terça-feira, 28 de junho de 2011

HOSPITAL ABANDONADO EM BURITI DOS LOPES

Hospital Mariano Lucas de Sousa é o retrato do abandono em Buriti dos Lopes
O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal resolveram abandonar o Hospital, e agora o povo é quem paga o preço do descaso.

Quem circular pela BR-343 poderá ver o retrato do abandono. É só olhar para o Hospital Regional Mariano Lucas de Souza, fechado, sem médicos, sem remédios, sem nada. O prédio está completamente destruído. O povo já reclama dizendo que em Buriti dos Lopes uma criança não tem mais o direito de nascer. Vem nascer em Parnaíba, porque em Buriti não existe mais MATERNIDADE.
Sabem como se chama isso? Atraso, retrocesso. Sabem por quê? Porque o hospital e a maternidade foram construídos há mais de vinte anos. Na época, de 1989 a 1992, Mão Santa era deputado estadual e conseguiu para Buriti dos Lopes obras importantes como o hospital. O prefeito era Dr. Joaquim Narciso.
Buriti dos Lopes possui cerca de 20 mil habitantes. Além deles os doentes de Caraúbas, Caxingó, Murici dos Portelas, Joaquim Pires, Cocal dos Alves que não possuem hospitais, também se socorriam lá. Até cidades maranhenses eram atendidas. O povo era respeitado


Mas, para azar de Buriti dos Lopes e da região, no Governo da Propaganda de Wellington Dias, saiu Piauí afora obrigando as Prefeituras a municipalizarem os hospitais, com a promessa de que iriam receber bastante dinheiro para fazê-los funcionar. O hospital do Buriti foi municipalizado, mas os recursos prometidos, nunca chegaram. Os médicos sem salários e sem medicamentos e condições dignas para o atendimento, desistiram de lá trabalhar.

O atual Governo também faz vistas grossas. A Prefeitura sabe lá por qual motivo também resolveu abandonar o mesmo. O caso é revoltante. A promotora de Justiça da Comarca de Buriti dos Lopes, Dra. Francineide Silva, assumiu a defesa da população dando prazo para o Governo Estadual ou receber o hospital de volta ou repassar os recursos para a Prefeitura.
O Estado continua indiferente e o povo continua sofrendo. Imaginem quantas gestantes todos os dias são transportadas para Parnaíba. Quantos doentes dependem de uma ambulância para não morrer a míngua.
Será que a população de Buriti pode acreditar que tem representante na Assembléia Legislativa? Deputado ou Deputada é para isso. Exigir do Governador solução para os problemas. Cobrar da prefeita que também foi lá em Teresina e assumiu a responsabilidade de cuidar e zelar por este local. Convenhamos, em Buriti o povo está com um problemão.
Por: João Carlos Guimarães / Edição: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

15 comentários:

T. R. C. disse...

É REALMENTE ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO NOSSO HSOPITAL.
TUDO CULPA DO GOVERNO DA PROPAGANDA DE WELLINGTON DIAS COM O GOVERNO DA PERSEGUIÇÃO DE IVANA FORTES.
É PARECE QUE O BOCA DO POVO VOLTOU.

Anônimo disse...

nem dipirona pra dor de cabeça tem nesse hospital, imagina encontrar um médico.
ops. há, só tem a dra. nazaré que merece ganhar um nobel da medicina pelo que ela vem fazendo dentro daquele hospital.

PAULA disse...

A SAÚDE CANSOU NO BURITI DOS LOPES. A CONVERSA FIADA NÃO EMPOLGA E A SUJEIRA SE SOBREPÕE NOS HOSPITAIS.
SOU ELEITORA E ESTOU DE OLHO!

JOSÉ disse...

GOSTARIA DE DEIXA AQUI MINHA INDIGNAÇÃO POIS É DESCONTADO DO NOSSO SALARIO O DINHEIRO PARA O HOSPITAL AGORA ESTÁ ESSA VERGONHA QUE TODO O BURITI CONHECE. QUANDO SERA QUE ESSES REPRESENTANTES VÃO DEIXAR DE PENSAR NO BOLSO DELES E PENSAR NO BEM ESTAR DA POPULAÇÃO?

F. G. S. disse...

É uma pena que este Hospital, construído por Dr. Narciso quando era prefeito, agora se encontre nesta situação pois quando foi entregue ao povo ele era o Hospital mais moderno do norte do Piauí.
A Ivana acabou com ele!

Anônimo disse...

Onde estão os médicos prometidos em campanha prefeita?
Imaginem se ela não houvesse afirmado que esse seria o melhor governo de Buriti!!!!

P. C. disse...

Parabéns JOÃO CARLOS GUIMARÃES / BOCA DO POVO, falou com propriedade uma das figuras mais importantes do mundo do rádio parnaibano. João não é qualquer um...Como uns sujeitos como Wellington Dias e Ivana Fortes, irá dizer de S O C I A L em eleições futuras??? Este governo da Ivana está ficando famoso por tocar as obras e o caos no mundo social da cidade, principalmente no tocante à saúde. É inversão total de prioridades...

HISTORIADOR disse...

“Infelizmente, o atual governo de IVANA FORTES está cometendo o crime de roubar a esperança que restava ao povo sofrido e desassistido de ter uma saúde pública digna em Buriti dos Lopes”.

L. C. S. disse...

O que se vê é falta de planejamento, de interesse e o uso podre da moeda política. O Governo Estadual não tem planejamento. Investe mal na saúde, de maneira atrapalhada, aloprada e irresponsável. Gasta muito dinheiro em propaganda.
Já Ivana, pegou o hospital por pura perseguição. E o que fez de útil? Nada!

Anônimo disse...

É meus amigos,a situação deste hospital é lamentavel,eu estive no sábado (26 )C/ UMA PESSOA P/ CONSULTAR,NÃO TINHA NINGUEM NEM NA RECEPIÇAO; P/ VIR ALGUEM FOI PRECISO BATER MAILMAS COM SE FAZ EM UMA CASA COMUM,É,,,ESTA É A CIDADE DO POVO MAIS FORTE,MAIS A MULHER DISSI QUE É SÓ BALANÇA CUIA QUE O POVO SEGUE; acorda meu povo....

Anônimo disse...

amigos no hospital falta de tudo,e quando chega uma pessoa doents um tal medico diz que atende apenas urgencia.

Anônimo disse...

A PREFEITA SÓ PEGOU ESTE HOSPITAL PORQUE FICOU COM MEDO DA DRA. GILDETE CRESCER EM BURITI SENDO A DIRETORA.

Anônimo disse...

pura perseguição,
ivana entrará para a historia como a prefeita que mais perseguiu o povo.

Anônimo disse...

A IVANA TÁ MORRENDO DE MEDO DE DEVOLVER O HOSPITAL AO ESTADO. ELA SABE QUE UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DO MAU FUNCIONAMENTO É A CENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO QUE ENGESSA TODAS AS DEMAIS SECRETARIAS.TALVEZ SEJA SÓ FALTA DE CONFIANÇA NA SUA EQUIPE, TALVEZ NÃO...

Anônimo disse...

concordo plenamente .... essa perseguisão com o povo buritiense ... que pena que o mandato dela esta acabando pra ella ... né .... e quer colocar outro entereces na prafeitura de buriti dos lopes .... e pessoal vamos ficar de olho nesses entereçados de outros lugares ......