quarta-feira, 1 de junho de 2011

COLUNA MEGAFONE

MEGAFONE - Direção de escola rebate acusações de aluno
O Portal Boca do Povo publicou na última sexta-feira, (27), na coluna MEGAFONE uma denúncia do aluno Alciomar Carvalho que reside no Assentamento Iracema. O aluno pede ajuda ao Poder Público Municipal para solucionar a situação da estrada que os alunos transitam todos os dias no ônibus escolar e fala de alguns problemas que existe dentro da Escola Pedro Mariano de Freitas no Assentamento Josué de Castro, Buriti dos Lopes.
Pois bem, como é de costume, a Prefeitura mais uma vez não se manifestou para falar da denúncia sobre a situação da estrada, o Portal acredita que a Assessoria de Imprensa da PMBL exista só no papel, ou então existe má vontade dos mandatários do Executivo. Já a Direção da escola, enviou uma nota de esclarecimento ao Portal sobre o assunto, assinada pelo coordenador Elemar Luciano Pereira Bilha.
Confira na integra o que diz a nota e tire as suas conclusões:
U. E. PEDRO MARIANO DE FREITAS – JOSUÉ DE CASTRO – BURITI DOS LOPES
Tendo em vista matéria publicada neste veículo de imprensa e acreditando na idoneidade do mesmo a unidade escolar acima referida se sentiu na necessidade de responder algumas inquietações.
Somos uma escola estadual voltada para a educação do campo que atende alunos dos assentamentos Iracema e Josué de Castro, a escola existe desde 2008, tendo hoje em suas dependências 108 alunos matriculados.
Iniciamos um trabalho educacional partindo da realidade local para o global, isto nos trouxe uma tamanha conexão com a comunidade e sua história. No ano passado o trabalho foi ganhando forma, buscamos profissionais em teatro, música e pintura para ensinar de uma forma diferente especialmente nos sábados letivos.
Nossa proposta visava além de ensinar, tornar o aluno sujeito critico e participativo, criamos mecanismos onde os alunos podiam sugerir melhoras ou mudanças, foi através das sugestões dos alunos que começamos a arborização e criamos o projeto ‘nossa horta’ o qual ainda estamos buscando parceiros.
As comunidades acreditaram no trabalho e o resultado foi o aumento no número de alunos com já frisei (108 alunos matriculados). Estamos numa escola que possui somente duas salas de aulas, então buscamos uma parceria com o município e hoje ocupamos além do nosso prédio, mais duas salas de aula no Centro de Educação Infantil Padre Oney Braga situado nas proximidades do Assentamento.
Ainda assim, não era possível comportar a quantidade de alunos, então pedimos uma casa de moradia emprestada para as séries iniciais do EJA, mesmo estando situada a mais de 50 quilômetros da sede do município, instalamos INTERNET na escola, embora ainda de forma informal e sem possuir laboratório especifico assim o trabalho continua neste ano, onde estamos inserindo nas aulas dos sábados letivos jogos didáticos (xadrez).
A unidade escolar neste ano estará dando os primeiros passos planejando a produção com as comunidades para num futuro próximo tirar da referida produção os itens da merenda escolar gerando renda para a comunidade e dando qualidade aos mesmos.
Quanto à presença do diretor na escola, o que eu posso afirmar como coordenador pedagógico é que ele se faz presente de três a quatro dias na semana e muitas vezes que o mesmo não se faz presente, ele está resolvendo questões ligadas à escola nos órgãos competentes ou dando aula em escolas da rede municipal.
Somos uma escola estadual onde o método de escolha e permanência do quadro diretivo e funcionários são feitos pela comunidade escolar numa assembléia que acontece a cada final de ano.
Por: Portal Boca do Povo / Nota: Elemar Luciano

6 comentários:

Anônimo disse...

E VCS AINDA ESPERAVAM ALGUMA RESPOSTA DA PREFEITURA?
ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ PRO POVO.
A POPULAÇÃO QUE SE DANE...

Anônimo disse...

Tirar o blog pra que ? Isto é tão divertido, pra uma cidade pacata como estakkkkkkk

Anônimo disse...

pq a prefeitura se esconde sempre?

Anônimo disse...

eh i vcs nem sabe pq nessa escola pedro mariano de freitas,as coisas ñ andam nada bem a começar pelo diretor que só vai na msm 3 dias na semana sera que eh certo isso ele nem sabe o que se passa na própria escola, pelo menos ontem a merenda foi uma negaçao,iae cadé o dinheiro que vem para merenda em seu diretor Valmir?

PATY disse...

Eh amigos e vcs ainda num sabem de nada,pois o motorista dessa escola leva lixo de outra localidade detro do onibuns com os alunos para jogar na estrada de outra localidade,rum fomos ver o que era e vcs nem imaginam, era só mereda estragada da escola do estreito que tem na sua direçao o diretor André Ricardo.

Anônimo disse...

no ultimo dia 28de maio estive no referido assentamento pela 1ªvez na festa dos oito anos da comunidade e pude constatar uma organização invejavel com varias equipes trabalhando a noite uma turma de jovens nos levou pras casas dos moradores jantar,me contaram que o pouco de arrumação das estradas foi feito pelos moradores em mutirão,parece que ali as coisas acontecem em mutirão e sem o poder publico como sempre parabens a esta escola e ao assentamento pelo evento