quinta-feira, 7 de junho de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (07-06)


Ivana Fortes perde controle do grupo e pode ficar sem candidato

A prefeita municipal de Buriti dos Lopes, Ivana Fortes (PMDB), que era pra ser “líder” da base governista, parece que perdeu o controle do seu grupo. O Portal Boca do Povo apurou que uma ‘confusão’ teria sido ‘provocada’ por políticos da região interessados em barrar a candidatura de Junior Percy (PTB) a prefeitura do município. Sem o comando do grupo, Ivana corre o risco de ficar também sem candidato a sua sucessão, uma vez que os nomes cotados como prováveis pré-candidatos, Junior Percy e Bernildo Val (PR) não conseguem se entender e ninguém na base governista consegue falar a mesma língua. Para alguns analistas políticos a prefeita está pagando o preço de achar que manda em tudo e em todos e que as pessoas são obrigadas a ‘rezar’ em sua cartilha. Ivana esquece que está saindo do mandato, e daqui alguns meses será mais uma pessoa comum no meio de milhares neste município. Sem falar que ao longo dos seus mais de sete anos de mandato esqueceu de preparar uma pessoa dentro do grupo para governar os destinos do município, e agora está prestes a ver o ‘barco’ afundar sem saber o que fazer. Só resta uma alternativa: joguem as ‘boias’ no mar e salve-se quem puder.

Junior Percy vê circulo se fechar, mas ainda acredita

O Portal Boca do Povo foi informado que o presidente da Câmara Municipal Junior Percy (PTB) segue se mobilizando em busca de garantir apoios que o possibilitem disputar a prefeitura de Buriti dos Lopes no pleito que se avizinha. Junior é aberto à muitos dos atuais pré-candidatos a vereador, fechando as portas somente para o pré-candidato a prefeito Bernildo Val (PR), para quem já declarou não haver acordo político de aliança. Porém apesar de já ter mantido diálogos com o também pré-candidato Batista Brito (PCdoB) que inclusive é amigo particular de Junior Percy, ele sabe que nada está definido e reconhece as dificuldades em agregar forças em um único projeto. O pré-candidato acredita ser a sua vez e afirma que não desistirá de tentar convencer aliados.  Mas tem consciência de que trabalhar uma candidatura sustentável e viável tem sido difícil, informou um de seus aliados. É diante de um difícil quadro atual que Junior Percy terá que decidir se há realmente a viabilidade política para continuar sonhando em ser prefeito de Buriti dos Lopes.

O vice de Bernildo Val

Com pré-candidatura de prefeito confirmadíssima, segundo aliados, o ex-vice-prefeito de Buriti dos Lopes Bernildo Val (PR) prepara agora o palanque para as eleições municipais de 07 de outubro. A única dúvida no momento continua sendo o companheiro de chapa. Um nome comentado é o do presidente da Câmara Junior Percy (PTB), só que este continua irredutível. Sem falar do grande problema de não haver consenso entre lideranças governistas. Outra opção seria um nome do PMDB, partido da prefeita municipal. E uma hipótese, mas, muito remota seria um nome vindo da atual oposição buritiense. Vale lembrar que em mês de convenção, a política dorme de um jeito e acorda de outro.

Vice-prefeita Elcira Percy será candidata à vereadora

No município de Buriti dos Lopes a atual vice-prefeita Elcira Castelo Branco Percy (PSB), não disputará cargo majoritário este ano. A vice-prefeita confirmou candidatura de vereadora, cargo que já exerceu por um mandato (2005-2008). Na eleição que disputou no município no ano de 2004, Elcira Percy obteve bom desempenho. Elcira é também presidente do PSB local e esposa do pré-candidato a prefeito Pieca (PSB) que vem costurando apoio para sua candidatura ao cargo máximo do executivo municipal. A pré-candidata a vereadora acredita ainda que o PSB terá um ótimo desempenho nas eleições deste ano podendo ocupar mais de duas cadeiras no legislativo buritiense.

Pieca descarta qualquer aliança com grupo da prefeita em Buriti dos Lopes

Nos últimos dias muitos boatos têm surgido na cidade com relação a alianças e quem serão os candidatos governistas e oposicionistas. Em conversa com o Portal Boca do Povo o pré-candidato a prefeito pelo PSB Pieca nos informou que a única coisa certa até o momento é que não haverá acordo nenhum com o grupo da prefeita Ivana Fortes (PMDB) em Buriti dos Lopes. Segundo ele, o partido vai examinar a hipótese da candidatura própria ou aliança com a pré-candidata Dra Gildete Duarte (PRTB) que também entrou em pré-campanha. Pieca defende também a unidade das oposições buritiense e dissidentes. “Todos acham que tem amplas condições de ganhar essas eleições porque o desgaste político da prefeita já é palpável em toda parte”, disse o pré-candidato.

Lançamento de pré-candidatura de Dra Gildete movimenta Buriti dos Lopes 

O último domingo (03) foi de grande movimentação entre oposicionistas na cidade de Buriti dos Lopes com o lançamento da pré-candidatura da médica buritiense Dra Gildete Duarte (PRTB) a prefeitura do município. O evento aconteceu na residência do ex-prefeito Toinho Tavares (PV) que vem sendo o grande articulador da oposição local. “Estamos dialogando com diversos partidos e acreditamos que a aliança será ampla. Todos que querem o melhor para Buriti dos Lopes estarão conosco”, disse o ex-prefeito que lembrou ainda que se tratava apenas de o lançamento de uma pré-candidatura. “Não estamos aqui lançando candidato da oposição e sim uma pré-candidatura que agora se junta aos nomes de Pieca (PSB) e Batista (PCdoB)”, frisou o ex-prefeito. Os vereadores Juscelino Duarte (PDT), Das Chagas (PV) e Iranildes Braga (PDT) também participaram da reunião que definiu mais um nome entre os oposicionistas.

PRB declara apoio ao grupo de Nato sobrinho em Caxingó

O ex-suplente de vereador Anselmo das Cajazeiras confirmou que é pré-candidato a vereador de Caxingó pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro). A decisão foi tomada juntamente com o presidente do partido professor Edu Souza e divulgada em reunião do grupo oposicionista liderada pelo pré-candidato à prefeitura do município Nato Sobrinho (PT), realizada no ultimo dia 24. Anselmo é irmão do atual vereador Luis Carlos (PSDB), que é do grupo da base aliada da prefeita Mené (PSB). Anselmo é líder comunitário e reside na localidade Cajazeiras de Baixo, já foi candidato nas eleições municipais de 2004 no grupo da atual prefeita, todavia não obteve êxito, já Mené, foi derrotada na época por Nato Sobrinho. A adesão foi comemorada por todos do grupo do ex-prefeito que espera em Anselmo um grande representante para aquele povoado.

Termina hoje prazo para que gestores pré-candidatos deixem cargos

Vários secretários deverão se afastar para disputar as eleições municipais deste ano. Nesta quinta-feira (07) encerra o prazo dado pela Legislação Eleitoral para os que ocupam um cargo público e planeja disputar uma vaga na chapa majoritária nas eleições municipais se desincompatibilizem. A exigência consta na Lei Complementar nº. 64, de 18 de maio de 1990, que dispõe sobre os casos de inelegibilidade e prazos de cessação. A legislação estabelece que ocupantes de cargos no executivo devam se descompatibilizar quatro meses antes das eleições. Em casos de titulares das secretarias municipais que desejem disputar as eleições para o cargo de vereador teriam que deixar a pasta seis meses antes das eleições, que neste ano acontecerá no dia 07 de outubro.

 
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

13 comentários:

antonio josé disse...

a era Ivana tem algo em comun com a torre de babel.ninguem fala a mesma lingua não tem como evitar a queda,buaaaaaauaaaaa.acabou,acabou,acabou.

FRANCISCO JOSÉ disse...

SE BATISTA DA LOJA OU SARDIÃO SAIR DE VICE DO BERNILDO,COM CERTESA FORAM COMPRADO POR MUITO DINHEIRO,EMPREGO PRA FAMILIARES E AMIGOS NO SESI E FEDERAÇÃO.SERÁ UMA RASÃO P/PARA O POVO SE REBELIAR CONTRA CANDIDATO DA PREFEITA.

Carlos Filho disse...

Essa escolha do candidato da prefeita ta igula balaio de gato uma hora é um outra hora é outro. Decide logo mulher ou você não tem mais força pra isso?

evaldo silva disse...

pra que tanta vontade dos dois sair candidato a prefeito.acho que é pra ganhar dinheiro na proxima eleição pra governo.a derrota é certa a vantagem é de assumir a vaga de segundo maior lider do municipio e explorar os deputados em 2o14.

VERA LUCIA disse...

PIECAAAA nao abra mão de ser candidato Por que sua vez chegou voce e quem vem trabalhando pelo povo junto com seu grupo por isso não abra mão, so estão usando voce e seu grupo se junte com batista junior e derrote a opssição esse e melhor para voce,voto em voce e dona eucira para vereadora,mais voce como prefeito.PARA BURITI FICAR PERFEITO VOTE EM PIECAAAA PARA PREFEITO.

BELIANA ALVES disse...

GILDETE PREFEITA, PIECA VICE, NÃO TEM PRA NINGUEM, VAMOS SALVAR O BURITI DESSES SANGUE SUGAS.

LUIZ CARLOS disse...

POR QUE NÃO PIECA PREFEITO E GILDETE VICE SE ELE QUEM VEM TRABALHANDO PELO POVO ESTES 4 ANOS.PIECA PREFEITO NÃO DA PRA NINGUEM.

FCO JOSÉ disse...

A IVANA VAI SAIR DO PODER VAI PRECISAR DE EMPREGO.QUEM PODE EMPREGAR ELA ,ZE´FILHO QUEM O ZE FILHO QUER BERNILDO.INDISCULTIVELMENTE BERNILDO E CANDIDATO DA SITUAÇÃO.A ORDEM DELE TEM PODER P/ A PREFEITA MAIS QUE CINQUENTQ SARDIÃO.

flavio j silva disse...

vamos fase o seguinte pieca prefeito batista vice,vamos unir junior percy,pedro da eletronica,pt,chico braga,e o povo agente ganha deles.

BELIANA ALVES disse...

AMIGO LUIZ CARLOS, CONCORDO COM VOCÊ, MAS VAI SER DECIDIDO NUMA PESQUISA QUE SERÁ FEITO NA PRÓXIMA SEMANA, O CERTO É, TEM QUE DÁ OPOSIÇÃO OU ENTÃO ENTERRA O BURITI DE VEZ!

FILIPE DOS SANTOS SILVA disse...

A OPOSIÇÃO (Gildete, Juscelino, Das Chagas, Iranildes e Toinho) tem candidato. Aqueles que participaram do poder junto com a Ivana e se rebelaram, e quiserem se juntar, tem espaço para todos.
É mais do que lógico, é natural, e todo o povo de Buriti dos Lopes sabe que a OPOSIÇÃO tem candidato e será a Dra. GILDETE.
Tem gente que não quer compor e sim impor o nome. Quando se juntaram a OPOSIÇÃO sabiam que a oposição tinha e sempre teve um nome definido.
E ainda querem fazer mais pesquisas (AINDA NÃO SE CONVECERAM), todos são sabedores que as pesquisas sérias que foram feitas, deu no nome de GILDETE, inclusive a que a Ivana mandou fazer. AS NOTÍCIAS VAZAM, está nas ruas, nas esquinas e lugarejos.
O POVO DE BURITI DOS LOPES SABE QUEM FEZ OPOSIÇÃO AO LONGO DESTES PENOSOS 7 ANOS E 5 MESES deste governo de horrores que se implantou em nossa cidade.
O povo de Buriti dos Lopes sabe quem foram aqueles que nunca se calaram diante dos absurdos administrativos que foram cometidos contra o povo.
ASSIM COMO O POVO DE BURITI DOS LOPES SABE QUEM FORAM AQUELES QUE DURANTE MUITO TEMPO SE CALARAM DIANTE DOS DESMANDOS DESTE GOVERNO, QUE SE USUFRUIRAM DO PODER ATÉ BEM POUCO TEMPO.
E O POVO TAMBÉM SABE QUE TEM GENTE QUE NÃO MERECE A CONFIANÇA NEM DA PRÓPRIA SOMBRA, POIS É FATO E NOTÓRIO O EPISÓDIO DOS R$ 40.000,00 DA PAÇADA DE PERNA NA PREFEITA. ME DIGAM COMO CONFIAR NUM SUJEITO QUE AGE DESSA FORMA INESCRUPULOSA.
Reflitam para depois não dizerem que não foram avisados.

FILIPE DOS SANTOS SILVA disse...

OS PRE-CANDIDATOS DA TURMA DA IVANA ESTÃO BRIGANDO PARA TER O APOIO É DOS COFRES DA PREFEITA. ELES NÃO TEM NEM COMPETÊNCIA PARA UNIR UM GRUPO ENTORNO DO NOME DELES, E MUITO MENOS DINHEIRO PARA CUSTEAREM UMA CAMPANHA.
COMO É QUE ESTAS CRIATURAS QUEREM SE LANÇAREM CANDIDATOS SE SÃO REJEITADOS PELO POVO E PELA PREFEITA REJEITA PELO POVO.
SERÁ QUE VINGA UNS CANDIDATOS DESSES.

Raimundo Ferreira Neto disse...

Já que a oposição está de salto alto e o pessoal da Ivana diz que vai eleger o sucessor dela.
Eu gostaria de sugerir uma 3ª alternativa para os eleitores buritienses que seria a união de Batista e Pieca e que um dos dois saia de cabeça e o outro de vice.
Só assim quem não gosta da oposição e nem da situação teria uma alternativa de voto diferente.
Valeu até +...