quarta-feira, 29 de abril de 2020

SAÚDE PÚBLICA

Ministério Público fiscaliza abertura de leitos no HEDA em Parnaíba
A portaria do procedimento administrativo foi publicada no Diário Oficial do MP de 27 de abril.

O Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento do Covid-19, do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar a abertura de leitos hospitalares para atender a demanda decorrente do novo coronavírus, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), Parnaíba.

A portaria do procedimento administrativo foi publicada no Diário Oficial do MP de 27 de abril. Segundo o grupo, com o aumento esperado no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o Piauí pode enfrentar a escassez de leitos de terapia intensiva e ventiladores artificiais, essenciais no tratamento de pacientes em estado crítico.



O MP explicou que atualmente o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde possui 11 leitos de UTI, sendo 1 de isolamento e 8 leitos de semi-intensiva, na Sala Vermelha, existindo no total 140 leitos hospitalares.

O grupo pede então que a direção do hospital confirme a quantidade de leitos existentes para atender a demanda do coronavírus, assim como o planejamento para implantação de novos leitos, para o tratamento da doença, em caso de aumento de incidência dos casos.

“O Estado do Piauí deverá se adaptar às necessidades de ampliação do serviço hospitalar aos hospitais regionais dos territórios como retaguarda para dar cobertura em todo o Estado”, destacou o órgão ministerial.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: GP1

Nenhum comentário: