quarta-feira, 8 de junho de 2011

COLUNA MEGAFONE 08-06-11

MEGAFONE - Alunos do CIEF serão prejudicados por incompetência da Secretaria de Educação de Buriti

A Coluna MEGAFONE entra em cena mais uma vez para falar do descaso que vem tomando de conta da Secretaria de Educação de Buriti dos Lopes.

Uma professora do CIEF procurou a redação deste Portal para denunciar o que está acontecendo com alguns alunos daquela instituição de ensino.

O que passaremos a relatar é grave e mostra novamente que a atual administração faz pouco caso com a educação deste município.

Confira na integra a nota enviada pela professora...
Buriti dos Lopes, 03 de junho de 2011.

Sr. Editor do Portal Boca do Povo, Frank Cardoso
Venho por meio deste, pedir ajuda para a publicação de uma de uma denúncia contra a Secretaria de Municipal de Educação deste Município.
A Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Lopes - PI, mais uma vez comete um deslize.
Implantou um programa de alfabetização e aceleração (ALFA e BETA), cujo mesmo é um conjunto rico e variado de matérias que contemplam todas as competências previstas na programação de ensino. O mesmo tem a duração de um ano e se destina aos alunos com defasagem de idade e distorção de série. Este teve um ótimo desempenho no ano anterior, 2010, pois todo o material foi ofertado pelo MEC.
Só que, neste ano de 2011, foi novamente implantado, sendo que o MEC não mais dispôs o material que havia fornecido no ano anterior. Neste ano, teria que ser fornecido pelo Governo do Estado do Piauí.
Desde que as aulas iniciaram, dia 14 de fevereiro até os dias de hoje o material não chegou até as escolas.
Por diversas vezes tentou-se entrar em contato com a coordenadora do referido programa e a mesma dizia que os livros estavam chegando. Foi proposto então que se mudassem as salas do programa ALFA e BETA, por séries regulares para que os alunos não fossem prejudicados, e que se deixasse o programa para o ano seguinte, 2012, quando o material já estivesse na Secretaria, mas a resposta foi a de sempre, QUE NÃO PODIA. Foi pedido que pelo menos a sobra do material fosse fornecida, já que a escola só tinha uma turma, e daria para suprir as necessidades, mais uma vez foi negado, alegando que isso não poderia ser feito, por que seria descriminação com os outros alunos e professores das outras escolas aonde era pra ter acontecido o programa.
A mesma coordenadora que se encontra fora da sala de aula para este serviço não tem autonomia para tomar qualquer decisão.
Fica na Secretaria de Educação e só comparece na escola quando é chamada, e isso quando vai. A mesma ainda se encontra em período probatório e esta coordenando um programa que só esta existindo no papel.
Depois de 04 meses do inicio das aulas, no último dia 31 de Maio de 2011, comparecem na escola onde trabalho, para uma reunião, que não nos levou à nada.
E os educandos continuam sem qualquer explicação do que realmente deve ser feito com os mesmos e ainda por cima, disse que os livros que se encontram na Secretaria de Educação, irão ser distribuídas para outras turmas. E agora pode? Não é mais discriminação? Ou você não sabe mais o que diz senhora coordenadora!
De já agradeço a este Portal pela atenção recebida.
Professora e educadora Weruska Castelo Branco
(Graduada em Normal Superior e Cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia em Clinica e Educação Especial).

21 comentários:

MARCOS disse...

TALVEZ SEJA POR ISSO QUE ESSA PREFEITA QUEIRA TIRAR ESTE BLOG DO AR. SÓ ASSIM ELA SE LIVRA DE TANTAS DENÚNCIAS E POVO NÃO FICA SABENDO DO DESCASO QUE É SUA ADMINISTRAÇÃO.
PARABÉNS A PROFESSORA QUE TEVE A CORAGEM DE DENUNCIAR O QUE ESTÃO FAZENDO COM ESSES ALUNOS.
ISSO É UMA VERGONHA!
E AGORA PREFEITA?
E AGORA SECRETÁRIO?

Anônimo disse...

e mesmo minha filha faz essa aceleraçao e ate agora nao tem esse material que presisa tudo por falta de etica da secretaria isso e uma falta de vergonha do estado ou da prefeitura e esse que estam no poder aqui quem fala e a mae de uma aluna desse geito os aluno pode passa no final do ano porque ja estamos no meio do ano e nada foi feito.

Anônimo disse...

Essa administração da CHICA é mais desastradas dos últimos tempo, é uma bagunça minha gente.
E os alunos no final é que se ferram.

Um qualquer disse...

A educação não é e nunca foi prioridade neste país.
Torna-se indignante o desprezo como os políticos tratam a educação no Brasil, no Piauí, e principalmente em Buriti dos Lopes. Nota-se cada vez mais um esforço doutrinário para se arruinar as condições de ensino e aprendizagem, debilitarem a educação. Infelizmente a educação nunca foi prioridade, pois não querem uma sociedade capaz, livre e independente. Querem cada vez mais pessoas sem perspectiva, servis, sem consciência do mundo em que vivem. Querem fazer o povo de marionetes, manipuláveis, subserviente. Quanto mais ignorante o povo for, mais fácil enganá-los, tornar-los eternos miseráveis dependentes de falsos favores.

Anônimo disse...

O SECRETARIO DE EDUCAÇAO NAO TEM COMPETENCIA . IMAGINA SER CANDIADTO A PREFEITO COM 1 ANO FALE A PREFEITURA DE BURITI DOS LOPES. UMA SECRETARIA TAO PEQUENA DESSA E PORQUE ELE E SECRETARIO DE GABINETE NAO SABE OS PLOBLEMAS DE SUAS ESCOLA TANTO NA ZONA URBANA COMO NA RURAL.

Anônimo disse...

UM FUNCIONARIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇAO
O SECRETARIO E UM IMRRESPONSAVEL SO CHEGA AS 11:00 HORAS POR ISSO NAO DAR PRA VER OS PLOBLEMAS DA SECRETARIA. ELE ACABA COM A ADMINISTRAÇAO DA PREFEITA SENHORA PREFEITA OLHE ISSO SEUS SECRETARIOS ACABA COM VC. DE UMAS VOLTA NAS SECRETARIAS PRA VC VER DE FRENTA COM SEUS SECRETARIOS. APROVEITE SEUS ULTIMOS ANOS PARA ARRUMAR A CASA E REQUER SUA MORAL QUE ESTA LA EM BAIXO.

Anônimo disse...

muito bem, parabens a professora que teve a coragem de se manifestar contra todo esse descaso que está ocorrendo na educaçao de buriti, resta saber qual será a resposta da secretaria, se vai tomar providencias pra solucionar o problema uo vai punir a professora.

Anônimo disse...

PARABÉNS PROFESSORA ESTAR COLHENDO O QUE PLANTOU , ADEMINISTRAÇÃO PASSADA PASSOU VOCÊS NA FACULDADE QUE ERA CONVENIADA , DEPOIS TOMOU A VAGA DE UM NO CONCURSO POR QUE ERA ASSIM QUE FUNCIONAVA, AGENTE DE SAUDE QUE NÃO SABIA NEM FAZER O NOME FOI APROVADO , PARA UM PROFISSIONAL PROFESSORA NÃO PRECISA DE UMA BLIBIOTÉCA,PREPARE SEU MATERIL DIDATICO E VA TRABALHAR.FAÇA VELER O QUE VC GANHA ,UM DOS MELHORES SÁLARIOS DA REGIÃO .

Anônimo disse...

O secretario de educação de nossa cidade não sabe é de nada,por que não comparece nas escolas e nem na secretaria e a coordenadora deste programa e mais um emprego pra não fazer nada só ficar recebendo e passeando nos carros da prefeitura.ESSA PROFESSORA ESTA É CERTA EM DENUNCIAR A FALTA DE INTERRESE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POIS SE O ALUNO NÃO TIVER PROGRESSO A CULPA SERA SO DELA PQ O SECRETARIO SO QUER UM PARA BOTAR A CULPA DOSEU TRABALHO MAU FEITO

Anônimo disse...

Resposta ao comentário dia 9 de junho de 2011.das 8:46 .Se você tem como prova tudo isso que esta diz é melhor começa se não fique calado.Ou você não esta ligado a crave situação que se encontra os aulos desse programa que não existe,e se fousse o seu filho.O que você faria?
Ou você é mais um que só pensa em você.igual a atual administração?Pense nisso antes de faz comentário errados.

Anônimo disse...

concordo com o anônimo das 08:54 tem gente que e aposentado pelo estado, municipio,i a prefeitura, em vez de dar trabalho para jovens universitários,para que tenha um futuro melhor para nossa terra ,da 4 emprego só para um que foi um pessimo profissional, torno a repeti e colhendo o que (plantou).
deveriâo fazer uma pesquiza nus colegios para saber quem são os professoraes que sabe alfabetizar para convida para esses programas, não da só por cara , ou puliticamente, em quanto isso o municipio cresse junto com o analfabetismo, a maginalizaçâo ,
SERA QUE ESSE CRESCIMENTO MERESSE UM PARABÉS .

Anônimo disse...

QUEM É ESSA COORDENADORA ??

Anônimo disse...

Acredidto eu que os professores escolhidos para trabalharem no programa: PAA não foram por cara, pois fui escolhida e nem sabia, mas aceitei o desafio e dei conta do recado como tenho feito durante 13 anos de profissionalismo e assim como os demais colegas estou decepcionada com o descaso desse programa,porque não se constroi educação dessa forma. Ainda acrescento que não fui colocada na faculdade pela gestão passada, prestei vestibular e passei, não tomei vaga de ninguém. Acredito que cada um de nós tenha que fazer valer sua capacidade profissional ,e um verdadeiro sábio já mais deve substimar a capacidade de alguém, seja um profissional veterano,um em fase inicial ou um universitário que acaba de descobrir o mundo da educação e que ainda tem muito a conhecer e aprender , nada melhor do que a troca de experiência ao invés de criticarmos a prática pedagógica dos colegas.
Cuidado Universitário! amanhã você pderá ser um profissional antigo, e aí gostaria de ser tratado como alguém que está ultrapassado? Ou gostaria de ser valorizado como alguém que tem um leque de conhecimentos para troca de experiência com as futuras gerações?

Anônimo disse...

Essa professora não tem moral nenhuma para chamar quem quer que seja de incompetente, porque a maior prova de incompetencia está em sua propria pessoa: 1º- fez o concurso público para professora e não foi aprovada e como tinha influencia na administração passada foi colocada pela janela: 2º- como se só isso não fosse suficiente, presta vestibular e foi aprovada, o prefeito da época compra varias vagas no famoso periodo especial da UESPI e la está seu nome mais uma vez sendo colocada pela janela, isso sim que é sinal de incompetência.

Anônimo disse...

anonimo das 20:30 não penso ném em colégio ´so para contrui sou pedreiro ,ou não posso falar do futura da nossa cidade ,mim diga com quém tu andas q direi quem tu é

Anônimo disse...

a má educação de buriti está na politicagem....pois se eu sou professor,eu quero sempre o melhor para meus alunos...por que vou deixar de ensinar só porque a administração não é mais do meu partido...onde fica o meu compromisso com os educandos?pense nisso ,professora verusca...e se preoculpe em ensinar seus alunos e não a se preoculpar com o trabalho dos outros.

Anônimo disse...

Conheço um bom médico para indicar a essa professora, ela está precisando é de um tratamento... Surtou na reunião que eu estava lá e vi! Nada a ver ela por culpa na coordenadora, uma pessoa excelente e profissional, que foi escolhida para ocupar essa vaga por ja ter trabalhado neste programa em teresina... e nao por politicagem, como a dita ja foi um dia, e ja trabalhou na secretaria de educação também, ENTROU NO MUNICIPIO POR AMIZADE E NAO POR COMPETENCIA. Verusca, minha filha, vá se tratar!!!!! sERA QUE A COORDENADORA TEM CULPA SE O ESTADO NAO MANDOU AINDA O MATERIAL? ELA VAI FAZER O Q HEIN? ENGRAÇADINHA... SE COLOQUE NO LUGAR DOS OUTROS, MINHA FILHA!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar essa professora, que aceitou mudar de função para tentar melhorar o aprendizado desse municipio, mais como sempre a educação desse pais fica em ultimo lugar, só fico tristo porque só quem perde com essa denuncia são os alunos, ou seja nossos filhos !!!!!

Anônimo disse...

A coordenadora do Paa tem curso superior?

Anônimo disse...

Assunto polêmico este, faca de dois gumes é o que é...Alguns professores novos ou antigos são fantásticos, nasceram para educar, enquanto outros são meros ganhadores de dinheiro e decidiram se graduar no que estava mais acessível bolso/oportunidade/concurso. Se os alunos fossem ouvidos haveria uma reviravolta nesta estória, eles não são vingativos, apenas apontariam ´´ este é professor(a), aquele(a) tá no lugar errado. Como não é assim, digo: Cada um só dá o que tem!

Anônimo disse...

A culpa da falta de material para o Programa PAA é gravíssima, sem o material o programa não funciona, pois o mesmo é baseado no material didático, no entanto, a falta do material não é culpa da coordenadora, e sim do GOVERNO DO ESTADO do Senhor Wilson Martins, em que a população de Buriti dos Lopes votou em peso, o governo estadual ficou responsável pelo envio do material dos programas de aceleração aos municipios do estado, esse governo pelo que se ver não está nem um pouco preocupado com a educação do estado, dai você ver a greve da uespi e a falta do envio do material dos programas de aceleração para os municipios. Agora cante Buriti dos Lopes junto com a Senhora Prefeita: Molim, Molim, Molim... kkkkkk