sexta-feira, 23 de junho de 2023

RAPIDINHAS

 

Voltamos!

Sextou neste 23 de junho no Boca do Povo, véspera do Dia de São João com as últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes e cidades vizinhas. Tem sempre uma novidade pra contar pra vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

Agitação

A semana foi de grandes movimentações políticas na cidade após divulgação de uma pesquisa e vazamento dos dados de uma outra.

Em mãos

O Boca do Povo que não é bobo, correu atrás e teve acesso as duas pesquisas realizadas no município neste mês de junho. Uma do Instituto Amostragem e outra do Idealize.

Vazou

Segundo informações que chegaram até o blog, a pesquisa do Instituto Idealize teria sido encomendada pela vereadora Jaqueline do Batista da Loja.

Idênticos

Ao analisarmos as duas pesquisas, observamos que, quando as perguntas são iguais nos dois levantamentos, os números são quase que idênticos.

Aprovação em alta

Um dos exemplos é no quesito aprovação. Na pesquisa do Amostragem a aprovação da administração de Júnior Percy é de 86%. Já na pesquisa do Idealize o percentual de quem aprova a gestão é de 82,3%.

Na pesquisa da vereadora

Já no quesito avaliação da administração de Júnior Percy, na pesquisa do Idealize o resultado é o seguinte: para 46,4% é bom; é ótimo para 24,9%; é regular para 18,6%; é ruim para 4,7%; é péssimo para 2,5% e outros 2,8% não sabem ou não opinaram.

Força do prefeito

Outra pergunta do Instituto Idealize é se você votaria no candidato apoiado pelo prefeito Júnior Percy. 39% responderam que: talvez, dependendo do candidato; outros 37,9% disseram que sim; apenas 17% responderam que não e 5,7% não sabem ou não opinaram.

Pouco para quem largou cedo

Outro fato que chamou nossa atenção, é que mesmo estando em pré-campanha para prefeita desde o ano passado, na pesquisa do Idealize a vereadora Jaqueline do Batista da Loja aparece com apenas 5,7% nos votos espontâneos.

Estagnada

Ou seja, mesmo em pré-campanha e com muitas mídias nas redes sociais e dizendo abertamente que é pré-candidata à prefeita, ela não vai nem pra frente e nem pra trás. Segue estagnada no voto espontâneo.

Baixa rejeição

Ainda sobre a pesquisa do Idealize que a vereadora Jaqueline tem em mãos, um fato que também nos chamou a atenção foi a baixa rejeição da secretária Laura Rosa, que aparece com apenas 12,3%. “A Borboleta não gostou!”

Pode crescer

Pessoas que tiveram acesso e analisaram os dados, admitem que Laura Rosa, com essa baixa rejeição e se conseguir se manter, tem perfil para crescer, ainda mais com o apoio do prefeito Júnior Percy. “Se é ela que será a candidata, só o tempo dirá”.

Mostrou grande força

Com as análises feitas com as duas pesquisas em mãos, uma coisa é certa, Júnior Percy é a maior força política hoje no município e sua gestão tem aprovação altíssima.

Sobre a divulgação

Por se tratar de pesquisa realizada em ano ímpar, ou não eleitoral, não há obrigatoriedade de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Então, ambas pesquisas poderiam ser divulgadas na íntegra, caso houvesse interesse de quem encomendou.

Duas ou três candidaturas?

Ao que tudo indica, teremos duas mulheres disputando as eleições municipais. A não ser que o engenheiro Hermann Diniz entre na jogada. Aí teríamos três nomes da disputa.

Tá diferente

Ouvido nesta semana por este blogueiro uma fonte da oposição, de dentro do “ninho do jacaré”, disse que alguma coisa mudou, pois sentiu o ex-prefeito Bernildo Jacaré Val para baixo.

Abatimento

Numa reunião que teve para acertar detalhes de um arraial, aquele “arraiá do jacaré”, o ex-prefeito quase não opinou e parecia abatido com os últimos acontecimentos políticos no município.

A última cartada

Mas, a fonte nos garantiu que um evento do PSD no município para tentar alavancar o nome do ex-prefeito está mantido. Esse seria o tiro de misericórdia. “Ou vai ou abre”.

Se sentindo traído

Essa mesma fonte nos falou que Bernildo está se sentindo descanteado até mesmo pelo vereador Juscelino Tubarão-martelo que tem deixado o ex-prefeito de fora de alguns encontros político do grupo.

Tropa de choque em ação

Já Jaqueline do Batista da Loja, depois de perder uma enquete no Instagram para o Jacaré, acionou sua tropa de choque para começar a queimar o ex-prefeito. A intenção dela é a aumentar a rejeição do Bernildo.

Não vai desistir fácil

Uma liderança ligada a oposição, nos confidenciou que mesmo decepcionado com alguns fatos dentro do grupo, o ex-prefeito Bernildo promete manter sua pré-candidatura até as convenções.

Vai ter cobranças

Bernildo pretende reunir as pessoas mais próximas e começar a cobrar empenho em torno da divulgação do seu nome, principalmente aqueles que segundo ele, lhe devem favores.

Recado para quem tá mamando calado

O ex-prefeito também estaria decepcionado até mesmo com pessoas recém nomeados(as) à cargos de confiança do Estado aqui no município que não estariam levantando sua bandeira.

Fogo amigo

Bernildo Val também já sabe que os comentários sobre sua desistência seria fogo amigo, ou seja, originários de concorrentes da própria base da oposição.

Ele tá de volta

O engenheiro e até agora pré-candidato a prefeito Hermann Diniz, depois de se ausentar por um período das redes sociais, promete retornar aos seus boletins no Facebook neste sábado (24). Será se vai retornar “atirando”?

O mesmo de sempre

A sessão da Câmara Municipal já está ficando enjoativa de tanto tumulto por parte do vereador Juscelino Tubarão-martelo. Os internautas já não aguentam mais assistir tanta zoada que não leva a lugar nenhum.

Tome providências presidente

Está passando da hora do presidente da Casa começar a tomar providências nesse sentido, ou, a população vai parar de acompanhar. Tá uma bagunça sem tamanho e acusações de ambos os lados. Só o propagador do tumulto que tá gostando.

Falta de respeito

Outro fato que tem sido notado nas sessões, é a falta de respeito do Tubarão-martelo para com seus colegas da Casa. O mesmo vem constantemente se dirigindo aos vereadores como “tu, cara” e outras maneiras mais agressivas, numa verdadeira falta de respeito e quebra de decoro.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

Por onde anda Pedro Brito? Essa é a pergunta que muitos vem fazendo no município, já que o homem sumiu depois de levar uma “rasteira” do grupo de oposição.

Caxingó II

Tomamos conhecimento que o vereador foi usado pela oposição que lhe prometeu a cabeça de chapa do grupo e agora foi descanteado.

Caxingó III

O ex-prefeito que prometeu a cabeça, perdeu o controle do grupo e agora é cobra engolindo cobra por lá. A confusão tá generalizada.

Caxingó IV

Diante disso, vazou um áudio do vereador Geovane Calafate pedindo quase que pelo amor de Deus que se defina logo o pré-candidato da oposição, ou, os políticos do grupo ficarão só.

Caxingó V

O vereador estava se referindo a quantidade de adesões de famílias que eram ligadas a eles e agora estão aderindo ao grupo do prefeito Magnum Cardoso.

Caxingó VI

Calafate diz ainda que não culpa os eleitores que estão mudando de lado, até porque se os políticos fazem isso, os eleitores também tem direito.

Caxingó VII

Do jeito que Geovane falou, se demorar muito nessa indefinição, ele deverá ser o próximo a pular para a base governista. “Pense num homem que tá com medo da porca!”

Caxingó VIII

Outra informação que chegou até o blog, é que revoltado com a sacanagem que fizeram com ele, Pedro Brito disse que sairá candidato nem que seja só, mas, aqueles que articularam contra a sua pessoa vão pagar caro.

Caxingó IX

Falam na “boca pequena” que o mentor do “golpe” contra Pedro Brito foi o vereador Renato Filho, que com a desistência do ex-prefeito Washington, busca agora a vaga na cabeça de chapa.

Caxingó X

Correndo por fora e sabendo que também levaria um canto da oposição e seria iludido por eles até a última hora, o presidente do Sindicato, Gil Rodrigues já anuncia no município sua pré-candidatura a vereador. O rapaz só ainda não definiu em qual grupo estará.

Caxingó XI

Já o prefeito Magnum Cardoso e a vice Dr. Jackline Lima estão mais alinhados do que nunca. A dupla tem realizado andanças pelo município conversando com a população e em Teresina buscando benefícios para os caxingoenses.

Caraúbas do Piauí I

O portal Boca do Povo através de sua página no Instagram, realizou enquete nesta semana sobre a preferência dos eleitores de situação e oposição do município. Quase 800 pessoas participaram.

Caraúbas do Piauí II

Na preferência dos internautas em quem o prefeito Caburé deverá indicar, em primeiro lugar ficou Estuit Sampaio com 42%, seguido por Adrião Portela com 38% e logo atrás o Jailson Veras com 12%. Já 8% preferem outro nome.

Caraúbas do Piauí III

Já na preferência de quem deverá ser o candidato da oposição, na frente ficou o ex-prefeito Manoel Pacheco com 32%, seguido por Graça Mota com 27% e logo atrás o vereador Aristides com 6%. Já 35% preferem outro nome.

Caraúbas do Piauí IV

De acordo com informações que chegam de lá, o prefeito Caburé segue com força total com uma administração aprovada pela população. Falam que o município se tornou um verdadeiro canteiro de obras, além da valorização dos servidores, o que leva a crer que o gestor não terá dificuldades de eleger seu sucessor.

Caraúbas do Piauí V

Já numa linha diferente vive oposição, que se escondendo atrás de perfis fakes nas redes sociais, tem cuidado apenas de propagar fake news contra a gestão e atacar a honra de cidadãos de bem do município, buscando sem sucesso e de todas as formas desestabilizar a administração e expor essas pessoas. Os mentores desses perfis já foram identificados e a qualquer momento poderão receber visita da polícia.

Bom Princípio do Piauí I

É vergonhoso o descaso com a população por parte da gestão municipal. Moradores a zona rural do município sofrem com falta de água por vários dias sem que a Prefeitura tome providências.

Bom Princípio do Piauí II

Outro fato lamentável aconteceu durante a procissão de Santo Antônio no povoado Córrego, totalmente na escuridão. As pessoas que ali residem e pagam iluminação pública, tendo que usar lanternas e luzes dos celulares para conseguir enxergar.

Parnaíba I

De acordo com o jornalista Feitosa Costa (FC), correm com impressionante velocidade em Parnaíba comentários segundo os quais o deputado federal Florentino Neto (PT) teria jogado a toalha com relação ao seu nome como candidato a prefeito.

Parnaíba II

A conversa é a seguinte: diante das poucas perspectivas de crescimento popular de sua mulher, Flaviana, Florentino teria admitido disputar a eleição, mas agora surgem os comentários de que ele teria recuado. (FC)

Parnaíba III

Políticos ligados à oposição ao prefeito Mão Santa, falam com insistência que dona Flaviana " não emplaca porque não tem popularidade". (FC)

Parnaíba IV

O deputado petista Rubens Vieira, que já foi prefeito de Cocal por dois mandatos, está empolgado com a possibilidade de o ex-prefeito Zé Hamilton aceitar ser seu vice numa possível candidatura a prefeito da cidade litorânea.

Parnaíba V

Militantes políticos ligados a diversos partidos em Parnaíba reconheceram que o jornalista Hilder Monção cresceu muito nas últimas semanas como candidato a prefeito. (FC)

Parnaíba VI

Conhecido empresário de Parnaíba, apaixonado por política, disse que a falta de popularidade não é problema apenas de dona Flaviana, "Dr. Hélio também não avança". (FC)

Parnaíba VII

Para o mesmo empresário o deputado estadual Dr. Hélio tem um problema em Parnaíba: o seu grupo é rejeitado. (FC)

Parnaíba VIII

Na mesma linha, o empresário disse ainda que as pessoas que propagam o nome do Dr. Hélio em Parnaíba são chamadas de antipáticas. (FC)

Luís Correia

O vereador Wilton Veras denunciou na quarta-feira (21), que a obra de construção de uma galeria está parada há seis meses na Avenida Beira Rio, no bairro Beira Mar, em Luís Correia, litoral do Piauí. Conforme o parlamentar, a população da avenida sofre muito com a lama e a sujeira no local. Wilton pediu que a prefeita Maninha inicie e conclua a obra. Ainda de acordo com o vereador, o município está abandonado pela gestão, sendo que falta ambulância, medicamentos, ruas esburacadas, matagal tomando conta dos logradouros públicos. (Lupa1) 

Prefeita Maninha (Foto: Divulgação/Ascom)

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: