sexta-feira, 2 de junho de 2023

RAPIDINHAS

 

Voltamos

O mês de junho chegou e vamos sextar neste (02/06) com o Boca do Povo, para aqueles que querem se inteirar das últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes e cidades vizinhas. Tem sempre uma novidade pra contar para vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

Zanga dos “babões” 

A zanga indomável manifestada por alguns "babões" sobre análises feitas aqui nesta coluna sobre planos de candidatos a prefeito pela oposição só mostra que a nossa linha de raciocínio está correta.

Difícil disfarçar

Começou a ficar difícil para o vereador da Barra do Longá, hoje se sentindo o ‘todo poderoso’ da comunidade, disfarçar que não tem preferência pela candidata a prefeita. Para ele, o Jacaré é a segunda opção.

Problemas internos

O governador Rafael Fonteles deverá lavar as mãos para as eleições do ano que vem no município. Para o PT estadual, a eleição buritiense é dita como problemática.

Tá fora

Circula a informação nos bastidores que o governador deixará a eleição buritiense a cargo dos deputados, já que para ele, existe uma misturada muito grande por aqui. Tem aliados dos dois lados.

Pensando lá na frente

Já pensando em sua reeleição em 2026 e na expectativa de fortalecer cada vez mais o grupo, Rafael não quer perder ninguém e sim aumentar sua base de apoio.

Confiante

Uma pessoa ligada ao prefeito Júnior Percy nos falou que ele está confiante no sucesso do candidato que irá apoiar para prefeito de Buriti dos Lopes ano que vem.

Sem pressa

Júnior só deverá apresentar seu candidato entre os meses de março e abril de 2024. Sem pressa por enquanto, a meta é focar no trabalho.

Trabalho

Júnior Percy acredita na vitória do seu candidato à sucessão municipal, devido ao grande trabalho que vem executando no município ao longo desses anos.

Bota fé no Estreito

O prefeito bota muita fé numa vitória esmagadora do seu candidato no povoado Estreito, depois da vinda do líder político Antônio Renato.

Coroa, deve aumentar 

Júnior Percy, acredita também que seu candidato vencerá a eleição de 2024 em Coroa de São Remígio como uma votação maior do que a que ele teve em 2020.

Ganha no Salgadinho

A região do Grande Salgadinho sempre foi generosa com o prefeito Júnior e o mesmo acredita que em 2024 não será diferente. Com o trabalho que vem sendo feito por lá, Percy espera uma vitória folgada.

Ponte do Jandira e Barra do Longá

Essas duas regiões tiveram eleições municipais equilibradas nos últimos anos e o prefeito acredita que não será diferente desta vez. Por lá, a rivalidade entre grupos políticos locais é muito grande.

Zona urbana

A zona urbana do município, aonde Júnior Percy tem uma grande avaliação positiva, tende a seguir o mesmo caminho das eleições municipais anteriores, com vitória tranquila do grupo do prefeito.

Pesquisa

Uma pesquisa visando as eleições do ano que vem foi feita recentemente no município, mas, o que sabemos é que não foi encomendada pelo prefeito Júnior.

Preocupação

Preocupado com sua reeleição, o vereador Zé Filho da Coroa, hoje no grupo da oposição, não descarta buscar novos ares em busca de manter sua cadeira no legislativo municipal. E para isso, já teria gente agindo nos bastidores.

Conversas

Consta que quem abriu realmente diálogo com a base governista foi o ex-vereador Bené Ibiapina. Conversas já estariam bastante adiantadas e não será surpresa para ninguém se nas próximas inaugurações, o homem já estiver marcando presença.

Descanso

O pré-candidato a prefeito pela ala independente, Hermann Diniz, tirou uma folga das redes sociais. Tem político na cidade levantando as mãos por céu, já que a ‘chibata’ do homem vinha ardendo nas costas deles.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

Como já havíamos anunciado anteriormente nesta coluna, o ex-prefeito Dr. Washington Luiz desistiu de sua pré-candidatura a prefeito para o ano que vem. Não adiantou nada gravar vídeo fake e tentar desmerecer a notícia publicada neste blog. Estávamos correto na informação divulgada.

Caxingó II

Em suas redes sociais, o ex-prefeito fez questão de compartilhar uma foto com seu grupo e anunciar o vereador Pedro Brito como pré-candidato a prefeito pelo chamado “grupão da oposição”.

Caxingó III

Quem não gostou foi o Gil, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que se sentindo desprestigiado, tende a formar aliança com o atual prefeito Magnum Cardoso. Na oposição, Gil não é benquisto pelo vereador Renato Filho e outros.

Caxingó IV

Após o anúncio de Pedro Brito como candidato da oposição, começou a debandada para o lado do prefeito Magnum. A primeira grande força a aderir foi o ex-vereador Zé dos Remédios, considerada maior liderança da região do Barro, Taboquinha, Canta Galo e outras.

Caxingó V

O homem que é atual suplente pelo PSD, chegou chegando, e já apresentou diversas famílias ao prefeito Magnum que foram anunciadas durante a semana como adesões a base governista, deixando a oposição desestruturada.

Caxingó VI

Ao que parece, na chamada região da “beira da pista” o pré-candidato Pedro Brito tem mais rejeição do que o ditador Vladimir Putin na Ucrânia. Ninguém quer aproximação com ele. Tá todo mundo correndo fora.

Caxingó VII

Mas, alguns observadores analisam que o ex-prefeito Dr. Washington lançou Pedro Brito, apenas para queimá-lo perante o eleitorado e depois dizer para ele que a população não aceitou seu nome. Aí que vem o golpe.

Caxingó VIII

Segundo nossas fontes, a verdadeira intenção do Doutor é lançar seu cunhado, o vereador Renato Filho como candidato a prefeito na hora certa. A verdade é que se Pedro não ficar esperto, vai tomar um “canto de caminhão” quando o período eleitoral se aproximar.

Caxingó IX

Já o presidente da Câmara, Carlinhos Maricota, já comenta com alguns interlocutores que cometeu um erro em romper com o prefeito Magnum. O vereador sente que sua reeleição está ameaçada, uma vez que não está conseguindo levar adesões para a oposição. “É porta na cara e não demais”, disse uma fonte.

Caxingó X

Não será surpresa para ninguém, se o arrependido presidente da Câmara pedir arrego e bater na porta do prefeito pedindo perdão e querendo voltar ao grupo.

Cocal I

Informações que chagam da cidade dão conta que o prestígio do prefeito Nonatinho subiu perante a população nas últimas semanas, abrindo péssimas perspectivas para a candidatura de Dr. Cristiano.

Cocal II

O vice-prefeito de Cocal, Douglas Lima, que está à frente da Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí, concedeu entrevista nesta semana ao Sistema O Dia, onde falou das ações desenvolvidas por sua pasta, principalmente nas áreas de urbanização e infraestrutura. Douglas vem se destacando na gestão do governador Rafael Fonteles.

Cocal III

O deputado estadual Rubens Vieira, usou suas redes sociais para anunciar diversos investimentos para os municípios de Batalha, Luís Correia, Caxingó, Caraúbas do Piauí, Cocal e Cocal dos Alves. Dentre os investimentos anunciados estão pavimentações asfáltica e poliédrica, conseguido com recursos junto ao DER-PI e IDEPI. 

Caraúbas do Piauí I

O prefeito Caburé está confiante que manterá o grupo unido após anunciar o pré-candidato que irá apoiar para prefeito.

Caraúbas do Piauí II

Falam que Caburé tem guardado a sete chaves, quatro nomes que poderia lançar. Dois deles (Estuit Sampaio e Adrião Portela) já começaram a ser ventilados em rodas de conversas na cidade.

Caraúbas do Piauí III

Já na oposição, o nome falado até o momento é o do ex-prefeito Manoel Pacheco, que continua tocando seus negócios e deixado a política de lado. Pelo menos por enquanto.

Murici dos Portelas

A prefeita Chaguinha da Saúde vai ter que tomar um banho de sal grosso urgente. Mal das pernas politicamente e um desastre administrativo, a gestora sofreu um acidente de carro no último final de semana, por sorte, todos que estavam no veículo saíram ilesos.

Bom Princípio do Piauí

Se as eleições fossem hoje, o prefeito Lucas Moraes seria “esmagado” nas urnas para seu tio e ex-prefeito Apolinário Costa. Enquanto a popularidade de Lucas desce ladeira abaixo, a de Apolinário sobe. Resta saber se o quadro se manterá.

Parnaíba I

O empresário Erivelton Fontenele (PP) não descarta a possibilidade de marchar junto com o prefeito Mão Santa em 2024 em Parnaíba. O empresário lidera no município o grupo que era ligado ao ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Parnaíba II

Para o vereador Carlson Pessoa, o melhor nome para o momento seria o ex-governador Zé Filho.  “Eu acho que o melhor nome para o nosso grupo é o do ex-governador Zé Filho. Experiente, empresário bem sucedido, governador, deputado, vereador, deputado, prefeito, tudo muito cedo. Errou, mas acertou muito, é então o meu nome de preferência”, afirmou.

Parnaíba III

Pegou a todos de surpresa um vídeo da deputada Gracinha Mão Santa elogiando a arquiteta Paula Campanelli pela sua atuação na gestão municipal e dizendo que ela será a “próxima prefeita de Parnaíba”. Quiseram dizer que era brincadeira. Será? 

Parnaíba IV

Um grupo de sete vereadores lançou nesta semana o presidente da Câmara Municipal, Daniel Jackson (Solidariedade), como pré-candidato a prefeito de Parnaíba. O movimento tem participação direta dos vereadores Renatinho, Taylon, Edcarlos, Assis, Zé Filho Caxingó, João do Trânsito e Batista. O presidente estadual do Solidariedade, Evaldo Gomes, apoia a pré-candidatura e pedirá apoio do governador Rafael Fonteles. "Queremos que Daniel Jackson seja o candidato da base governista em Parnaíba", afirma Evaldo.

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: