sexta-feira, 22 de junho de 2012

MAIS UM POVOADO QUE FOI ESQUECIDO

Moradores do povoado Passagem das Canoas bebem água do rio sem tratamento
A situação segundo a comunidade local já é do conhecimento da Prefeitura de Buriti dos Lopes, que prometeu providências e até agora nada foi feito.

Os moradores do povoado Passagem das Canoas zona rural do município de Buriti dos Lopes há vários anos que estão sendo obrigados a beber água do rio Parnaíba sem nenhum tratamento. A denúncia feita por moradores do povoado ao Portal Boca do Povo na última terça-feira (19), dando conta de que a água que as dezenas de famílias estão bebendo, apresenta mau cheiro e um dissabor insuportável.

A situação segundo a comunidade local já é do conhecimento da Prefeitura de Buriti dos Lopes, que prometeu providências e até agora nada foi feito. Segundo a dona de casa Toinha França, a água consumida por alunos da escola e moradores vem do rio direto para uma caixa d’água e de lá é distribuída nas torneiras sem passar por nenhum tratamento.

Sem depender de outros recursos que possam garantir uma água de boa qualidade, crianças, adultos e idosos, estão sendo obrigados a beber a água direto do rio, causando doenças de pele e intoxicação. A moradora informa ainda que a população vive com diarreia e acredita que o motivo seja a péssima qualidade da água.


Ela acredita ainda que a população esteja poluindo as águas do rio, e todos estão sendo obrigados a consumir esta água. Moradores do povoado denunciam que dejetos produzidos por moradores da região estão sendo lançados em direção ao rio. Eles reclamam também que o médico aparece apenas uma vez por mês no local e por isso, muitas pessoas passam dias e mais dias doente sem auxílio médico. Dona Toinha aproveita ainda para criticar a atual administração do município que segundo ela, em mais de 7 anos não fez nada pela comunidade do povoado Passagem das Canoas.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: