quinta-feira, 25 de agosto de 2022

SAÚDE PÚBLICA

Prefeito Magnum Cardoso participa de evento em alusão ao 'Agosto Dourado' em Caxingó

Foram abordados os temas sobre aleitamento materno e violência doméstica, assuntos de grande importância para as mulheres e gestantes do município. 

Na manhã de quarta-feira (24/08), o prefeito de Caxingó, Magnum Cardoso (PP) e a vice-prefeita Dra. Jackline Lima, participaram junto ao secretário municipal de Saúde, João Lima do evento realizado na Unidade Básica de Saúde Clarindo Rodrigues de Carvalho voltado ao 'Agosto Dourado'. 

A palestra contou com a presença das gestantes da cidade, e o tema ficou com enfermeiro Gustavo Machado. O psicólogo Carlos José, a coordenadora da Atenção Básica Berenice Amaral e Letícia Sobrinho também se fizeram presente no evento. 

Foram abordados os temas sobre aleitamento materno e violência doméstica, assuntos de grande importância para as mulheres e gestantes do município, uma vez que o aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

A segurança pública também se fez presente e trouxe assuntos de grande importância ao público envolvido.

O que é o agosto Dourado?

No Brasil, desde 2017, o apoio à amamentação não se promove apenas durante a SMAM, e sim durante todo o mês, seguindo a Lei Nº 13.435, que instituiu o mês de agosto como Mês do Aleitamento Materno, conhecido como Agosto Dourado, devido à cor que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano.

Qual o objetivo da campanha Agosto Dourado?

O principal objetivo da campanha é sensibilizar para a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil. As ações pela campanha buscam envolver não só pediatras, mas profissionais de saúde e a sociedade como um todo.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM/PMC

Nenhum comentário: