sexta-feira, 20 de maio de 2022

JUSTIÇA

Irmãos são condenados a mais de 35 anos de prisão cada um por assassinato de policial penal em Parnaíba

Segundo denúncia do Ministério Público, os dois teriam matado o policial penal José Silvino como "exemplo". Cândido Souza foi condenado a 39 anos de reclusão, e Rauellison Souza a 35 anos. 

Os irmãos Cândido de Souza Araújo e Rauellison de Souza Araújo foram condenados nesta quinta-feira (19) pelo homicídio do policial penal José Silvino da Silva, então coordenador de disciplina da Penitenciária Mista de Parnaíba . Somadas as duas penas, os dois devem cumprir 74 anos de prisão.

Cândido de Sousa Araújo já é condenado a cerca de 33 anos de prisão. Nesta quinta, ele foi condenado a mais 39 anos de reclusão. Ao todo são 72 anos de prisão.

Rauellison de Souza Araújo, de 24 anos, já é sentenciado a 59 anos de prisão. Agora, deve cumprir a mais 35 anos. Somadas, as penas dele chegam a 94 anos de prisão.

Os dois foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado, associação criminosa e disparo de arma de fogo. Cândido foi condenado também por comunicação falsa de crime e falsidade ideológica.

Cândido Souza Araújo e Rauellison Souza Araújo. 

O julgamento aconteceu nesta quarta-feira (19), no Fórum de Parnaíba. O promotor Márcio Carcará, representante do Ministério Público no julgamento, disse que o resultado foi satisfatório, e que o Júri acolheu todos os pedidos feitos pelo MP.

“A gente queria uma pena mais alta, mas consideramos que o decidido foi relevante. São pessoas de altíssima periculosidade, que mataram um agente público para mostrar ‘que o crime é quem manda’. A condenação é uma resposta a isso”, comentou.

Julgamento pelo Tribunal do Júri de Parnaíba dos irmãos acusados de matar policial penal — Foto: Reprodução

Morto por ser agente penal

Segundo o delegado Eduardo Aquino, a segunda testemunha que foi ouvida no julgamento, os réus são integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). O delegado iniciou as investigações do crime na época e realizou a prisão dos irmãos. Ele declarou que eles teriam matado o policial penal para servir de "exemplo" e impor as ações das facções.

“Silvino foi executado para 'representar', para dizer que (a facção) prevalece sobre qualquer sistema e se impõe acima do estado e de qualquer servidor público”, disse em depoimento ao promotor de Justiça Márcio Carcará.

Agente foi executado por dois homens em uma moto — Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Alta periculosidade e extensa ficha criminal

O delegado disse ainda que os irmãos são faccionados e de alta periculosidade. “Desde o começo, nos primeiros contatos com os dois réus, sentimos a periculosidade dos dois. Foram feitas interceptações, áudios, onde se vê a ousadia, um nível de afronta, por essas situações e o contexto comprobatório se vê o nível de periculosidade e afronta dos dois réus", disse o delegado.

"Rauellison é sentenciado a mais de 59 anos de prisão, sendo acusado em 6 processos pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, receptação, latrocínio tentado, falsidade ideológica, associação criminosa, comunicação falsa de crime e disparo de arma de fogo", diz a denúncia do MP.

O documento informa ainda que "Cândido responde por 8 processos nos Estados do Piauí e Pará. No Estado do Piauí são 4 processos, sendo denunciado por homicídio qualificado tentado; fuga de pessoa presa ou submetida a medida de segurança; homicídio qualificado, associação criminosa, comunicação falso crime, falsidade ideológica; disparo de arma de fogo e latrocínio tentado".

No Pará, Cândido foi sentenciado a 4 processos, pelos crimes de roubo majorado; falsidade ideológica; roubo qualificado, bem como roubo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. No total a pena de Cândido ultrapassa 33 anos de prisão.

Em 19 de março de 2018, os irmãos Cândido e Rauellison tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, mas somente o Cândido conseguiu deixar a unidade prisional.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: