quinta-feira, 14 de junho de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (14-06)


Governistas buritienses continuam com indefinições

O grupo governista de Buriti dos Lopes está encontrando dificuldades internas para montar a chapa majoritária para as eleições deste ano. O fato é que além do nome de Bernildo Val (PR) a base conta com o nome de Junior Percy (PTB). Os dois vêm forçando a barra para garantir candidatura. Pela lógica, conforme os bastidores político da cidade, o nome de Bernildo Val seria o indicado para ocupar a “cabeça de chapa”. A lógica se justifica pelo fato de no pleito estadual de 2010 o advogado ter participado da campanha na qualidade de homem forte do atual vice-governador. O impasse seria porque nos últimos meses o presidente da Câmara Junior Percy tem se aproximado da prefeita municipal e tem passado confiança para a mesma em certas situações. O vice-governador Moraes Sousa Filho (PMDB) esteve em Buriti dos Lopes na noite de terça-feira (12) para tentar definir o candidato e encontrou um clima pesado em que nenhum dos dois quer abrir do cargo máximo do executivo municipal. Existem informações de que no próximo sábado (16) será feito o anúncio oficial. Vamos aguardar!

Oposição próxima de um acordo


Na cidade de Buriti dos Lopes, os oposicionistas, depois de sofrerem um baque com a desistência repentina da médica buritiense Dra. Gildete Duarte (PRTB) de concorrer novamente a Prefeitura municipal, as coisas começam a voltar à normalidade. Um cenário positivo para o grupo é que os eleitores oposicionistas continuam firmes em apoiar o candidato escolhido pelo grupo de oposição, uma verdadeira demonstração de que esses eleitores querem mudança. Nos bastidores existem informações de que o nome do candidato a prefeito já teria sido escolhido e que esteja faltando pequenos detalhes para que este seja anunciado. Há cerca de 15 dias para o fim das convenções, a ansiedade na cidade toma conta do eleitorado buritiense, que vive se perguntando: quem são os candidatos?

Pré-candidato da oposição desiste de candidatura

Como já era de se esperar e noticiado muitas vezes por este blog, o empresário Batista Brito (PCdoB) desistiu de concorrer a uma vaga pela oposição buritiense. O empresário era pré-candidato a prefeito, mas devido a assuntos não esclarecidos, Batista resolveu desistir da candidatura deixando assim a oposição do município. Segundo informações repassadas ao Portal Boca do Povo, o anúncio foi feito na noite de terça-feira (12) quando o agora ex-pré-candidato procurou o ex-prefeito Toinho Tavares (PV) para informar a decisão. Com toda essa incerteza a oposição precisa agora mais do que nunca lançar seu candidato definitivo, uma vez que a chapa da situação deverá ser formada nos próximos dias.

Qual será o novo caminho de Batista Brito?

Apesar de ser considerado uma grande liderança política no município de Buriti dos Lopes, Batista Brito (PCdoB) não vem sendo bem visto no meio político buritiense. Em determinadas ocasiões é como se ele sequer integrasse alguma ala política local. Depois trabalhar para eleger a esposa Jaqueline Brito (PMDB) nas eleições de 2008 pelo grupo da atual prefeita, logo no início do segundo mandato de Ivana Fortes (PMDB) o empresário e esposa deram sinais de rompimento. Muito se foi comentado na época, mas, até hoje ninguém sabe o verdadeiro motivo do racha. Em 2010 nas eleições estaduais ao lado do vereador Junior Percy (PTB) formaram uma grande aliança de apoio a JVC e Robert Rios e foram vistos como os grandes adversários do grupo da prefeita. Houve momento de atritos ferozes, envolvendo CDs com gravações nas ruas e até Polícia Federal. Agora quando parecia está firme com a oposição buritiense, eis que surge o desligamento do empresário com o grupo, por não querer abrir mão da “cabeça de chapa” segundo comentários. Agora fica a pergunta: qual será o novo caminho de Batista Brito? O certo é que em política não dá para esperar e nem enganar por muito tempo.

PSB se reúne em Buriti dos Lopes e decide pela continuidade da candidatura de Pieca

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), após reunir sua militância na noite da última segunda-feira (11), para discutir a posição e postura da legenda no próximo pleito eleitoral de outubro, decidiu pelo apoio ao nome do ex-vice-prefeito Pieca que deve continuar à disputar a prefeitura de Buriti dos Lopes. A presidente do PSB na cidade, a vice-prefeita Elcira Percy, afirmou durante o encontro, que cada eleição é uma história e que seu partido lutará para vencer as eleições majoritárias e também chegar com um bom número de vereadores na Câmara Municipal, e conta com a união da militância em torno da candidatura de Pieca rumo à prefeitura. De acordo com o pré-candidato a prefeito, a decisão de apoio a sua candidatura chega num ótimo momento, já que a política local vive uma série de indecisões. Pieca disse ainda que fará todos os esforços para que o seu partido siga junto com toda a oposição, para que unidos possam derrotar a atual administração e desenvolver projetos em prol do povo buritiense. O pré-candidato iniciou no dia seguinte uma série de conversas com políticos da oposição e uma decisão deverá ser anunciada nos próximos dias.

Neto Escórcio sai de cena e deve lançar o filho para disputar a Prefeitura de Murici dos Portelas

Informações chegadas da cidade de Murici dos Portelas dão conta de que o ex-prefeito Neto Escórcio (PSB) pediu arrego e “desistiu” de disputar as eleições municipais. Com grande possibilidade de inelegibilidade por ter suas contas reprovadas pelo TCE-PI e TCU, Neto preferiu não arriscar uma disputa judicial e “abriu na lenha”. Como já era esperado, o nome de Lucas Escórcio (PSB), filho do ex-prefeito será anunciado oficialmente nos próximos dias. Para compor a chapa com Lucas o nome mais cotado é o do petista Zé do Carrapo, que rompeu no início do ano com a atual prefeita e se juntou à oposição local. A desistência de Neto não causou surpresa alguma ao meio político muriciense. Muitos acreditam até que o ex-prefeito demorou pra cair na real. Afinal de contas, a lei da “Ficha Limpa” certamente impediria Neto Escórcio de disputar as eleições e entrar em uma campanha sem segurança jurídica seria um risco muito grande. Na humilde opinião do Portal Boca do Povo, agiu mais do que correto o ex-prefeito Neto que ganha tempo para trabalhar o nome do filho/herdeiro político.

Caburé será candidato a prefeito em Caraúbas do Piauí

Com a presença da deputada Juliana Moraes Sousa (PMDB), dezenas pessoas do município de Caraúbas do Piauí e municípios vizinhos, o vereador Caburé (DEM) lançou seu nome como pré- candidato a prefeito do município, na tarde do último sábado (09). O evento aconteceu durante a inauguração de uma residência do parlamentar naquele município. Em conversa com o Portal Boca do Povo, o agora pré-candidato, fez críticas ao Governo Municipal que tem a frente o prefeito Manuel Pacheco (PSDB). A deputada estadual Juliana Moraes Sousa esteve no evento para reafirmar apoio à pré-candidatura de Caburé rumo à prefeitura. O pré-candidato agora deverá iniciar conversas com outros partidos de oposição e assim alavancar sua candidatura e marcar as convenções.

Influência da família pode atrapalhar reeleição da prefeita Mené em Caxingó

Mesmo estando no exercício do mandato Executivo, a prefeita de Caxingó Mené (PSB) estaria com a reeleição ameaçada. É o que dizem os analistas políticos locais, considerando que a pré-candidatura de Nato Sobrinho (PT) estaria com maior aceitação perante o eleitorado. Segundo dados colhidos pelo Portal Boca do Povo, o problema não seria nem tanto a prefeita (apesar do desgaste e da péssima avaliação do seu governo), mas a influência exercida pelos seus filhos na administração municipal, “engessando” a gestora, deixando-a sem poder de decisão. Uma série de fatores negativos poderá atrapalhar os planos da prefeita Mené, de continuar no comando do município de Caxingó. Ela não tem boas relações com o funcionalismo (os professores, principalmente) devido a atraso de salários. Há inúmeros focos de insatisfação em todos os setores da cidade. Sem contar que Mené ainda não realizou grandes obras no município, diferente dos outros dois ex-prefeitos.

 
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

19 comentários:

José Mauricio disse...

Se Batista Brito e Gildete deesistiram desse grupo é porque viram que ai é a maior barca furada.Como querem mudança e não dão espaço para pessoas novas.
Agora é hora de Batista, Gildete,Pieca, Júnior Percy e os vereadores que esta equipe trás ai não tem pra ninguém

Luiz Fernando disse...

Eita agora quem vai ser;;;não sei não mais ai tem mistérios da "meia-noite."

Bernardo Jose de Sousa disse...

A melho coisa que pode acontecer foi este Batista Brito procurar o rumo dele porque do poder ele nunca saiu so queria era precionar a prefeita para pagar uma conta que a prefeitura devia a ele nimguem sabe o porque desta conta não foi comprado nada e nem construido nada nestes sete anos de administração esta muito confuso este pagamento nos utimos meses este Batidta esta frequentando a prefeitura depois do meio dia acompanhado do secretario de educação da prefeitura segundo ele proprio Batista vem falando que a divida foi feito por este secretario de educação vamos esperar chegar as notas fiscais na camara e podemos ver que compras foi esssas.

Maria Jose Silvestre disse...

Eu quero ver o que o Batista Brito vai falar para seus correligionarios que nunca sai do governo so estava enganando as pessoas inclusive o Chico da Lima aqui do estreito ele não pensou em ninguem so nele e no dinheiro da prefeitura.

Josiana do nascimento sousa disse...

Eu nunca pensei que o Batista iria fazer isso com agente mentiu em dizer que estava na oposoção só para arranjar votos para seu deputados e depois volta ao ninho da prefeita por dinheiro esquecendo o que falou da prefeita em muitas residencias chegou até a usar palavroes contra a dona Ivana.

Bernardo Luiz Santos disse...

Resposta ao Jose Mauricio vc foi um que usou palavras baixa contra a prefeita por isso que este Batista não foi bem vindo na residencia da prefeita para participar da reunião com o Moraes Sousa porque não tem sentimentos e precisa estudar primeiro para que recomheça seu lugar jamais o povo de minha terra vota em analfabeto para prfeito, não estou aqui descriminando os analfabetos só pesso uma coisa estuda BATISTA BRITO, porque quando vc abre a boca ninguem aguenta como disse o Dr. Mateus na reunião quem é Batista? não conheço este politico.

marcio portela disse...

ANDEI ME INFORMANDO EM MURICI DOS PORTELAS E DESCOBRI QUE O FILHO DO NETO ESCÓRCIO, LUCAS SÓ COMPLETA 21 ANOS EM JANEIRO...KKK, OU SEJA NÃO PODE SER CANDIDATO A PREFEITO NEM A VICE-PREFEITO, NETO TU TA PERDIDO.

RIBA CARDOSO disse...

Gostaria de saber qual foi a OBRA que a prefeita de Caxingó fez durante esses 4 anos ?

BELISARIO JOSE DINIZ disse...

Batista Brito sempre vc foi falso um lado esta na oposição e termina do lado do poder e desta vez não vai ser diferente porque vc é louco por dinheiro.

Juliana Pereira Soares disse...

BATISTA BRITO VOCE QUER UM CONSELHO DE AMIGO VA ESTUDAR PORQUE VOCE QUANDO FALA SO FALA BOBAGEM UM HOMEM PODE TER MUITO DINHEIRO MAS TEM QUE TER UM POUCO DE EDUCAÇÃO VA ESTUDAR PRIMEIRO DEPOIS VOCE FALA EM POLITICA TEM EJA NESTA CIDADE .

Francisco de Assis Santos - Fortaleza-CE disse...

Concordo com o Bernardo Luiz Santos esse Batista precisa estudar e adquirir mais conhecimento. Eu ficaria decepcionado se o povo de minha terra elegesse esse cidadão "forasteiro" como Prefeito Municipal. Não tem cabimento o povo de minha cidade eleger uma pessoa como Batista Brito, independentemente dele ser um sujeito humano, que gosta de ajudar as pessoas, etc e tal, como muitos dizem por ai... Mas só isso não o credencia a ser Prefeito de nossa terra. Ele tem que se atualizar, ter educação, ser cortês, ter bons modos, postura de gente fina e o que é mais importante: SABER INTERAGIR COM AS PESSOAS COM CLASSE E SABEDORIA. Buriti dos Lopes não pode dar oportunidade para "forasteiro" sempre. Nossa terra não precisa desse tipo de gente. Isso desmoraliza nossa terra e nossos jovens que têm capacidade e inteligência suficiente para governar o municipio. Acorda Buriti! Batista tem que continuar atrás de um balcão e pronto. Vamos valorizar os filhos da terra. Abraço ao pessoal do Blog.

Victor Lima disse...

vamos lá oposição decidir logo quem eh o nosso candidato pq o povo quer saber. bota logo aí o pieca e o juscelino de vice e vamos pra luta.

MARIA GOMES disse...

ESSA PREFEITA DO CAXINGÓ É OUTRA QUE TÁ ACABADA.

Maria da Glória de Sousa disse...

Quem será o candidato da oposição? O Mundo gira dar muitas voltas... quem viver verá... tem uma porção de gente falando abobrinha... e tem candidato querendo se valorizar sem poder ser.... e o mundo continua girando...

Carlos Filho disse...

Taí Vitor Lima,
eu tbm aprovo esta chapa com Pieca e Juscelino. Desse jeito não tem pra ninguém é vitória certa.

RENATA CAVALCANTE disse...

FRANCISCO DE ASSIS UMA SALVA DE PALMAS PRA VOCE VIU! ESSE COMENTARIO QUE VC ATRIBUIU AO BATISTA E A MAIS PURA VERDADE. ELE AINDA TEM MUITO QUE APRENDER!!.

luis c sousa disse...

não precisa ta veterano na politica p/ ser prefeito,ninguem sabia quem era Toinho guilherme portela fez dele prefeito.ninguem conhecia joão da cruz toinho fez dele prefeito.pq batista não pode. o unico erro do Batista é se ele cometer o mesmo erro do bernildo,da ex vereadora Teresa se acabaram politicamente pq só quer tá do lado do poder.aposto se a teresa ou bernildo ganhe.esse junior sardião segue mesmo caminho ganancioso por poder dinheiro,vai nadar e morrer na praia.

francisco de sousa costa disse...

rapaz,o rosto desta prefeita de CAXINGÓ,tá muito diferente parece q/ ela tá cuspindo bala, ou então ela tá com virose, kkakkkakakkaka

Antonio Felipe Santos disse...

Depois de todos estes depoimentos sobre o Batista Brito se eu fosse ele hoje mesmo eu voltaria para minha piracuruca ja da para perceber que o povo da minha terra aprendeu dar valor seu voto não vendendo o mais valeu meus conterraneos Buritienses por mais este despreso a este tipo de polico que so pensa em malandragem e se dar bem a custa da miseria do nosso povo .Obrigado Amigos.