terça-feira, 28 de abril de 2020

BOLETIM ATUALIZADO

Sobe para 24 o número de mortos e 454 casos de coronavírus no estado do Piauí
Segundo um novo boletim divulgado pela Sesapi, 54 municípios já possuem casos confirmados da doença.

Na noite desta terça-feira (28), novos dados atualizados da Covid-19 pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), mostram que o estado já possui 24 mortes pelo novo coronavírus. O total de casos confirmados no Estado até agora é de 454.

Segundo a Sasapi, uma mulher, de 73 anos, natural de Teresina, faleceu em um hospital particular da Capital. Ela tinha histórico de neuropatia. O segundo caso, um homem, de 77 anos, também de Teresina, sofria de cardiopatia crônica. 



Enfrentamento

A Sesapi analisou um protótipo de respirador mecânico pulmonar, de baixo custo, feito com materiais acessíveis e que opera em diversos modos respiratórios desenvolvido pela startup piauiense Tron, em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

O projeto segue as normas da Associação Brasileira de Medicina e recebeu um feedback positivo da equipe médica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que acompanharam a demonstração do equipamento.

“Esse aparelho está fazendo com que o nosso estado passe a frente em produzir essa tecnologia nesse momento de crise”, destacou o secretário Florentino Neto, apontando a importância de ter um produto desenvolvido no Piauí, o que segundo ele, trará mais celeridade e rapidez para a sua aquisição.

Para poder ser comercializado, os respiradores terão ainda que passar por aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Brasil

Nos dados atualizados pelo Ministério da Saúde desta terça-feira (28), consta que o país já registra 71.886 casos confirmados da Covid-19. Ao todo já são 5.017 mortes provocadas pela infecção do coronavírus.

Segundo os dados da pasta, houve um aumento de 5.385 novos casos com base no último boletim divulgado nessa segunda-feira (27), um aumento de 8,1%.  De acordo com o ministério, o Brasil registrou 474 novas mortes.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Viagora

Nenhum comentário: