sexta-feira, 24 de abril de 2020

ENCHENTES

Buriti dos Lopes e mais três municípios do Piauí tem risco de inundação, diz Defesa Civil
A previsão meteorológica indicou que a tendência é que ocorra a continuidade de elevação do nível dos rios Parnaíba, Longá, Igaraçu e afluentes.

Defesa Civil Estadual informou na sexta-feira (24) que os municípios piauienses de Porto, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Ilha Grande possuem o alto risco de inundação, devido ao acúmulo pluviométrico previsto para as próximas horas. Os dados para a confirmação do alerta foram do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (Cemaden).

A previsão meteorológica indicou que a tendência é que ocorra a continuidade de elevação do nível dos rios Parnaíba, Longá, Igaraçu e afluentes, somada à previsão de continuidade de chuva na região Norte do estado.

Como parte do trabalho prévio, a Defesa Civil Estadual mantém contato com as instâncias municipais para monitoramento da situação de comunidades localizadas em áreas consideradas de risco.



Índices

Em Porto, os índices acumulados de precipitação são de até 106 mm em 24 horas. Lá, o nível do Rio Parnaíba encontra-se em 684 m, com elevação de 0,02 m/h, segundo a Estação Fluviométrica Coelho Neto. Estima-se que 1162 pessoas, em 288 moradias, estejam expostas ao risco no município.

Na cidade de Buriti dos Lopes, o Parnaíba registra um nível de 5,78m, tendo ultrapassado a cota de inundação e continua em elevação. A projeção é de que 2.400 pessoas, em 600 moradias, estejam sob risco na cidade.

O nível do rio Parnaíba encontra-se em 5,78 m, com elevação de 0,01 m/h, em Ilha Grande. A alta da maré na zona costeira do município ocorreu nessa quinta-feira (23) e o coeficiente de marés desta sexta-feira (24) é alto (87). Estima-se que 1928 pessoas, em 482 moradias, estejam expostas ao risco alertado.

Em Parnaíba, segundo município mais populoso do estado, a previsão meteorológica indica continuidade das pancadas de chuvas. Considerando a condição de elevação do nível do Rio Parnaíba, somada à previsão meteorológica, os dados da Cemaden atentam para a necessidade de uma atenção especial à população ribeirinha que habita às margens do rio e seus tributários. Estima-se que 3.124 pessoas em 776 moradias estejam expostas ao risco alertado.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: GP1

Nenhum comentário: