quarta-feira, 22 de junho de 2011

2ª PARTE DA ENTREVISTA DA PREFEITA IVANA FORTES

EXCLUSIVO - Em entrevista ao Portal Boca do Povo, Ivana Fortes fala sobre seu mandato
A prefeita de Buriti dos Lopes, falou das ações realizadas nos últimos seis anos e das dificuldades que enfrenta hoje.
Continuando, a nossa série de reportagem que realizamos na última segunda-feira, (20), com a prefeita de Buriti dos Lopes, Ivana Fortes (PMDB), concedida ao editor do Boca do Povo, Frank Cardoso. Ivana Fortes fala sobre seu primeiro e segundo mandato.

A prefeita fala de limpeza pública, fornecedores, ambulâncias, asfalto, creches, de como pegou a Prefeitura no inicio de seu mandado e das dificuldades que vem enfrentando nos últimos dois anos.

Como já noticiamos no dia de ontem, até sexta-feira, (24), iremos escolher, e estaremos postando trechos na entrevista concedida ao Portal. Amanhã iremos abordar TEMAS como a rodoviária de Buriti dos Lopes, estádio Helvidio Nunes, educação e o legislativo municipal.

É bom que o leitor fique atento nessas entrevistas porque muitos TEMAS polêmicos estão por vir. Assuntos que poderão sacudir a política e políticos do município.

Leia a seguir a outros trechos da entrevista da prefeita de Buriti dos Lopes na íntegra.

Fornecedores
IVANA - A falta de recursos é muito grande. Digo aqui que realmente a situação está muito difícil. Tem melhorado nos últimos meses mais é aquela história, nunca é suficiente e você acaba acumulando dividas, e nós estamos graças a Deus pagando os nossos fornecedores, pra melhorar a situação do município.
Limpeza Pública
IVANA - Quanto à limpeza pública, nós acionamos a empresa, e claro não está perfeita, até por que nossa cidade é uma cidade acidentada, cortada por vários riachos e também a população não ajuda. Mais a empresa ta trabalhando intensivamente para melhorar a questão. Inclusive hoje nós temos um carro só para receber o lixo hospitalar. Este carro vai receber tanto o lixo do hospital como de todas as unidades de saúde do município. O secretário Telvésio Duarte passou o roteiro, para a empresa para que o lixo hospitalar não seja misturado com o lixo doméstico.
Ambulâncias do Município
IVANA - Eu tenho a minha consciência tranqüila de que estou no caminho certo. Quando nós recebemos o município não existia uma ambulância sequer. Nós inicialmente compramos uma ambulância nova, tratamos de aumentar as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Conseguimos uma parceria do Governo Federal com o SAMU, e agora nos deveremos cobrar o que tem no convenio, entre a Prefeitura e Governo, pois já está na hora de uma nova ambulância para o SAMU.
Atendimento nas Unidades de Saúde
IVANA - Nós estamos impondo a questão do ponto para os médicos, dentistas e enfermeiros para que melhore a situação dos atendimentos. Muitas vezes eu ouço falar que reclamam que uma ou outra Unidade de Saúde está sem médico, mais não é por má vontade nossa. É a dificuldade de encontrar um profissional disponível.
Pavimentação Poliédrica e Asfalto
IVANA – Nosso Governo pavimentou todo o povoado Barra do Longá, trazendo assim melhorias para a população daquela localidade. Conseguimos esse asfalto que liga Buriti a Barra com o vice-governador Moraes Sousa Filho. A obra não está totalmente concluída. A empresa está tentando um aditivo para fazer a sinalização da estrada. E depois nós iremos pavimentar cerca de 5 quilômetros de ruas e avenidas dentro da sede de Buriti dos Lopes. Está havendo um pequeno atraso por que a empresa está em Pedro II por conta do Festival de Inverno, mais nos próximos dias estará de volta.
Espaço de Inclusão Digital e Casa da Família
IVANA - Implantamos o Espaço de Inclusão Digital no município totalmente gratuito e de um grande alcance social, e colocamos outro também no povoado Barra do Longá. Conseguimos implantar também na sede do município a Casa da Família.
Veículos Adquiridos
IVANA - Nos adquirimos vários veículos novos para a Prefeitura, pois era do conhecimento de toda a população que a frota que existia estava totalmente sucateada e era mais do que necessário a aquisição de novos veículos para toda a administração.
Reforma da Prefeitura
IVANA - Reformamos a sede da Prefeitura, hoje a Prefeitura é toda equipada, inclusive este Gabinete é uma parte nova que não existia. A parte que funcionava o antigo Banco do Brasil que estava totalmente sem uso nós interligamos a esse prédio, e hoje temos um local digno para funcionamento dos setores administrativos.
Espaço Cidadão
IVANA – Hoje temos o Espaço Cidadão, onde tem advogados a disposição da população, para que não haja necessidades de políticos, não só eu como outros entrar em Delegacia e pedir pra soltar um preso, isso não é legal. Então nos temos dois advogados no Espaço Cidadão. Se há um problema um fica com um e o outro fica com o outro. Também existe no local a expedição de carteiras de identidades para pessoas de baixa renda. Depois que a assistente social diagnosticar que a pessoa está abaixo da linha da pobreza, nos buscamos os trâmites legais para fornecer a carteira para o cidadão.
Construção de Creches e Unidades de Saúde
IVANA – Construímos várias Unidades de Saúde no município.  Foram construídas creches nos povoados Barra dos Longá, Estreito, Coroa de São Remigio e Estreito. E estamos esperando a liberação de um projeto para a construção de uma grande creche na sede de Buriti dos Lopes. Estamos indo a Brasília com o deputado Júlio César para acompanhar o andamento dos recursos.
Dificuldades Nos Últimos Dois Anos  
IVANA - Nos atribuímos justamente a diminuição dos recursos nos últimos dois anos, e até porque quando eu entrei o município não tinha quase nada, os serviços oferecidos eram muito pouco e nós fizemos muitas coisas nos quatro primeiros anos. Hoje a população sente falta de todo mês ter uma inauguração. Nós atendemos com o que a gente pode financeiramente em várias áreas, e não adianta eu endividar o município sem ter condição de cumprir com os fornecedores, e com empresário de construção, já que nos estamos passando por dificuldades em termo de recursos. Disse Ivana Fortes.
Entrevista realizada por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

24 comentários:

JUSCELINO DUARTE disse...

Antes de tudo, agradeço as palavras e mando um GRANDE ABRAÇO PARA O, CONTERRÂNEO E AMIGO, DOMINGOS FILHO.
Quanto à entrevista da prefeita ao Portal Boca do Povo, e aos comentários, começo dizendo que “QUEM DESDENHA QUER COMPRAR”. Ou seja, depois de muitas tentativas de dissuadir e desqualificar o referido Portal, e não conseguindo nenhum “flash” com o 180º, o jeito foi a Prefeita “pedir” para ser entrevistada pelo “BOCA DO POVO”.
Más quanto ao vergonhoso atendimento à Saúde praticado em Buriti dos Lopes pela administração atual temos o seguinte a relatar:
• A prefeita diz que o caos do hospital do Buriti é como o restante do Brasil... Quanta hipocrisia, afinal, o que vemos na televisão são casos isolados que acontecem em algum órgão de saúde, más: por superlotação, por excesso de atendimentos, por UTI’s com poucos leitos, por contaminação infecciosa, e não por completa inatividade como é caso do Buriti.
• A prefeita compara o hospital Dr Mariano... com o hospital do Dirceu. Quanta leviandade, afinal, todo “Santo” dia existem centenas de pessoas sendo atendidas naquele hospital, com atendimentos ambulatoriais, com ortopedia, com as mais diversas cirurgias, com UTI, etc e tudo funcionando, se tem alguma falta é de algum especialista, o que nós queremos lá é que melhore, já aqui é que funcione.
• A prefeita esquece-se de dizer que o Buriti dos Lopes recebe do Governo Federal o recurso para funcionarem 09 (nove) equipes do PSF, com médico(a), enfermeiro(a), e auxiliares, no entanto ao invés de colocar as equipes para atenderem nos postos de saúde (cidade e interior), a mesma utiliza os mesmos médicos para, no horário de atendimento do PSF, estarem atendendo no hospital, e com isso minimizar as despesas do mesmo, e deixar todos os postos de saúde com um precário atendimento, quase inexistente.
• A prefeita diz que o Estado tem um débito com o hospital de R$ 650.000,00 más esqueceu-se de dizer que desse tempo até agora o hospital não tem, sequer, pequenas cirurgias, não tem atendimento ambulatorial, não tem uma escala de plantões médicos, não tem remédios, não tem oxigênio, não tem higiene, não tem decência. Como a prefeita pode ter a isensatez de falar em tal recurso se o hospital somente estava “com as portas abertas” e praticamente sem atendimento? O que ela pensa é no dinheiro.
• A prefeita fala dos demais hospitais, más se esquece da administração que ela colocou à frente do hospital Dr Mariano (não tenho nada contra a pessoa do mesmo, más, profissionalmente: “cada qual nos seus cada quais”). Ou será que a prefeita escolhe seus assessores para que não possam questioná-la nas atitudes, nos recursos, na logística, nas improbidades...?
• A saúde do Buriti dos Lopes não se resume ao hospital, deveria ser como antes, más a megalomania da prefeita e a possibilidade da Dra. Gildete vir a administrar o hospital, na época da crise da prefeita com o então Governador do Estado, Sen. Wellington Dias, a mesma tratou de atropelar a tudo e a todos sem se importar com a conseqüência de tais atos, que resultou na situação insuportável que se encontra agora.
• A prefeita se esquece de que na maioria da zona rural de Buriti dos Lopes o médico está demorando até dois ou mais meses para fazer um trabalho que deveria ser no máximo de quinze em quinze dias, e sem levar remédios e nem agendar os exames necessários a continuidade dos tratamentos.
• A prefeita se esquece que muitos postos de saúde estão para cair nas cabeças dos pacientes, sem remédios para atendimentos básicos diários, nem sequer para dor de dente ou febre.
• A prefeita se esquece que a cada dia o repasse para a saúde está tendo seu valor aumentado, e a mesma continua a bater na tecla de que a saúde do Brasil está um caos. “MÁS PREFEITA A DO BURITI JÁ ACABOU FAZ TEMPO”.

A cada dia comentarei sobre a entrevista do dia anterior, e no final passarei o demonstrativo financeiro de arrecadação do Município de Buriti dos Lopes para que façamos uma reflexão e vejamos onde está o problema.
O Povo está de olho!!!!
Vereador JUSCELINO DUARTE

Flavio (Macambira) disse...

gente, sejamos sinceros,
hoje o Buriti está melhor do que há dez anos atrás, isso é notório.

Anônimo disse...

RAPAZ O QUE EU MAIS ME ADMIREI FOI DO DISCURSO DE ABERTURA DO EVENTO FEITO PELA PREFEITA. ELA AGRADECEU AO BOCA DO POVO PELA COBERTURA DO EVENTO.
ELA MUITA FALSIDADE MINHA GENTE.

Anônimo disse...

eita que o comentário do juscelino é maior que a matéria, vou ter que ler em pelo menos 3 etapas hehehehehehe

Henrique disse...

Isso tá parecendo discurso de campanha prefeita.
Tudo bem que seus 4 primeiros anos foram bons, mais depois que a senhora foi reeleita, está sendo um verdadeiro desastre.
Parabéns a este blog pelo ato democrático.
Estou acompanhando todas a matérias diariamente.
(Henrique - Fortaleza-CE)

Anônimo disse...

Dá nojo essa Ivana no poder! LARGA O OSSO, Minha FILHA!

Anônimo disse...

É incrivel como as pessoas tem inveja da Ivana Fortes...a vontade do povo nao pode ser impedida por ninguem não! Vocês estão com raiva até hoje porque ela aplicou a maior taca que um candidato poderia dar num outro nas urnas de Buriti dos Lopes em 2008.
E quem ela apoiá vai ganhar outra vez.

Anônimo disse...

A população de nossa querida Buriti dos Lopes está sendo enganada, por falta de comprometimento dessa prefeita. É incrível como ela tenta enganar as pessoas.

Anônimo disse...

TUDO BEM QUE FOI FEITO MUITA COISA, MAIS NÃO ADIANTA NADA QUE NÃO FUNCIONA. ENTÃO NÃO VALEU A PENA. A CIDADE ESTÁ ABANDONADA SENHORA IVANA.

Frank sousa disse...

o boca do povo mim pareçe , que não e mais boca do povo, mais sim boca da prefeita , tds nois sabemos que todo e recuso federal e de impostos que nois pagamos todos os dias , agora eu pergunto e os recusos que não são aplicados vaõ para onde ; meus amigos vão no portal da transparençia, que voces ver a quantiadade de grana , que vem rererererererer. eu como admistrador de assocciações fiz muito mais que ela.....

Anônimo disse...

E AGORA OPOSIÇÃO?
DEPOIS DA MULHER DIZER QUE FEZ ESSE TANTO DE COISAS O QUE VOCÊS TEM A DIZER?
É TACA OUTRA VEZ!!!!!!!!!

JUSTICEIRO disse...

Ninguém aqui está de brincadeira, ou com picuinha com ninguém, fala-se em coisas sérias e graves, que envolvem desvio de dinheiro público, corrupção e fraudes. O que ficou claro no parecer do TCE sobre as contas desta administração (2005, 2006 e 2007). Procurem se informar sobre as entrelinhas destes pareceres, e verão de forma mais clara e sem equívocos. E Coisas muita mais gritantes ainda estão por vir.
Quem foi a Câmara na última sessão sabe que, o que o Vereador fala tem embasamento.
Vos pergunto se tudo "vai bem" com esta senhora diz, raciocinem comigo, por que será que suas contas foram rejeitadas? Por que tanto atraso na entrega dos balancetes?
Se pararmos para observar que a gestão pública segue um rito rígido, e se você atropela (comete fraudes, desvia dinheiro), as coisas se complicam, pois terá que encobrir um crime cometendo vários outros crimes (maquiar balancetes), dai explicasse os atrasos constantes na entrega dos balancetes, e consequentes bloqueio de contas. Isto está notoriamente comprovado, doa a quem doer, a verdade nua e crua dos fatos. Uma vergonha!

CARLOS disse...

É FRANK SOUSA, VOCÊ QUE ESTÁ A FRENTE DE UMA ADMINISTRAÇÃO PARECE NÃO SABER O QUE É DEMOCRACIA.
TRISTE ISSO PARA QUEM ATUAL NA ÁREA SINDICAL.

EU TÔ DE OLHO disse...

GOSTARIA DE SABER QUANTO A PREFEITA AINDA ESTÁ DEVENDO AO EMPRESÁRIO BATISTA DA LOJA?
JÁ QUE NA CIDADE CIRCULA UMA HISTÓRIA DE QUE ELE TERIA RECEBIDO 40 MIL REAIS PARA QUE SUA ESPOSA VOTASSE A FAVOR DE SUAS CONTAS.
ISSO É VERDADE?
SERÁ QUE FOI POR ISSO QUE ELE ANDA DESFILANDO EM UM CAMIONETE FRONTTIER ZERADA?
SERÁ?

JOSÉ LUIZ DE CARVALHO disse...

TRABALHANDO CORRETAMENTE
Parabéns companheiro jornalista Frank Cardoso, editor chefe do Portal Boca do Povo pela publicação desta matéria.
É assim mesmo que se faz. Criticar quando for realmente necessário e verdadeiro. Falar bem e elogiar quando também for necessário e verdadeiro.
A ética profissional deve ser sempre uma constante em nossas ações.
A Ivana Fortes ainda não tinha tido o direito de resposta, conforme é previsto na Lei de Imprensa, depois de um verdadeiro bombardeio noticioso contra a sua gestão municipal.
Caro amigo, um jornalista tem que tomar cuidados especiais, ficar esperto e observar se a sua força e a sua arte não estão sendo usadas por pessoas inescrupulosas e oportunistas, que muitas vezes não têm coragem de escrever, nem de falar (ficam escondidas), mas querem colher os frutos dos esforços dos outros. (querem que alguém seja o seu chicote)
Frank e o Rurik, vocês estão fazendo um grande trabalho na imprensa buritiense.
Com um grande abraço:
(José Luiz de Carvalho)

Anônimo disse...

A prefeita como sempre muita boa nas palavras, quem ja ouviu seus dircursos sabe o grande poder de convencimento que ela tem, daqui a pouco vai todo mundo ficar com pena dela. Em outras epocas usava o microfone de sua radio perguntando aos prefeitos cade o dinheiro do FPM, para onde ia, hoje esta sofrendo na pele o seu proprio veneno de outrora, nao se enganem buritienses, fiquem de olho, o que ela ta querendo e emplacar o velho Moraes Sousa, nao vamos aceitar, mas por outro lado vejo a historia se repetir quando em 1992 o Dr. Narciso empurrou de goela abaixo nos buritienses o Guilherme Portela, foi uma debandada so e o Joao da Cruz ganhou, seria bom que fosse apresentado um candidato presente na cidade, a prefeita pode argumentar que o moraes sousa fez muita coisa pelo buriti, tinha obrigaçao pois sempre foi bem votado no buriti desde quando frequentava a casa do Toinho Tavares, ja esta mais do que pago. Nao se enganem mais buritienses, fiquem atentos.

Anônimo disse...

ALGUEM QUE DISSE PIECA E BERNILDO NA OPOSIÇÃO

Pieca e Bernildo na oposição (contra Ivana) acordo meu caro esses caras querem é o apoio dela.
Os caras têm rabos financeiros(altamente de palha).
O pieca só teve liberdade pra votar no deputadoo Ismar Marques e não na Juliana Moraes Souza.
Porque o MOLIN é do seu partido o PTB. E, Zé Filho era candidato a vice-governador.
ENTÃO SEM ESSA DE PIECA E/OU BERNILDO VAL na oposição.
Oposição é oposição!
Então vamos respeitar as CARAS.
Meu jovem analista político.

Anônimo disse...

Se a IVANA FORTES, anda atrás de um candidato fiel taí, o nome
BEZIM FORTES, o ex-BEZIM VAL.
Ah! Oh! Ih! eH!
UAHAÁAAAAAAAAAA!

Anônimo disse...

João de Barras disse...
A PREFEITA IVANA TEM CENTENAS PARENTES EM BURITI
Quem disse que a prefeita Ivana Fortes não é daqui se engana muito. Ela tem uma verdadeira legião de parentes em Buriti dos Lopes. (Ela só não nasceu aqui. Não tem problemas, pois uma grande parte dos buritienses nasceram também nos hospitais de Parnaíba).
Veja somente essa relação de parentesco, seu bisavó (avô de sua mãe), ANTÔNIO DE CARVALHO E SILVA era irmão legítimo de CÂNDIDO RODRIGUES DE CARVALHO NETO( seria Cândido de Carvalho e Silva), de Francisco de Carvalho e Silva e de outros.
Cândido Neto, como era conhecido aqui em Buriti é o pai de Alzira Carvalho Val, Alice Candeira, Candinha Carvalho, Aderson Carvalho e de outros. Portanto, Bezim Val , João Carvalho do Val, Candido Val e Chico Val outros são filhos de Alzira Carvalho com Manoel Laurindo do Val. (cabloco Rosa). Tem mais, Lívio Carvalho(da avenida), é pai de Luiz Lazaro do Rosário, o Luiz Carvalho e avô de Lázaro e Gardel (de saudosa memória) e Livinho. Era filho de Cândido Carvalho.
VOU PARANDO, MESMO POR AQUI!
Finalmente, Ivana Fortes pode lançar o seu parente Bernildo Val para prefeito do Buriti e fica tudo em casa.(digo em família).
VAMOS AO JOGO:
Como no FANTÁSTICO da TV Globo, diga se essa história é VERDADE ou MENTIRA.

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que este portal perdeu em mais de 50% a sua audiencia, colocando esta mulher(prefeita)para mentir, assim disse o vereador Juuscelino, é so o que ela sabe fazer, cada vez mais rica e nós eleitor mais pobre. O Zé do jornal, fica aí puxando saco, parece que está querendo em uma boquinha, ou se limpar da ação que seu filho é advogado, deixe o rapaz trabalhar com seriedade e colocar o que não presta para fora. Olha zé faz teu trabalho por que junto com a prefeita já tem muito babão, procura outra para te,aí não tem mais vaga, tem tanto babão e desonestos, enriquecimentos ilícitos, já chega, basta. (Pieca, Bernido, Chico Braga, Teovézio, Olavo, Carlão, sem falar nos principais. DIGA NÃO A TODOS ELES.

Anônimo disse...

moro em samambaia df os hospitais não tem médicos nem uma ambulancia. meu filho ficou doente na escola se não fosse o carro da professora meu filho tinha ficado lá mesmo na escola,fomos para hostital de ceilandia e foi horas para saímos do hospital,mais tá tudo bem graças a Deus.beijossssssssssssssssssssssss.

Anônimo disse...

O povo d Buriti tem a administração q merece,pois dxa d acreditar nos fatos verdadeiros q Jucelino apresenta para acreditar nas mentiras q essa prefeita fala,e ainda diz q é inveja,ô povo burro!!!Parabéns vereador,continue honrrando o voto q depositei em vc.quanto ao portal,tenho medo q se conrompa.

Anônimo disse...

O BRASIL NÃO TEM MAIS SAÚDE PUBLICA,O BURITI TEM SEUS POBLEMAS,PENSE A CITUAÇÃO DE CAXINGÓ,CARAUBAS,MURICI DOS PORTELAS,COCAL,E SÃO JOSÉ´DO DIVINO.QUE DEPENDE DE BURITI.

N-VON disse...

Vamos comentar e assumir,bernildo,pieca,batista,gildete,juvenal do sindicato,pimpim,dadaia.eu voto em qualqer um deles depende da proposta.mas não voto em quem foi prefeito.seria atrapalhar a revolução.