sexta-feira, 5 de agosto de 2022

DOENÇA

Piauí confirma 1º caso de varíola dos macacos

Ao todo, o estado teve nove casos notificados, um confirmado e cinco sob investigação, em quatro municípios, um deles é um idoso que está internado em Parnaíba. 

O Piauí confirmou, nesta quinta-feira (4), o primeiro caso de varíola dos macacos, a monkeypox. O paciente é um homem de 46 anos, de Batalha, no Norte do estado, que teve contato com pessoas que estiveram fora do Brasil e apresentou os sintomas em 3 de julho. Ele cumpriu isolamento de 21 dias, já está recuperado dos sintomas e não teve sequelas. O estado ainda tem cinco casos em investigação.

"Já informamos ao paciente, entramos em contato com a vigilância da cidade. Ele teve contato com pessoas que estiveram no estrangeiro, e o sistema de vigilância nacional foi comunicado para todo o estudo de vínculo epidemiológico", Herlon Guimarães, superintendente de atenção à saúde da Sesapi.

Imagem de pessoa infectada pela varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Ele destacou que as outras pessoas da cidade com as quais o paciente teve contato já foram visitadas e não apresentaram qualquer sintoma. Ele orientou as pessoas para que, a qualquer sintoma, uma unidade de saúde seja procurada.

Neste caso, segundo o superintendente, o paciente e os contatos dele cumpriram 21 dias de isolamento e já estão liberados, sem risco para outras pessoas.

Cinco casos sob investigação

Ao todo, o estado teve nove casos notificados, um confirmado e cinco sob investigação, em quatro municípios, um deles é um idoso que está internado em Parnaíba.

As cidades com casos notificados foram Parnaíba (dois casos), Esperantina, UniãoCurralinhosHugo NapoleãoBatalha(caso confirmado) e Teresina. Dos nove casos notificados, três foram descartados.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: