e perceberam que a coisa ficaria preta para o lado da prefeita. Ivana que sempre se mostrou uma
ótima articuladora viu sua fama ir de rio abaixo. Um duro golpe para quem se achava a mandatária maior do município. Ivana Fortes agora terá muito trabalho nos tribunais para provar que o TCE-PI e os vereadores estavam errados.

Olavo Machado e Lázaro tiveram suas contas aprovadas pela Câmara

Já os ex-presidentes Olavo Machado e Francisco Lázaro, tiveram mais sorte que a prefeita Ivana Fortes. Olavo teve suas contas de 2005 e 2006 aprovadas pela Câmara. Suas contas relativas a 2005 que haviam sido aprovadas pelo Tribunal também foram aprovadas pela Câmara por 8 votos contra uma abstenção da vereadora Jaqueline. Já as contas de 2006 que tinha o parecer de reprovação do TCE foram derrubadas pela Câmara por 8 votos, mais uma vez Jaqueline se absteve. Lázaro também obteve sucesso na Casa, suas contas de 2007 que haviam sido aprovadas pelo TCE-PI também foram aprovadas pelos vereadores por unanimidade.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo / Blog do Gil / O dia

28 comentários:

P. C. - Buriti disse...

Queria aqui parabenizar o Boca do Povo na pessoal do seu editor por esta magnifica coluna de olho na política.
Muito boa, realmente mostra a realidade das 4 cidade e vocês abrem espaços para todos os possíveis pré-candidatos de Buriti dos Lopes.
Isso é DEMOCRACIA!
PARABÉNS!!!

Paulo Roberto disse...

Qual as obras em Caraúbas feitas por essa administração com recursos própios? Se hoje o municipio tem estradas , é por que as máquinas do Estado ainda estão lá, e ele nem queria esse governador. Na U.E. Adrião Portela, foi preciso fazer um bingo, dia 14. de junho (terça feira) pra compra de material de expediente. Este é o prefeito de fazer inveja? o problema é que o povo de Caraúbas não participa deste portal como os outro municipios. Se fosse feita uma reportagem, veria que a Vice, LUZIA é irmã do Prefeito, o Sec. de transporte é filho do prefeito, A sec. de Saúde na prática e comandada pela irmã SIMONE,do prefeito, o tesoureiro ANANIAS é outro irmão do prefeito, a primeira dama recebe pelo Sersom. Outro irmão Paulo, é sec. de Agricultura.

Anônimo disse...

eSSA PARTE AI DE CARAUBAS, NUM SEI N, MORO AQUI E N VEJO ESSA ALEGRIA DO POV N, O HOMEM N FEZ NADA!

Anônimo disse...

EH vereadorsinho o q vc fez ontem na camara é pra tar escondido,vc perdeu a confiança do povo.quem te levar como vice tá ferrado.

Anônimo disse...

ESTIVE ONTEM PRESENTE NESSA AUDIENCIA PÚBLICA E GOSTARIA DE PARABENIZAR A TODOS PELO TRABALHO.

Fabio disse...

o candidato da oposição tem que ser o PAVÃO e pronto!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O NATO VAI DAR UMA TACA TÃO SEGURA NA MENÉ QUE ELA NUM VAI VER NEM O APITO DA LANCHA. KKKKKKKKKKK

Claudio disse...

O Bernildo está só esperando a prefeita dar um escanteio nele, pra ele se lançar candidato pela a oposição. Seu irmão Juscelino já está com tudo armado e a oposição vai cair nessa. É mole?!

Anônimo disse...

COM O APOIO DO GOVERNADOR DO ESTADO O PIECA SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO DO BURITI. ANOTA AÍ O QUE EU ESTOU ESCREVENDO.

Bairro Macambira disse...

Não existe hoje em Buriti dos Lopes um nome melhor para governar esta cidade do que o Pieca. Homem sempre correto e que não persegue ninguém. Se ele se candidatar meu voto é dele.

Anônimo disse...

Valdomiro é um grande nome para vereador. Tem personalidade, opinião própria, sem falar na experiência obtida como profissional do futebol. Buriti dos Lopes necessita de novos quadros na política, principalmente no legislativo.

Anônimo disse...

voces falam em pieca;veja o que ele fez na camara municipal,prestem atenção porque ele não foi candidato a vice-prefeito (porquê)rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

se o bernildo quizer ocupar algum cargo público ele terá que se candidatar a vice do pieca, caso contrário, é porca.

CAXINGOENSE disse...

ESSE VEREADOR JOSUÉ DO CAXINGÓ É REALMENTE UM PÉ FRIO E BOÇAL.
NA ULTIMA SESSÃO NA CÂMARA ELE FALOU CADA PALAVRÃO QUE VAZIA ERA NOJO.
AINDA BEM QUE ELE TA DO LADO DA MENÉ.
FICA POR AÍ MESMO SEU PÉ FRIO.

Anônimo disse...

entre Buriti,caxingó,murici,caraubas é o municipio q tem mais carencia.vc precisa ver a situação de boiadas, granjo, coucho,estrema,mudança, olho d,gua doas balduinos.é sofrimento air é´q o politico aproveita para atacar com vinte trita reais assim tem unanimidade.

Anônimo disse...

a oposição não tem um nome pra ganhar a eleição, se quizer chegar ao poder, terá que aceitar ou bernildo ou pieca como candidato a prefeito.
se não for assim é taca outra vez...

Anônimo disse...

ANALISTA NOTA ZERO
disse...18 de junho de 2011 13:20
" a oposição não tem um nome pra ganhar a eleição, se quizer chegar ao poder, terá que aceitar ou bernildo ou pieca como candidato a prefeito.
se não for assim é taca outra vez..."
Você não sabe nada de análise política. Boa analise é desprovidade de Paixões.
Veja Bernildo jamais será candidato se não no esquema da Ivana e do vice-Governador.
O Pieca pode até ter essa coragem de sair sozinho. mas é ruim... largar o osso que ele morde com os ônibus trabalhando na prefeitura.
Embora eu não goste muito dele porque é muito prepotente, ainda acho que Juscelino é o maior líder da oposição.(MAS É LI$O. PORTANTO NÃO TEM DINHEIRO PARA $AIR PELA OPO$IÇÃO).
Tem esse Batista da Loja(que parece que tem dinheiro) como opção pra oposição com apoio do seu tio Robert Rios e do dep. Osmar júnior.(mas se fosse eleito o BURITI ia pra Roça).
Sei não! Mas cho que ainda sobra a doutora Gildete como única esperança pra a frente de oposição. Mas acho muito dificil ela entrar novamente nessa ONDA.
Tem outros caras doidos por ai que se derem um empurranzinho entram nessa briga. Veja:
Sardinhão, Pimpim, Zé Luis de Carvalho e Toinho Pavão. (Porém, Todo$ muito liso$ também).
E, cai TACA!

Daniel Sousa disse...

Ao anônimo das 14:08 (18 de junho de 2011)
Vejo que pra você então não tem ninguém em condições de ser prefeita desta cidade?!
Uma coisa eu lhe digo: o próximo prefeito do Buriti dos Lopes sairá de um desses nomes que você citou, ou você querendo ou não.
Ou então vai aparecer algum novo fenômeno na política local até o mês de setembro e colocar todo mundo no bolso.
Há, já sei...
O ex-presidente LULA sairá como candidato a prefeito de Buriti dos Lopes.
É isso?
Fala sério,
Você julga todo mundo e não se identifica porque?
Um abraço ao pessoal do Portal pela coluna, muito boa!

Anônimo disse...

O PRP VEM P/DISPUTAR AS PROXIMAS ELEIÇÕES VAI LANÇAR TODA LIMITE P/VEREADOR.COM OS CANDIDATO A PREFEITO Q ESTÃO AIR PODEMOS TAMBEM TER UM CONCORRENTE A PREFEITO NAS PROXIMAS.GANHAR É DIFICIL MAIS PELO O Q VEJO Ñ SERAMOS O ULTIMO.

Anônimo disse...

SR OLAVO PARABENS VC E ESSES VEREADORES Q APROVRAN SUAS CONTAS PENSAN Q TODA POPULAÇÃO É OTÁRIO.SR OLAVO SUAS CONTAS FORAN APROVADA PQ VC PAGAVA MAIS,ERA UM TIPO MENSALÃO,SE SUAS CONTAS FOSSEM REPROVADAS TODOS VEREADORES DA SUA GESTÃO TINHAN Q DEVOLVER DINHEIRO,EU QUERO Q OS VEREADORES E VC OLAVO DIGA Q É MENTIRA.CONHEÇO TUDO DA CAMARA.

Anônimo disse...

O que rola em caxingó é que o Dr. washito vai continuar apoiando a mené, isso quer dizer que ela INFELIZMENTE vai continuar no poder pq ela junta com o Dr. não da pro nato. mais 4 anos de taca pra nós.

Anônimo disse...

é nato outra vez,infelizmente perdemos nas últimas eleições e eu fiz uma promessa que so voltaria ao caxingó quando a prfeitura tivesse em boas mão tomara que seja dessa vez,e que o povo ponha pra bem longe vereadores como esse josué,que nunca fez nada de bom e não é agora que vai fazer,saudades caxingó

Anônimo disse...

prá o nato ganhar a politica do caxingó só precisa ele ficar com o pmdb do zé filho.aí sim mata todos com uma pancada só,pq fica com vice governador q indica p lages ,q indica sirculando q dá material a vontade,tem más federaçao tem más deputada juliana é muita estrutura prá caxingó com a vontade q o povo tá nele pode até comprá fiado

Anônimo disse...

FALTOU MORAL E ÉTICA... Para REFLEXÃO...
Vejam: A Câmara que aprovou as contas dos ex-presidentes Olavo Machado e Lázaro, no mesmo momento reprova as contas de Ivana Forte.
Cadê a seriedade? cadê a coerência? cadê ética?
Senhores vereadores...!
Isto me parece PERSEGUIÇÃO, puramente Política.
Cadê o compromisso com o progresso da cidade? Porque os vereadores não são duros na hora de lutar pelo desenvolvimento da Cidade.
Cadê os requerimentos solicitando URGENTES soluções para problemas CRÔNICOS do município?
Meus queridos! ISTO È OPOSIÇÂO IRRESPONSÁVEL!
NESTE MOMENTO GRITTOO BEM ALTTTOOO! ....
SE ERA PARA REPROVAR, EM NOME DA MORAL E DA ÉTICA,
TINHA QUE REPROVAR TUDO.
SE ERA PARA APROVAR, EM NOME DA IMORALIDADE E DA ILEGALIDADE, TINHA QUE APROVAR TODAS AS CONTAS.
Solicito ao POVO reflexão!

Anônimo disse...

o valdomiro na barra tem apenas o voto do natin.quando era jagador era orgulhoso não tem amisade na barra e nem dinheiro p/campanha e seu cunhado não vai abrir mão de ser candidato ele vai viver de q.

Anônimo disse...

EU SOU DA CITUAÇÃO,MAIS ACREDITO EM UMA PALAVRA Q O VEREADOR RENATO DAS CAJASEIRAS DISSE QUANDO DIALOGOU COM A PREFEITA O NATO É O MELHOR POLITICO DA HISTORIA DE CAXINGÓ.MAS PARA GANHAR UMA ELEIÇÃ SÓ SE O ATANASIO SE SEPARAR DA ESPOSA.O POVO DE CAXINGÓ NUNCA MAIS QUER VER O ATANASIO MANDANDO NA CIDADE.ELE PARECE DITADOR E TAIR ELE ESTRIBADO E O NATO LISO.

Buritiense disse...

Tudo é balela...nas outras cidades não é diferente, quem ganha é quem compra mais votos ou da mais esmola,,,é uma pena, pois pessoas honestas querendo administrar a cidade com rsponsabilidade já tiveram canditatos (as), e ninguem acredita, pois estes são geralmente pessoas inteligentes, capacitas, com muita vontade de mudança. mas ao mesmo tempo, nao tem a malícia dos veterenos viciados em política. estes acabam por desistirem, é triste mais é verdade, lembram da Dr, Carlos, da Patrícia, do Fransquinho, e outros...

Anônimo disse...

JÁ TIVE MUITA PENA DE MEUS CONTERRANEOS, HOJE NAO TENHO MAIS, SOMENTE DAS CRIANÇAS QUE AINDA VOTAM. MERECEM ESTÁ NA TACA, OU VOTAR OUTRA VEZ PARA O DESCASO, OU MESMO BOTAR UM TESTA DE FERRO DE ROBERT RIOS NA PREFEITURA, EXPERIMENTEM, DEPOIS VO VER DE CAMAROTE!!!