quarta-feira, 15 de abril de 2020

PIAUÍ

CORONAVÍRUS: Wellington Dias paga quase meio milhão de reais com propaganda na Folha de São Paulo
A propaganda publicitária do Governo do Piauí foi publicada no último domingo (12), ocupando toda uma página do jornal.

Quem leu a propaganda que o governo do estado do Piauí mandou publicar no jornal, de ampla circulação nacional, Folha de São Paulo (“Piauí adota medidas para reduzir impacto da Covid -19 na economia”) foi induzido a crer que o Piauí é um mar de rosas, onde tudo está pronto e preparado para a crise de saúde que se avizinha.

Quem mora no Piauí, entretanto, estranha a notícia ou se revolta coma matéria, porque, em hipótese alguma, nada do que foi colocado está acontecendo, de fato, no Estado, especialmente nos rincões onde a pobreza é maior, em que a dificuldade de trabalho é extrema, e até mesmo receber a ajuda assistencial do governo é discutível.



Tudo isso demonstra que o piauiense está passando por uma dificuldade tremenda, e o grande temor é que esta propaganda esteja apenas mascarando o outro quadro, de uma realidade perigosamente mais grave. É que, diferentemente de outros Estados, os números anotados da doença no Piauí, na publicidade, deixam a falsa impressão que o piauiense passou ao largo da infecção, e são tão poucos os caos confirmados e os casos de morte que a conversa do governador se torna paradoxal em relação ao chamamento incisivo do prefeito Firmino Filho (de Teresina), para o isolamento social.

Nada justifica que o governo do Estado gaste quase 500 mil reais, em uma propaganda em jornal de circulação nacional; adquira ou alugue caminhonetas caras, devidamente adesivadas com propaganda contra o coronavírus, mas não se tem notícias de equipamentos de proteção individual, em quantidade suficiente para proteger os profissionais de saúde, e também os de segurança pública, expoentes nessa luta de combate contra o coronavírus.

Faltam os testes (rápidos ou não), leitos hospitalares, macas e UTI equipadas,  luvas, máscaras, batas e, em especial, os respiradores e remédios, as drogas indispensáveis para os casos mais graves ou críticos. Só se tem a propaganda, restando a impressão  de que o dinheiro não está sendo canalizado para as reais necessidades do momento.

Lamentavelmente, afora a propaganda, o Piauí está fora de rota na luta contra a pandemia do Covid-19.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Comentário de Arimatéia Azevedo (Portal AZ) via Blog do B Silva

Nenhum comentário: