terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

SAÚDE

Sesapi distribuirá 69 mil testes rápidos contra a Covid para municípios

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, seguindo orientações do Ministério da Saúde, o órgão irá distribuir 69 mil testes rápidos a todos os municípios piauienses. 

Na tarde desta segunda-feira (07), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, divulgou que a Sesapi irá distribuir 69 mil testes rápidos de antígeno para detectar casos do novo coronavírus que serão destinados aos 224 municípios do Piauí.

De acordo com a Sesapi, o órgão já distribuiu para os estados piauienses 217 mil teste covid no período de outubro de 2021 a janeiro deste ano, destes 50 mil vieram para Teresina.

Segundo solicitação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PI), os testes rápidos contra a covid-19 são entregues proporcionalmente aos municípios, conforme a incidência dos casos positivos e a estimativa da população de cada cidade.

O secretário Florentino Neto também ressaltou que a distribuição desses testes visa suprir a necessidade e assegurar a identificação de novos casos do coronavírus.

“Com os testes, os profissionais de saúde das Unidades Básicas oferecerão o manejo clínico adequado ao paciente a partir deste diagnóstico rápido”, afirma Florentino Neto.

Dessa forma, a Sesapi afirma que os 69 mil testes serão encaminhados para as 11 Regionais de Saúde e 05 Núcleos descentralizados que farão a distribuição aos municípios. Além dessas unidades, os testes também serão distribuídos para os hospitais da rede estaduais e presídios.

O Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, destacou ainda que o órgão segue orientações do Ministério da Saúde para utilização dos testes em pessoas com sintomas e naquelas que tiveram contato com essas pessoas.

“A entrega dos testes faz parte do trabalho de vigilância da Sesapi com relação à situação da pandemia no Piauí. A orientação do ministério é que os testes sejam utilizados em pessoas que tem estão com sintomas e em seus contatos”, pontuou o Superintendente Herlon Guimarães.

O superintendente ressaltou ainda que a Sesapi está atenta a demanda de pessoas que precisaram realizar teste contra a covid na capital, mas não encontraram os mesmos devido à grande procura.

“Nós estamos atentos às demandas de nossa população e buscando junto ao ministério mais testes, para que possamos está monitorando os casos no nosso estado. Pedimos também aos nossos gestores que alimentem os sistemas de informações, pois os dados inseridos lá são usados como parâmetros para a distribuição”, disse Herlon Guimarães.

Por fim, a Sesapi destaca que os testes covid que revelam resultado após 15 minutos devem assegurar uma maior agilidade no atendimento e isolamento dos infectados por covid-19.

No atual cenário epidemiológico, o Piauí apresenta uma média de 1.175 casos da Covid-19 por dia e totaliza 351.240 casos confirmados, com 7.444 óbitos pelo vírus, conforme a Secretaria.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM/Sesapi

Nenhum comentário: