terça-feira, 11 de janeiro de 2022

SAÚDE

Piauí vacinou mais da metade dos jovens de 12 a 17 anos com duas doses

O secretário de Saúde, Florentino Neto celebrou a nova marca e relembrou a população de ficar atenta quando a imunização e continuar mantendo os protocolos sanitários para contenção do coronavírus. 

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nessa segunda-feira (10), o Piauí já registra 263.610 jovens de 12 a 17 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, enquanto outras 146.914 já estão com a imunização completa.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, celebrou a nova marca e relembrou a população de ficar atenta quando a imunização e continuar mantendo os protocolos sanitários para contenção do coronavírus.

“Seguimos avançando na imunização do nosso povo contra o coronavírus e agora estamos com mais da metade dos adolescentes com o ciclo de imunização completo. E esperamos o mais breve possível alcançar 100% desse grupo com as duas doses. Para isso precisamos de um esforço dos nossos municípios e a colaboração da população, que atenda os chamados para se vacinar e mantenham os cuidados como usos de máscaras, lavagem das mãos e nos ajudem a sair dessa situação de pandemia”, explicou.

Ainda segundo a Sesapi, os 224 municípios do estado já aplicaram e registraram a primeira dose do imunizante contra a covid-19 e segunda dose neste público. Somente o município de Juazeiro do Piauí, devido problemas técnicos, não registrou a aplicação da segunda dose, no sistema de Vacinômetro da Sesapi.

A Sesapi afirma ainda que a vacinação destinada aos jovens se iniciou ainda em setembro de 2021. O Ministério da Saúde divulgou por meio de nota técnica, a diminuição do intervalo entre a primeira e a segunda dose que será de 21 dias o período de aplicação entre as doses. A dose de reforço ainda não foi liberada para o público desta faixa etária.

O secretário Florentino Neto ainda explica que uma nova remessa dos imunizantes deve chegar nesta semana ao Estado. O gestor convoca o público alvo da campanha a se direcionar aos postos de vacinação e se imunizar.

“Estamos sempre abastecendo nossos municípios com vacinas para a população. Nesta semana mandaremos uma nova remessa. Então pedimos a você de qualquer faixa etária que estiver no prazo da sua segunda dose ou do seu reforço, que faça sua vacina, só assim conseguimos sair desta pandemia. Lembrando que o intervalo da dose de reforço agora é de quatro meses após a segunda dose”, finaliza o Secretário.

A Sesapi informa que já está com equipes preparadas para receber as vacinas para as crianças de 5 a 11 anos que devem chegar no final desta semana. A Secretaria afirmou ainda que o Piauí pretende vacinar 331.432 pessoas nesta faixa etária.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM/Sesapi

Nenhum comentário: