quinta-feira, 30 de junho de 2011

GESTANTES RECLAMAM QUE ESTÁ FALTANDO VACINAS

DENÚNCIA - Está faltando vacinas nas Unidades de Saúde de Buriti dos Lopes
Há alguns dias as Unidades de Saúde da sede de Buriti dos Lopes estão sem vacinas. Grávidas reclamam que estão procurando estas Unidades e estão sempre recebendo um "NÃO TEM". Gestantes que estão iniciando o pré-natal ficam desesperadas e estão tendo que apelar para a cidade vizinha Parnaíba.

Algumas delas já chegaram a procurar estas Unidades por mais de quatro vezes para tomar a primeira dose da vacina D.T. (Difteria e Tétano) e funcionários argumentam que não tem e pedem que as mesmas voltem no dia seguinte.

Quando as gestantes voltam ao local à conversa torna a se repetir e os funcionários voltam a alegar que uma “mulher” está trazendo as vacinas de Parnaíba. O problema é que esta mulher nunca aparece.
O que preocupa é que algumas dessas gestantes não dispõem de condições financeiras para se deslocar até Parnaíba para tomar as três doses da vacina D.T. e muitas delas acabam não tomando as doses no período correto o que acaba comprometendo a gravidez.

A gestante M.L.S. que pediu anonimato informou ao Portal Boca do Povo que por várias vezes procurou as Unidades de Saúde da sede de Buriti dos Lopes e não conseguiu sequer tomar a primeira dose da vacina. Ontem, (29), ela andou em todos os Postos de Saúde e novamente a vacina não se encontrava disponível. A jovem que descobriu que está grávida há pouco tempo e tem que iniciar o pré-natal teve que se deslocar para Parnaíba para tomar a primeira dose da D.T. na Santa Casa de Misericórdia.
A outra gestante M.A. que também pediu anonimato nos relatou que também vem procurando há vários dias as Unidades de Saúde para tomar a última dose da vacina D.T., já que está preste a ter seu filho e ficou decepcionada com o "NÃO TEM"que vem recebendo constantemente. A gestante foi obrigada a perder um dia de serviço, pagar um taxi e também se deslocar até Parnaíba para tomar a última dose da vacina. “Já sofremos tanto durante a gravidez e ainda temos que nos humilhar por uma simples vacina que é dever da Prefeitura fornecer para nós gestantes, isso é lastimável”, disse indignada a gestante M.A.

Algumas perguntas nos deixa intrigado: e aquelas gestantes que não tem condições financeiras de se deslocarem até Parnaíba para tomar as doses dessas vacinas, o que irá acontecer? E se elas vierem ter algum problema devido à falta dessa vacina, quem será o culpado? Porque a Prefeitura Municipal deixa faltar por tanto tempo uma vacina tão simples e que é obrigação do Poder Público fornecer?

SECRETARIA DE SAÚDE
Entramos em contato com o secretário de Saúde João Amaral na manhã de hoje, (30), e ele disse que falou com uma técnica responsável pelo Setor que lhe informou que tem sim a vacina no município e não está faltando.
Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

23 comentários:

LIGADO disse...

e agora galera,
quem está falando a verdade:
as gestantes ou o secretário?
eu quero é saber!!!

F. G. S. disse...

SECRETÁRIO, EU GOSTARIA DE TI DIZER QUE A PESSOA QUE TI PASSOU ESSA INFORMAÇÃO ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADA, OU ENTÃO AS VACINAS ESTÃO EM ALGUM DEPOSITO E NÃO NOS POSTOS DE SAÚDE.
EU TENHO CONHECIMENTO DE QUE REALMENTE ESTÁ FALTANDO VACINA SIM.

Anônimo disse...

rapaz eu estou a varios dias procurando esta vacina para a minha esposa tomar e não tem,este secretario é muito mentiroso tem coragem de dizer que tem vacina,é muita mentira,então essas vacinas estão sendo dadas só para quem é do lado da prefeita.deixa de ser mentiroso secretário.

Anônimo disse...

rapaz se tem mesmo eu vou ja ja levar minha mulher para tomar, quero v se vc esta falando a verdade seu secretario,mas tambem se não tiver e boto na boca do povo.só se chegou hoje meia-noite porque até ontem não tinha.

paula disse...

acho que o boca do povo não ia postar uma materia dessa se não tivesse certeza do que está acontecendo,o boca do povo tem credibilidade seu secretário,diferente de vc? consiga as vacinas e deixe de lorotas, atenda aos pedidos dessas mães desesperadas e tão sofridas, assuma que não tem e pronto,deixe de tentar enganar o povo,vc está na mesam escola de sua prefeita.

Anônimo disse...

eita que é muita denuncia minha gente, e ainda tem gente dizendo que o boca do povo se vendeu, ta ai a prova que não é verdade,apareça com as vacinas seu secretario, e deixe de jogar conversa fora seu secretário.

CARLOS disse...

SECRETÁRIO, VOCE PODE ATÉ TER BOA VONTADE, MAIS NÃO ESTÁ EXISTINDO VACINA NEM PRA CRIANÇA TAMBÉM, MEU SOBRINHO ESTÁ HÁ MAIS DE 3 SEMANAS QUE É PRA TOMAR UMA VACINA E NOS POSTOS DE SAÚDE NÃO TEM.

Ana disse...

Secretário, vc quer dizer pra quem q tem vacinas nesses postos?
Só se vcs estão providenciando agora.

Anônimo disse...

eita que agora foi até vacina, oque será amanhã? eita governo municipal que tem podre esse viu. deixar faltar vacina é fora de serio minha gente. Isso é coisa seria,alguma gestante poder ter problema,isso é uma tremenda falta de respeito com o povo de buriti. Por isso que eu digo esse é o governo da enganação.

CLÁUDIO disse...

É MENTIRA SECRETÁRIO!
ONTEM A TARDE MINHA TIA FOI ATRÁS DE TOMAR UMA VACINA NO POSTO AQUI DO MACAMBIRA E NÃO TINHA.
(CLÁUDIO - MACAMBIRA)

Anônimo disse...

O Fato é que a vacina chegou hoje!
Terça e quinta são dias de vacina, a semana passada não tinha vacinas nem p grávidas e nem p crianças, terça-feira dessa semana também não tinha vacinas, a vacina chegou HOJE 30.06, as grávidas não estão mentindo. Botei fé, foi só o boca do povo denunciar q as providências foram tomadas. Parabéns ao Portal

sempre ligado disse...

gostei de v boca do povo,acho que até que fim essa mulher de parnaiba chegou com as vacinas,acho que ela estava vindo a pé,pois demorou tanto para chegar.e esse secretário ainda tem coragem de dizer que é mentira das getantes,me poupe né secretário,essas gestantes não iam procurar o boca do povo á toa,reconheça que chegou as vacinas só chegaram hoje pela manhã.sejam sinceros é muito mais fácil assumir os erros do que tentar enconbri-los.

Em alerta disse...

eu vi quando uma dessas gestantes foi lá no posto de saúde e recebeu um não na cara, a bichinha voltou triste para casa,pois estavam preocupada com a situação de sua gravidez caso não tomasse essa vacina.tenha pena dessas pobres coitadas senhora prefeita.vc faz isso porque pode pagar vacina particula e não precisa ficar se humilhando nos postos de saúde de buriti,sem se falar da distançia de um para o outro.

Alguém da secretária de saúde disse...

Trabalho na secretaria de saúde e ouviu o secretário conversando com uma funcionária em relação a esta materia, ele pediu que fosse providenciado urgentemente a chegada dessas vacinas vindo de parnaíba,pois esta matéria podia repercutir muito diante da prefeita e do povo de buriti.Eu escutei bem a conversa entre o secretário e a funcionária,ele pediu urgência na chegada da vacina, e horas depois a vacina realmente chegou e foi distribuida para a posto de saúde joaquim narciso no bairro cohab, foi por isso que o secretário falou que tinha, hora vcs postaram a máteria cedo e horas depois a dita vacina já tinha chegado.Eita gente que gosta de mentir,não vou me identificar,mas sei que amanhã vou começar a ser perseguida naquela secretária,pois toda denuncia eles procuram investigar quem falou,mas ouviu a conversa e queria desmentur esse secretário incompetente,as grávidas estão com a razão.Parabens boca do povo pela coragem e por ter mantido a máteria mesmo depois de o secretário tentar desmentir a máteria de vcs.

Anônimo disse...

eita frank doido esse viu,queria ter a coragem que vcs tem de peitar esta prefeita sem ter medo de nada.continuem assim pois vcs irão longe.Deixa de mentir seu secretário pois não haviam vacinas não,só depois da denúncia e que elas chegaram.

Anônimo disse...

deixa de ser mentiroso secretário, minha irmã foi a semana toda tomar essa vacina e não tinha,como é que vc fica tentandoenganar o povo com meia palavras mentirosas.

Anônimo disse...

caro secretário assuma que vc não tem competencia para esta diante dessa secretária,peça demissão e deixe alguem competente administrar,assuma que realmente não tinham as vacinas e que elas só chegarm após a denúncia do boca do povo,isso feio ficar mentindo em público,porque vc não foi nos postos conferir se tinha realmente acabado,só ligou para um funcionária,isso não é o papel de um secretario,vc tem que ir lá conferir de perto se ela estava falando a verdade mesmo.

antônia Maria disse...

é verdade quando estava gravida
tive que tomar as vacinas em phb pq aqui ñ
tinha...

Anônimo disse...

eita que é muita denuncia deste portal,a dona ivana deve está louquinha agora com essa matéria,vai sobrar para vc secretário,trate logo de arrumar uma desculpa para a falta dessas vacinas.

RAQUEL disse...

O QUE NÓS PRESENCIAMOS NESTA ADMINISTRAÇÃO A CADA DIA, É UMA DENÚNCIA PIOR QUE A OUTRA. SE VOCÊS PROCURAREM SE INFORMAR DIREITO VOCÊS VÃO VER QUE EXISTE AINDA MUITO PODRE DEBAIXO DO TAPETE.

Fábio disse...

O que está faltando em Buriti dos Lopes, é falta de comprometimento dessas pessoas que estão à frente do Poder Público Municipal. Ninguém tá nem aí, a Ivana tá no final de mandato e ela não quer mais saber do povo.

Anônimo disse...

Denúncia concreta. Sou uma gestante que se fosse para depender das vacinas de Buriti, minha gravidez estaria comprometida. Falta de vergonha, falta de escrúpulo...eita saúde buritiense de péssima reputação.

Anônimo disse...

calma meu povo ficou pro ano que vem..tem vacina ate pra cachorro..etc.