quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

CORONAVÍRUS

Carnaval pode ser adiado para o mês de junho no estado do Piauí

Para o gestor, a proposta inicial seria o adiamento para junho, caso, até lá, a vacina contra o vírus esteja disponível, juntando com as festas juninas e fazendo um grande evento no Estado. 

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, está propondo o adiamento das festividades de carnaval no Piauí. Segundo ele, a medida seria necessária levando em consideração o cenário ainda preocupante da pandemia do novo coronavírus. Para o gestor, a proposta inicial seria o adiamento para junho, caso, até lá, a vacina contra o vírus esteja disponível, juntando com as festas juninas e fazendo um grande evento no Estado.

Flávio Júnior é médico e lembrou que ainda é preciso cautela e cuidados contra o SARS-CoV-2. “O vírus continua circulando. Já se tem notícias de uma variante e sabemos que as festividades de carnaval costumam sempre contar com uma presença muito grande de pessoas, ou seja, aglomerações, o que não é recomendado nesse momento”, observa.

O secretário lembrou que outros Estados, a exemplo da Bahia e Rio de Janeiro, que possuem tradições carnavalescas, já falaram do adiamento das suas festividades de carnaval. Em 2021, o carnaval estava previsto para acontecer entre os dias 13 e 16 de fevereiro. “O Piauí tem muitas cidades com tradições carnavalescas, a exemplo de Luís Correia, Barras, Água Branca, União e Floriano, por exemplo. São cidades que costumam trazer bandas nacionais e atraem um grande público, não apenas do Piauí, mas também de outros Estados. O momento é de continuar com cautela, adotando os cuidados necessários para evitarmos que tenhamos ainda mais casos de pessoas com o vírus e até mesmo óbitos”, avalia.

O assunto será discutido com o governador Wellington Dias que, em dezembro, seguindo orientações do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde (COE), já havia dado orientações para que não houvesse as festividades de réveillon. No litoral piauiense, por exemplo, as festas alusivas a esta data eram comuns e incentivadas pela Secretaria de Estado do Turismo a fim de fomentar o setor. “Discutiremos com os prefeitos dessas cidades e avaliaremos um momento oportuno para que essas festas possam voltar a acontecer, mas em segurança”, finaliza o secretário.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Encarando.com

Nenhum comentário: