quinta-feira, 23 de abril de 2020

BRASIL

Homem morre de causas diferentes em dois telejornais da Globo no mesmo dia
No “Jornal Hoje” a repórter Sabina Simonato narrou que o homem teria morrido após sofrer um AVC. Já no “Jornal da Globo” a repórter Patrícia Falkowski falou do mesmo homem, mas relatando que ele morreu de covid-19 sem conseguir o leito de UTI.

Um mesmo homem, de 60 anos, foi personagem de duas reportagens diferentes em telejornais da Globo nesta terça-feira (21). E a causa da sua morte mudou entre um telejornal e outro.

O caso serviu, primeiro, no "Jornal Hoje", para ilustrar a difícil situação de pacientes em estado grave com outras doenças que não a covid-19, mas que não encontram lugar nas UTIs dos hospitais municipais de São Paulo. 

A repórter Sabina Simonato apresenta reportagem no Jornal Hoje sobre UTIs lotadas em São Paulo(Imagem: Reprodução)

À noite, no "Jornal da Globo", a história do mesmo homem foi citada como exemplo de pacientes com a covid-19 que não conseguem leito em UTIs de hospitais públicos na cidade.

No "Jornal Hoje", a repórter Sabina Simonato narrou a história de Severino, que "teve um AVC e estava há dias no Hospital Municipal de Campo Limpo esperando por um leito de UTI", mas morreu antes de ser transferido. À noite, no "Jornal da Globo", a repórter Patrícia Falkowski falou do mesmo homem, mas relatando que ele morreu de covid-19 sem conseguir o leito de UTI.

Erros acontecem, mas o que chama a atenção no caso é a falta de comunicação entre dois telejornais da mesma emissora, feitos na mesma cidade.

Segundo a Globo, "Alexandre, filho do senhor Severino, informou que o exame para covid-19 foi feito logo que o pai foi internado por causa do AVC. Essa declaração inclusive foi ao ar nos jornais locais. No 'Jornal da Globo' houve uma imprecisão. A matéria informava que o senhor Severino tinha a doença, quando o correto seria dizer que ele estava com suspeita de covid-19.".

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Maurício Stycer (colunista do UOL)

Nenhum comentário: