sexta-feira, 17 de junho de 2011

FUTURO POLÍTICO DE IVANA COMPROMETIDO

Câmara mantém parecer do TCE-PI e rejeita contas da prefeita Ivana Fortes de 2006.
A prefeita agora tem seu futuro complicado e poderá ser enquadrada na lei da “Ficha Limpa”.
A Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, em sessão realizada na noite de ontem, (16), manteve o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e rejeitou as contas da atual prefeita Ivana Fortes (PMDB). Com plenário e o lado de fora lotado, a população buritiense e imprensa puderam acompanhar de perto o resultado da votação.

A prefeita Ivana precisava de 6 votos para derrubar o parecer do TCE que havia reprovado suas contas relativas ao exercício de 2006. Seu grupo que agiu nos bastidores durante toda a semana atrás deste 6º voto saiu decepcionado com o resultado.

Os vereadores Juscelino Duarte (PDT), Iranildes Braga (PDT), Das Chagas (PV) e Jaqueline Brito (PMDB) votaram a favor do parecer do Tribunal e contra as contas da prefeita. Já os vereadores Roberto Candeira (PMDB), Teresa (PMDB), Pedro da Eletrônica (PTB), Odemil Val (PTB) e o presidente da Casa Júnior Percy (PTB) foram contra a decisão do Tribunal e a favor de Ivana Fortes, terminando a votação em 5 a 4 a favor da prefeita. O resultado não foi suficiente para livrar a chefe do executivo municipal de suas penalidades. Agora o futuro da líder maior da situação está comprometido.


Contas de 2005 e 2007
Já as contas de 2005 e 2007 que haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado também tiveram seus resultados mantidos pelo mesmo placar de 5 a 4. Neste caso, a oposição era que precisaria de 6 votos para derrubar o parecer do TCE e como só contava com 4 votos, não foi suficiente e o resultado foi mantido.

Defesa da prefeita
A defesa da prefeita Ivana Fortes, foi feita em plenário pela competente advogada Leonora Campelo que apesar de argumentar de todas as formas não conseguiu mudar os votos da oposição. Enquanto os vereadores de situação pouco se manifestaram, pareciam está sem argumentos.

Acusação
Já a acusação, foi na grande maioria feita pelo vereador Juscelino Duarte, e com alguns pronunciamentos acusatórios da vereadora Iranildes, poucas palavras dos vereadores Das Chagas e Jaqueline Brito. Juscelino mostrou-se conhecedor do que estava dizendo e conseguiu convencer os presentes e por vários momentos arrancou aplausos dos assistentes.

Já Iranildes Braga, deixou o clima tenso quando em suas palavras falou que a advogada de defesa estava com sensacionalismo. A advogada pediu um aparte e disse: “eu não estou aqui para fazer teatro, vim para fazer meu trabalho”. Momento em que arrancou gritos de aplausos da vereadora Teresa e de alguns munícipes. Todos foram repreendidos pelo presidente da Casa que pediu ordem no plenário.

Mais informações relacionadas sobre o assunto na coluna, DE OLHO NA POLÍTICA.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

33 comentários:

Anônimo disse...

é, parece que a IVANA se deu muito mal na noite de ontem.
será que ela dormiu direito?
kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Aqui em Buriti tem politicos que estam se dando bem o resto é que se dane é o caso destes vereadores Roberto, Odemil, Pedro da Eletronica, Teresa e o pior Junior Sardinhão o mais perigoso, votar contra o parecer de um orgão fiscalizador do dinheiro publico, vcs sabem como são taxados estes tipo de jente, cuidado com a reação do povo.

Anônimo disse...

Olhando o resultado da votação na câmara municipal um caso me chamou atenção quando eu falava um nome de um vereador que votou contra o tribunal de contas do esta votei nele mais hojê estou muito arrependido, este vereador é o Junior Percy nunca pensei que ele fosse tão interesero.

Anônimo disse...

É muito bom ver que existe carater entre alguns politicos, estou decepsionado com o presidente da câmara municipal, pois, ele mostrou-se um Judas,embora ele ñ fosse contra tambem ñ seria a favor, mas ja era de se esperar essa atitude do msm que só se tornou presidente com o voto da oposição e se intitulando honesto, so que isso ñ é de seu feitiu ele tem o rabo preso com a prefeita. Parabenizar o vereador Jucelino Val que mais uma fez mostrou-se um conhecedor da LEI, com argumentos firmes e diretos... por outro lado quem assistiu a sessão gozou de uma manifestação engraçada da bancada da situação ao serem perguntados sobre suas posições balançavam a cabeça como marionetes todos no mesmo ritimo e eles se dizem representantes do povo kkkkkkkkkkkkk, caros Pedro, Odemil, Roberto, Teresa e Junior Pecy vcs são uma vergonha para a politica de Buriti pois os seus interesses pessoais estao m primeiro lugar. Espero que momentos como esse se repitam em Buriti e isso foi apenas os anos de 2005/2006/2007 nos proximos é que a coisa é feia.

Anônimo disse...

Nossa parece que o Nosso Buriti ainda tem jeito nem todo os politicos se vendem e se corropem, estou com a oposição pois só ela pode tiram esse mal que aflinge buriti dos lopes vamos podar essa corja de ervas daninhas que estão fincando raiz no dinheiro publico e nada fazem pelo povo .

Anônimo disse...

o portal avisou pra ficar de olho no vereador,fiquei de olho bem aberto o jr perci decepcionou toda a população buritiense, votei nele agora nunca mais.ele é aliado da prefeita e ta custando muito caro.politico assim tem a carreira curta.chama-se mercenario,parabens juscelino,iranildes,jakeline e das chagas.na proxima conte comigo.

Anônimo disse...

BATISTA E JAQUELINE EU AVISEI VCS VOTE MESMO NO PEDRO DA ELETRONICA P/PRESIDENCIA DA CAMARA.AGENTE SABE Q ELE É COM A PREFEITA MAIS A O MENOS PRESTA SERVIÇO MUITA GENTE,ESSE RAPAZ É MUITO AMBICIOSO VAI TRAIR VCS.

Anônimo disse...

JUNIOR PERCI LEMBRA VC ESCULHAMBOU TANTO A PREFEITA NA ELEIÇÕES P/GOVERNADOR AGORA COM A CARA LIMPA DEFENDE ELA DEVE TER RECEBIDO MENSALIN.É TRISTE SABER Q EXISTE POLITICO DESSE CARATER,VOTAR A FAVOR DE CONTAS NEGADA,DINHEIRO PUBLICO DESVIADO.VC NUNCA VAI CHEGAR AOS PÉS DO SEU TIO PIECA.

Anônimo disse...

Carrasco Negro disse...
Esse vereadores daqui do Buryti não tão com nada.
Grande bravata essa deles.
reprovar contas da PREFEITA é fácil, dificil é que ele apresentem uma plataforma de luta verdadeira por um Buriti Melhor para todos.
Esse caras querem é o poder pelo poder. Não têm nada de oposição.(pura briga pelo dinheiro da viúva).
cadê os projetos. Caras!
Cuidado! Quem tiver o rabo preso...Moraes Sousa vem aí...2012!

osmar disse...

com tudo q tá acontacendo será q o povo do buriti vai acordar?mudança já,mudança já!!!!!!!!!!

JUSTICEIRO disse...

Este foi o prenúncio da derrocada de uma política arrogante, desonesta e corrupta. Agora que vamos ver o que acontece com estes espertos que pensam que o poder é eterno. Quem tudo faz pelo poder, por ele é engolido e consumido.

Anônimo disse...

Participei de olho aberto na sessão de ontem, cheguei a seguinte conclusão de que o Jr. Sardião e do tipo que mata mae e pai pelo poder, tem muita cede mas pode morrer de goela seca..buritienses fiquem alerta aos fatos, quem ver cara nao ver coracão, sardião nunca mais!!!

Anônimo disse...

Não se enganem. Nessa política não há nenhum herói. Até a oposição,só não é situação por falta de espaço. É tudo um jogo de interesses!

Anônimo disse...

Batista, e os 40.000? kkkkk... esperto né?

Anônimo disse...

Parabéns Juscelino não assisti a seção mas como lhe conheço sei que voçê não é a toa, fala sempre com segurança nunca com palavras soltas, a oposição tem que mostrar para essa prefeita que não cabe mais em pleno século XXI essa forma tirana de se governar um município, é muito fácil pra ela pois não tem laço consaguineo com ninguém em nossa cidade, tudo que fizer de ruim não vai ter nenhum tipo de remorço, não tem respeito com ninguém. Essa prefeita passou a vida toda criticando os ex-prefeitos, Dr. Narciso a chamava de varijeira, isso em 1988, vejam só há quanto essa mulher vive infernizando a vida do povo do buriti. Com essa derrota na câmara o buriti finalmente vira uma página negra em sua história onde os prefeitos massacram os vereadores durante todo o seu mandato e quando tem suas contas reprovadas passam a mão na cabeça de cada um oferecendo dinheiro e escapam da penalidade da lei. E esse Junior Percy, que vergonha, com pouca idade e com pouca experiência política já se comporta como um cacique velho trocando sua jovialidade por alguns trocados e pelos fretes dos ônibus, votando a favor de contas reprovadas pelo controle externo onde a função primordial da câmara é fiscalizar e repudiar qualquer desvio de finalidade do gestor municipal. Mas 2012 vem aí, que o povo do nosso buriti dêem a resposta votando em pessoas que tem compromisso e principalmente comprometimento com a nossa terra.

Lucas disse...

Vejo todo mundo falar isso, falar aquilo, principalmente do vereador Jr. Percy. Quem naquele plena´rio num agiu proposital?
Os vereadores Das Chagas e Iranildes disseram que quem seriam eles pra votar contra o perecer dos conselheiros do Tribunal que são pessoas preparadas e coisa e tal.
Mais por duas vezes entraram em contradição quando votaram contra o parecer do Tribunal referentes aos anos 2005 e 2007.
Então amigo o que digo é que eles já chegaram ali com um pensamento.
E o Jr. Percy fez certo em votar com a prefeita, já que ele foi eleito no grupo dela e não era vereador nem em 2005, 2006 e 2007.
Aqui tá tendo muito é zuuada...

Anônimo disse...

Caro Lucas, não tem o que falar fica calado. Vereador existe é pra fiscalizar, independentemente de qual grupo político pertença.
O fato do vereador não está atuando na legislatura não o torna isento de responsabilidades com a fiscalização do gasto público daquele período. Vamos pensar em política como um meio para realização do bem comum. Se houve desvio de dinheiro público, ou sua má gestão, é dever dos vereadores, todos, aplicar os ditames previstos na legislação para o gestor irresponsável.

Anônimo disse...

Tudo bem que o presidente da câmara foi eleito pela base da prefeita ,mas não se quer dizer com isso que ele feche os olhos para contas maus prestadas com o Tribunal, o fato dele não ter sido vereador nesses pleitos citados não justifica a sua posição hoje onde ele deveria ter analisado as contas antes de dar o seu voto a favor pois são coisa passadas onde ele não teve qualquer participão. Já os vereadores Das Chagas e Iranildes terem votado contra o parecer do Tribunal não quer dizer que eles sejam coniventes é que naquele momento eles entenderam que o Tribunal estava correto. Enquanto os vereadores não assumirem de fato a sua função que é fiscalizar o gestor municipal, isso vai continuar acontecendo, contas maus prestadas e depois aprovadas mediante acordos de gabinete. Os vereadores da situação devem no mínimo dizer pra população o porque de estarem votando a favor, fundamentando sua posição, contestando o que a oposição está alegando, não simplesmente balançando a cabeça concordando com tudo, isso faz com que os fatos alegados pela oposição sejam os verdadeiros, será que é porque não eles não tem conhecimento, grau de instrução? Não entendem a língua dos mais inteligentes, como o vereador Juscelino? Pensem buritienses quando forem eleger a próxima legislatura.

CARLOS disse...

O VEREADOR JUNIOR SARDIÃO MOSTROU QUE HONRA COM SUAS PALAVRAS E NÃO TEM MEDO DO QUE ALGUNS APAIXONADOS DA OPOSIÇÃO VÃO FALAR.
ELE AGIU COM CORAGEM E MERECE SER RESPEITADO.
ESTE QUE AQUI O CHAMAM DE MERCENÁRIO E JUDAS, SÃO PIOR DA PIOR ESPÉCIE PORQUE NÃO TEM CORAGEM DE MOSTRAR A CARA.
SARDIÃO ESSE PAPO DE DIZEREM QUE VOCÊ PERDEU VOTO É TUDO BALELA. SEUS ELEITORES ESTÃO COM VOCÊ PORQUE SABEM QUE VOCÊ ESTÁ DO LADO DELES NO MOMENTO MAIS DIFÍCIL.
PARABÉNS PELA CORAGEM.

Anônimo disse...

rapaz estou vendo que 5 vereadores votaram a favor da prefeita e esses leitores só atacam o júnior, isso é sinal de que o jovem politico incomoda muita gente.
desse jeito vocês só estão crescendo o rapaz.

Lucas disse...

Quer dizer que só por que eu saí em defesa do vereador Jr. Percy e falei o que realmente aconteceu na Câmara na última sessão. Eu então não tenho nada que fazer e tenho que ficar calado?
Me poupe né amigos,
você fica usando do anonimato para agredir as pessoas.
Só por que eu não venho aqui pra xingar o Jr., então vocês não concordam?
Que democracia é essa?
Parabéns Jr. Percy!

Anônimo disse...

CONCORDO COM O LUCAS, AQUI QUANDO ALGUÉM APARECE PRA DEFENDER UM QUE SEJA CONTRÁRIO AOS BABÕES DA OPOSIÇÃO QUE FICAM DE PLANTÃO ELES FICAM TODOS NERVOSINHOS.
PORQUE SERÁ?
JÚNIOR VOCÊ AGIU DE ACORDO COM A SUA CONSCIÊNCIA, ISSO É O QUE IMPORTA.

Anônimo disse...

Realmente o leitor tem razão porquê só falam no Jr. Percy? Deve ser porque dos cinco é o único que tem consciência e conhecimento, os outros são semi-analfabetos.

Anônimo disse...

é amigos cada um age de acordo com a sua conviniência,o papel do vereador é fiscalizar os recursos publicos,seja qual lado ele esteja,não podemos concordar c/ vereador que é contra a licitação é afavor de cheque sem fundo de desvio de dinheiro público,infelizmente isto acontece em quase todo país ,mas nem por isso poço concordar com a inresponsábilidade de algum vereador,SARDIão não é não foi e não será o primeiro a ficar ao lado da ilegalidade da desonestidade, ele é simpresmente mais UM.uM JOVEM QUE SONHA COM UM FUTURO PROMISSOR NA POLITICA,ELE MOSTRA QUE É DO RAMO.

JUSTICEIRO disse...

Os cinco vereadores (guarda-costas da prefeita) agiram com a inconsequência complacência dos iguais. Cumpriram com seu papel de defensores das fraudes, da ilegalidade, da imoralidade administrativa.

Um qualquer disse...

Muito engraçado um vereador (que se diz "representante do povo") se vangloriar da honra de cumprir um "compromisso" de defender a todo custo um político corrupto, que teve suas contas reprovadas por irregularidades graves.
Senhor vereador o seu papel é de fiscalizar, defender os interesses do povo, observar acima de tudo a Lei.
A oposição agiu como oposição e saiu em defesa dos interesses do povo de Buriti dos Lopes, o que deveria ser o papel de todos os membros daquela Casa, de agir não como oposição ou situação, mas principalemente defender a Lei, a moralidade, defender o povo.

Anônimo disse...

QUEM DISSE QUE BURITI TEM OPOSIÇÃO?BURITI TEM BABÃO QUE SE HUMILHA POR UM SALÁRIO MINIMO PRA DEFENDER QUEM ESTÁ NO PODER.

Anônimo disse...

esses quarenta mil é q o batsita anda comentanto q q prefeita fez uma proposta de tresentos mil p/ ele aprovar as contas dela,diz ele q ela deu quarenta antecipado,ele votaram contra,se for verdade ele agiu como um exterionatario e mostrou q é igual ou pior q ela de olhonele.

Anônimo disse...

EH BRATISTA, PARECE QUE SUAS CHANCES DE SER CANDIDATO A PREFEITO DO BURITI FORAM PROS ARES, VC QUE SE DIZIA TANTO AMIGO DO JUNIOR PERCY, DEU A PALAVRA PRO RAPAZ E DEPOIS APUNHALA PELAS COSTAS.
VC AXA QUE ELE AINDA CONFIA EM VC

Anônimo disse...

batista todo mundo dizia pro junior percy que voce nao era de confianca e mesmo assim ele esteve do seu lado nas eleicoes pra deputado, ele acreditou em voce e foi contra o que os outros disseram de ti.
e olha como voce retribui a confianca que ele tinha em ti.
agora ele sabe quem voce eh realmente.
voce perdeu o unico politico que acreditava em ti.
eu axo que ele nunca mais tera confianca em voce.
agora o junior percy que provou do seu VENENO sabe realmente quem voce eh.

Anônimo disse...

BATISTA, VC AXA QUE O JUSCELINO, A IRANILDES E O DAS CHAGAS CONFIAM EM VC
ELES VAO DE DAR UMA RASTEIRA TAO GRANDE QUE VC NAO TEM NEM NOCAO
QUANDO VC ENCHE O PEITO E DIZ QUE DEU UM BALAO NA PREFEITA, NAQUELE MESMO MOMENTO AS PESSOAS QUE ESTAO OUVINDO TAMBEM PERDEM A CONFIANCA EM VC.
JA ERA, TEU FUTURO POLITICO ESTA ACABADO.
BOTE NA SUA CABECA QUE JUSCELINO, IRANILDES E DAS CHAGAS NUNCA VOTARIAM EM VC PRA PREFEITO.
O VEREADOR QUE AINDA LEVANTAVA SUA BANDEIRA ERA O SARDIAO E COM ESSA MEU AMIGO.
JA ERA...

Anônimo disse...

e aquele rapaz q defendia tanto o batista fasia relação das pessoa p/ ganhar cesta de alimentos ñ sei se é renivon ou ronivon ñ vejo mais os dois juntos.sera q o batista enganou o rapaz.

eleitor disse...

É MEU POVO AGORA O BATISTA CONFIRMOU QUE O QUE ELE FEZ COM O EMPRESARIO ANTONIO ALVES É VERDADE O RAPAZ É TOTALMENTE SEM CONFIANÇA MESMO.AINDA QUER SER PREFEITO DO BURITI TALVEZ NO SE ELEJA NEM MAIS PRA VERADOR.Ô COITADO!!!!!!!!!!!!!!!